News News

Back

Curso sobre Obesidade Grave para profissionais de saúde será nesta quarta-feira (30), no HC

Evento, que é voltado para profissionais de saúde (inclusive, de outros municípios do Estado), teve suas inscrições esgotadas na semana passada

“Obesidade Grave, Estigmas e Formas de Enfrentamento” é o curso que o Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas da UFPE promove na próxima quarta-feira (30), das 8h às 12h, de forma presencial, no Anfiteatro 1 do HC. O evento, que é voltado para profissionais de saúde (inclusive, de outros municípios do Estado), teve suas inscrições esgotadas na semana passada, com todas as vagas preenchidas. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O curso tem a proposta de discutir sobre a obesidade grave, desmistificando os estigmas sofrido pelo paciente e destacando as formas atuais de enfrentamento. “Também buscamos aproximar o que é feito no tratamento aqui no HC dos trabalhos desenvolvidos nos outros municípios do Grande Recife, de forma mais integrada para os sistemas ligados ao SUS”, pontua a assistente social do HC e uma das organizadoras do curso, Renata Severo.

Outra coordenadora do curso, a psicóloga do HC Katia Oliveira, ressalta a influência que os médicos possuem nas decisões do paciente. “A gente acredita que o vínculo do paciente com o profissional favorece a continuidade do tratamento, então, o curso também pretende destacar a importância de buscar uma receptividade dos pacientes”, afirma.

A programação do evento contará, no primeiro bloco, com instruções sobre fisiopatologia, estigmas e determinantes sociais da obesidade. Após o intervalo, os palestrantes vão falar sobre as políticas públicas de enfrentamento da doença; o papel da Enfermagem na identificação da pessoa com obesidade e no cuidado humanizado e integrado no SUS; a abordagem nutricional atual e humanizada da pessoa com obesidade e explicará a importância dos exercícios físicos e programas de treinamento para obesidade grave.

O curso disponibilizará certificado para os participantes. Ele fechará uma série de ações promovidas pelo HC ao longo de março para celebrar o Dia Mundial da Obesidade, incluindo o Mutirão de Cirurgias Bariátricas.

Date of last modification: 28/03/2022, 14:34