News News

Back

Departamento de Oceanografia e Núcleo de Políticas LGBT da UFPE promovem evento de sensibilização em Gênero e Sexualidade

Sensibilização vai abordar temas relevantes para a comunidade LGBTQIAPN+

No próximo dia 5, das 14h às 16h, na Sala de Graduação 1, os discentes e profissionais do Departamento de Oceanografia (Docean) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terão a oportunidade de participar de uma sensibilização em Gênero e Sexualidade promovida pelo próprio departamento em parceria com o Núcleo de Políticas LGBT da UFPE (NLGBT). A iniciativa visa proporcionar reflexões sobre as especificidades das vivências de pessoas LGBTQIAPN+.

Durante a sensibilização, serão abordados temas relevantes para a comunidade LGBTQIAPN+, como contexto histórico, movimento de luta, noções de gênero, binariedade, não-binariedade, sexualidade e identidade. Também serão apresentadas as políticas institucionais de proteção e acolhimento à comunidade.

A atividade é parte de esforço contínuo da gestão do Núcleo LGBT da UFPE em promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos os seus membros da Universidade. Segundo o coordenador do NGLBT, Diego Germano, esta é a primeira vez que uma sensibilização em Gênero e Sexualidade é realizada especificamente para o Docean. O convite partiu diretamente do subchefe do departamento, o professor José Souto. Mas outros eventos como esse já foram realizados em setores administrativos, como na Diretoria Estratégica de Planejamento, Avaliação e Gestão (Deplag), na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), na Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e em vários departamentos, a exemplo de Ciências Sociais, Pedagogia, Secretariado e Ciências Econômicas, entre outros.

Para o NLGBT, esta iniciativa representa mais um passo na luta contra a LGBTfobia e na promoção da diversidade e inclusão na UFPE. O núcleo ressalta que qualquer setor da Universidade pode solicitar sensibilizações similares, bastando entrar em contato pelo e-mail nucleo.lgbt@ufpe.br.

O objetivo final da sensibilização é estimular a reflexão sobre os padrões impostos pela sociedade e fomentar um ambiente de respeito e compreensão mútua. “E que as vivências dissidentes das pessoas LGBTQIAPN+ possam ser apresentadas de maneira diferente às disponíveis no preconceituoso ideário comum. A ideia é que sejam plantadas sementes de reflexão que possam ajudar as pessoas a questionarem a rigidez dos papéis e conceitos de gênero e sexualidade que tanto mal fazem a todas as pessoas que não se conformam com os padrões impostos pela sociedade”, afirma Diego Germano.

Ao final da sensibilização, será emitido um certificado de participação a todos os presentes.

Mais informações
Núcleo de Políticas LGBT (NLGBT)

(81) 2126-3101
nucleo.lgbt@ufpe.br

Date of last modification: 19/02/2024, 12:22