News News

Back

Consórcio Universitas e APC divulgam nota em defesa da democracia, da cidadania e do processo eleitoral brasileiro

O documento destaca que a defesa pela preservação dos direitos e garantias fundamentais é dever de todos

O Consórcio Pernambuco Universitas e a Academia Pernambucana de Ciências (APC) manifestam posição intransigente em defesa da democracia, do exercício da cidadania e do sistema eleitoral brasileiro. Externamos repúdio, com veemência, a toda e qualquer forma de ameaça propagada à expressão popular e à conquista do voto, que tentam descredibilizar a integridade do nosso processo eleitoral e desmobilizar a participação social com responsabilidade. 

É fundamental a manutenção do pacto com toda a sociedade brasileira instituições da República, na garantia de que o resultado das urnas seja devidamente respeitado. A defesa pela preservação dos direitos e garantias fundamentais é dever de todos, sem compactuações que provoquem rupturas à jovem democracia brasileira ainda em construção.

Prestamos nosso reconhecimento a todos(as) servidores(as) públicos, que atuam em prol do sistema eleitoral brasileiro, referência mundial, sem nenhum indício que comprometa a sua confiabilidade e transparência.

O debate sobre projeto de Nação e escolhas para o Executivo e o Legislativo deve acontecer estritamente dentro dos marcos do Estado Democrático de Direito e da Constituição de 1988, sem renunciar à consciência política e do engajamento ativo que o Brasil tanto precisa.

Por esta razão, conclamamos a todos(as) os cidadãos(ãs) a se unirem em defesa das liberdades democráticas, da cidadania e do processo eleitoral brasileiro, que, na história do país, tanto custou vidas e lutas do nosso povo.

Date of last modification: 21/07/2022, 16:35