News News

Back

Diretora-adjunta da DAAD Brasil visita a UFPE para ampliar parceria e incentivar maior oferta de bolsas para o Nordeste

Na reunião, foram apresentadas demandas como a implementação de um leitorado de alemão na UFPE

O reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo receberam, na terça-feira (3), no Gabinete da Reitoria, a diretora adjunta e coordenadora de comunicação do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) no Brasil, Fabíola Gerbase, para discutir parcerias entre as instituições e incentivar maior oferta de bolsas alemãs para o Nordeste. Também participaram da reunião o diretor de Relações Internacionais da UFPE, Madson Góis, a professora Maria do Carmo Sobral, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, e a professora Edvânia Torres Aguiar, do Departamento de Geografia da Universidade.

Foto: Danilo Souza

Encontro ocorreu no Gabinete do Reitor

Durante o encontro, o reitor Alfredo Gomes, em complemento à fala da professora Edvânia, que sugeriu uma viagem dos reitores da UFPE e da UFRPE à Alemanha para visitar possíveis parceiros e instituições como o DAAD, disse que esta delegação poderia ser composta por todos os reitores das federais do Norte e do Nordeste. “Já enviamos muitos dos nossos alunos para fazerem intercâmbio na Alemanha, principalmente das Engenharias. Estamos muito interessados em ampliar essa cooperação e incentivar mais as pesquisas, a ciência e a tecnologia”, afirmou ele.

Segundo Fabíola Gerbase, uma das prioridades do trabalho do DAAD Brasil atualmente é reforçar a presença e a participação em eventos nas regiões Norte e Nordeste do país para divulgar os programas de bolsas voltados para brasileiros e as oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha: “Há uma concentração de inscritos (nos processos seletivos) e bolsistas do DAAD nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, e achamos fundamental equilibrar essa distribuição pelo território. Em toda viagem ao Norte e ao Nordeste, percebemos que o interesse e a demanda são muito grandes. Sabemos que essa concentração no Sul e Sudeste se deve a uma série de fatores estruturais e socioeconômicos, além da questão do domínio de línguas estrangeiras. Se não é possível esperar que todos possam estudar o inglês, fica mais difícil ainda considerando o alemão. Mas certamente trazer mais informação e divulgar as oportunidades pode contribuir para mudar esse quadro. Muitos não sabem, por exemplo, que há vários cursos a partir do master sendo ministrados em inglês na Alemanha. Um desses casos é o programa do DAAD voltado para Políticas Públicas, chamado Helmut Schmidt, que oferece bolsas para sete cursos, todos ministrados em inglês. No site do DAAD Brasil, é possível conhecer todas as opções de bolsas e fomento à pesquisa para brasileiros”.

Eles debateram também a possibilidade de o DAAD ajudar a implementar um leitorado de alemão na UFPE, para ajudar aos alunos a aprenderem o idioma. Segundo o diretor de Relações Internacionais, Madson Góis, a demanda dos estudantes para aprenderem alemão na Universidade é tão alta, que, na última abertura de vagas do Idiomas sem Fronteiras (IsF), houve 1.899 inscritos somente da UFPE para apenas 80 vagas disponíveis para a Universidade.

Entre os temas discutidos está a ampliação de parcerias entre as instituições

De acordo com o vice-reitor Moacyr Araújo, também é importante ampliar as políticas públicas de internacionalização para impedir a “fuga de cérebros” do Brasil e reter os nossos talentos. “Deveríamos planejar projetos para que o estudante queira retornar ao Brasil e ajudar no desenvolvimento do país. Para isso, acho que poderia ser 40% de investimento na formação, e 60% na volta do intercâmbio, como a implantação de bolsas de pesquisa para que o pesquisador, mesmo formado, dê continuidade ao seu projeto, ou uma bolsa para que ele consiga se preparar para os concursos públicos acadêmicos que abrirão, dentre outras possibilidades”, afirmou.

DAAD - O DAAD é uma organização alemã de fomento ao intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. Trata-se de uma grande instituição, sem fins lucrativos, de financiamento de mobilidade acadêmica e científica, constituída por 241 instituições de Ensino Superior e 104 representações estudantis da Alemanha.

O DAAD oferece cerca de 250 programas de bolsas de estudos e de fomento à pesquisa, atua em mais de 60 países e apoia anualmente mais de 100 mil intercambistas (alemães e estrangeiros). Desde sua fundação, em 1925, o DAAD já beneficiou aproximadamente 2,6 milhões de pessoas.

Date of last modification: 10/05/2023, 10:51