News News

Back

CineMãe do HC exibe o documentário “Tarja Branca” e propõe reflexão sobre a importância do brincar

Atividade estava suspensa por causa da pandemia da covid-19 e voltou a ocorrer com frequência mensal no hospital universitário

O CineMãe do Hospital das Clínicas da UFPE exibiu, na tarde de quarta-feira (6), o documentário “Tarja Branca”, em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. A ação, que é organizada pela equipe de Serviço Social e Psicologia do Centro Obstétrico e da Unidade Neonatal do HC, estava suspensa por causa da pandemia da covid-19 e voltou a ocorrer com frequência mensal no hospital universitário. 

O cine-debate visa propor um momento de fuga da rotina hospitalar vivenciada pelas mães acompanhantes de bebês internados na UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Semi-Intensivos (UCI) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca). Além do lazer, ele propõe reflexões acerca de temas relevantes que afetam a comunidade hospitalar interna e externamente.

“O que visamos com o CineMãe é propiciar um espaço de cuidado, informação e reflexão para as mães que estão nessa condição de sofrimento e enclausuramento, distante das suas outras funções e em constante preocupação com os seus bebês”, afirmou a assistente social do Centro Obstétrico e Unidade Neonatal do HC, Marina Assunção.

Sobre a experiência de participar do CineMãe, Ginalva Silva, de 37 anos, mãe da bebê Manuela, internada há três meses na UTI Neonatal do HC, contou que a ação foi um momento descontraído que proporcionou um breve descanso. "Eu fico descendo para lá e pra cá (do Alojamento Materno, localizado no 7º andar, para a UTI Neonatal, 4º andar) e consegui parar para assistir ao filme. Tirou um pouco da ansiedade de ficar pensando nos bebês, me ajudou a esquecer um pouquinho lá de baixo (UTI). Lembrei das brincadeiras da infância, vi minha infância no documentário na parte em que brincam de bolinha de gude", disse.

SOBRE O DOCUMENTÁRIO – Tarja Branca (2014) é um documentário, escrito por Marcelo Negri e dirigido por Cacau Rhoden, que discute a importância de continuar sustentando um espírito lúdico e defende que brincar pode ser a cura para muitos problemas do mundo moderno. “O documentário trata da importância do brincar e do resgate das memórias da infância, reforçando que continuar com o nosso lado criança aflorado é fundamental para nos ajudar a enfrentar desafios”, afirmou Marina Assunção.

Date of last modification: 08/10/2021, 15:22