News News

Back

Curso de Engenharia Naval abre inscrições para Programa de Extensão Tecnológica (PET) em Engenharia Naval e Tecnologia Portuária

Coordenação do PET está a cargo do professor César Augusto Salhua Moreno, de Engenharia Naval

Estão abertas as inscrições para o Projeto de Extensão Tecnológica (PET) do curso de Engenharia Naval/Demec/CTG da UFPE, intitulado “Código Computacional para o Cálculo das Forças Atuantes na Amarração de Navios e Defensas Portuárias”. O presente projeto está dividido em duas fases. A primeira consiste num mês de capacitação de uma turma de 30 alunos de graduação em Engenharia. As inscrições para o PET se encerram no dia 4 de novembro. Para participar, os interessados devem preencher o formulário eletrônico

Nesse curso, serão fornecidos os conceitos teóricos e numéricos para a determinação das forças produzidas pelo vento e correnteza em embarcações atracadas no porto (utilizando normas e regulamentos), a determinação das forças atuantes nos cabos de amarração, assim como noções de programação em Python no Pycharm, no Google Colab e no Framework Web FastAPI. Todos os alunos participantes que concluírem o curso com sucesso receberão um certificado de curso de extensão da UFPE. O curso terá 30 horas de duração. No final da capacitação, serão selecionados os sete melhores alunos para compor a equipe que participará da segunda fase deste PET.

A segunda fase tem duração de três meses. Neste tempo, o código computacional para o cálculo das forças em amarras de atracação será implementado na linguagem Python, em parceria com o Porto de Recife S.A. A carga horária requerida para os alunos selecionados é de 12 horas/semana. Eles receberão, cada um, uma bolsa da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) durante os três meses de duração da segunda fase.

O objetivo do projeto é contribuir com o aperfeiçoamento do processo de verificação das atracações de navios e a formação de recursos humanos na área de tecnologia portuária. Financiado pela Facepe, o Programa de Extensão Tecnológica (PET) será realizado em parceria com o Porto de Recife S.A. e coordenado pelo professor César Augusto Salhua Moreno, do curso de Engenharia Naval/Demec/CTG.

As informações sobre documentação e requisitos necessários podem ser acessadas aqui. 

Mais informações
Professor César Augusto Salhua Moreno
Curso de Engenharia Naval/Demec/CTG

cesar.salhua@ufpe.br

Date of last modification: 25/10/2022, 12:00