News News

Back

CIn recebe seminário sobre requisitos de sustentabilidade no desenvolvimento de software no dia 27 deste mês

Encontro será no anfiteatro do centro, a partir das 10h, com transmissão no YouTube

A mudança climática que enfrentamos atualmente exige diversos ajustes de conduta, inclusive na maneira como os softwares são desenvolvidos. O seminário de pesquisa “A Sustainability Requirements Catalog: the Social and Technical Dimensions”, a ser apresentado dia 27 deste mês, no Centro de Informática (CIn) da UFPE, pelo professor João Araújo, do Departamento de Informática da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, tem o objetivo de ajudar desenvolvedores quanto às propriedades relacionadas à sustentabilidade que devem ser consideradas no desenvolvimento de um software. O evento acontecerá no anfiteatro do CIn, às 10h, com transmissão no canal do CIn no YouTube. 

Foto: Divulgação

João Araújo é do Departamento de Informática da Universidade Nova de Lisboa

João Araújo é membro titular do centro de investigação português Nova lincs, mestre e doutor em Engenharia de Software, respectivamente, pela Universidade Federal de Pernambuco e pela Lancaster University, no Reino Unido. Publicou vários artigos sobre Engenharia de Requisitos (ER), Modularidade Avançada e Engenharia Orientada a Modelos (EOM) em periódicos, conferências internacionais e workshops. Também esteve envolvido em projetos, como o Ample (financiado pela União Europeia) e o Aspects for Space Domain (financiado pela ESA) e participou da organização de várias conferências como ER, MoDELS, ICSE, ECOOP, AOSD. João foi co-presidente geral da conferência IEEE Requirements Engineering em Lisboa, em 2017, e foi premiado com o paper mais influente do AOSD 2013, melhor paper do Caise 2014, entre outros.

Resumo da palestra

A coleta das informações que compõem o catálogo de propriedades foi realizada através de um estudo de mapeamento sistemático, cujos resultados foram sintetizados em modelos de características e, em seguida, modelados utilizando iStar para uma representação mais expressiva e configurável. A avaliação qualitativa da legibilidade, interesse e utilidade do catálogo foi realizada por 50 participantes do domínio e, além disso, o catálogo foi aplicado ao projeto U-Bike, comparando os requisitos inicialmente levantados com os identificados usando o catálogo. O resultado apontou que considerar os novos requisitos de sustentabilidade foi fundamental, indicando a utilidade do catálogo.

Date of last modification: 20/10/2022, 15:29