News News

Back

Docente da UFPE compõe diretoria de pesquisa da União de Capoeira Desporto das Américas

A reunião contou com representantes de países como Argentina, México, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai e Portugal

Mais de 80 lideranças da capoeira dos países latinos, da América do Norte e Europa reuniram-se, no último sábado (10), para a criação da União de Capoeira Desporto das Américas (UCDA). O professor Henrique Kohl “Tchê”, do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi designado para compor a diretoria do Núcleo de Pesquisa da UCDA, junto com os professores Paulo Jorge de Carvalho (SP), Haron Crisóstomo de Matos (MG) e Nelson de Barros (Portugal).

“A capoeira é uma prática social que está em mais de 150 países”, explica Kohl. A UCDA busca ser uma entidade de referência para ações formativas e solidárias, promovendo ações ao longo de todo o ano relativas à interface esportiva da capoeira. “O objetivo é agregar para ter maior visibilidade pela soma de esforços preexistentes em andamento”, afirma, acrescentando que é mais uma possibilidade de ensino, pesquisa e extensão para a UFPE, numa abordagem interinstitucional.

A reunião contou com representantes de países como Argentina, México, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai e Portugal. A entidade conta com o apoio de algumas representações do Ensino Superior além da UFPE, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Zumbi dos Palmares. Pernambuco também marca presença via mestre Mulatinho (presidente da Federação Pernambucana de Capoeira) e mestre Danone (presidente da Associação de Capoeira Rabo de Arraia).

Date of last modification: 13/04/2021, 16:24