News News

Back

Coletânea “Educação, Política e Direitos Humanos: Diálogos Emancipatórios” homenageia 15 anos do CAA

A organização é da coordenação do Grupo de Pesquisa: Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos (GPEISDH), que completa dez anos este ano

Pesquisadoras e pesquisadores de grupos de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) do Centro de Artes e Comunicações (CAC), ao curso de Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), publicaram o 4º volume da coletânea “Educação, Política e Direitos Humanos: Diálogos Emancipatórios”.

A organização é da coordenação do Grupo de Pesquisa: Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos (GPEISDH), que completa dez anos este ano. O volume apresenta, em seu início, uma homenagem aos 15 anos do CAA. O livro pode ser acessado gratuitamente no site da editora.

Resumo

Esse volume, a exemplo do anterior, também está organizado por seções e tratam debates sobre Educação, Direitos Humanos, Escolas Indígenas, Educação Inclusiva e Cidadania. Inspiradas na perspectiva de homenagear pessoas, políticas e práticas que fortalecem o chão das lutas que afirmam o compromisso social e político com Debate nuclear por Direitos e dignidades, o Volume 4 faz uma justa e amorosa homenagem aos 15 anos do CAA da UFPE. Esse centro se instala a partir de uma política pública de interiorização, possibilitando, do Agreste ao Sertão, um lugar de conquista e afirmação do direito de construirmos espaços de produção de conhecimento e de engajamento, a partir dos processos formativos, com as lutas de nossas localidades, afirmando e visibilizando a força de nossa presença no mundo. Assim, como nos demais volumes, seguimos fortalecendo os estudos e debates latentes na sociedade brasileira e que articulam os temas fundantes de cada Volume: Educação, Política e Direitos Humanos. Celebramos com o Volume 4, a alegria de, mais uma vez, estarmos nos processos que se mantêm fortemente desejantes com o compromisso de expandir as lentes que abordam as temáticas implicadas e atravessadas a esses três pilares que sustentam as escritas na direção dos diálogos emancipatórios. Nessa tessitura, fortalecemos o objetivo de democratizar a produção científica de pesquisadoras, pesquisadores e estudantes, a partir do que chamamos de um grande painel de imensos desafios às garantias dos Direitos Humanos na atualidade. Mantemos a intenção e o desejo de você leitora, leitor, poder descortinar reflexões variadas desse campo interdisciplinar, principalmente no tocante ao atual cenário de redução de direitos, de impactos nas conquistas democráticas desde a redemocratização do Brasil.

Date of last modification: 08/10/2021, 18:14