News News

Back

Cientistas têm menos de um mês para fazer inscrição na 16ª edição do programa Para Mulheres na Ciência, realizado por L’Oréal, Unesco e ABC

Mulheres podem se inscrever até 10 de maio na premiação que já laureou 103 jovens cientistas

Contagem regressiva para inscrição no programa Para Mulheres na Ciência, realizado pela L´Oréal, em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências. A premiação tem como objetivo promover e reconhecer a participação da mulher na ciência, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro. Realizado há 16 anos no Brasil, nesta edição de 2021 um ajuste no regulamento permitiu mais prazo de conclusão do doutorado para cientistas que são mães. Mulheres cientistas podem se inscrever até o dia 10 de maio.

Todo ano, na edição local, sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática são contempladas com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil cada, para dar prosseguimento aos seus estudos. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 1º de janeiro de 2014, sendo que, para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para quem tem dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos. Além disso, a cientista deve ter residência estável no Brasil, desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos.

O regulamento completo e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site e as vencedoras serão conhecidas a partir de agosto.

“Neste momento tão particular de pandemia, o programa Para Mulheres na Ciência encontra uma ressonância enorme que só reforça as nossas crenças da necessária união de duas forças tão relevantes para a nossa sociedade: a ciência e as mulheres. O mundo precisa de ciência. E a ciência precisa de mulheres! A ciência é chave para solucionar os enormes desafios do mundo atual e, para mudá-lo, a força feminina é primordial”, diz Patrick Sabatier, diretor de Relações Institucionais e Comunicação na L'Oréal Brasil.

CIENTISTAS MÃES – Em 2020, em ocasião dos 15 anos do programa Para Mulheres na Ciência no Brasil, a L’Oréal fez uma grande pesquisa com o instituto inglês Kite Insights, desvendando os obstáculos que as cientistas encontram. Os desafios da vida pessoal foram apontados como os principais em suas carreiras.

Na pesquisa, 61% informaram que as responsabilidades profissionais fora da pesquisa são as maiores dificuldades; já para 51% das mulheres, o ponto mais complicado foi encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Para 46% delas, as demais responsabilidades no âmbito familiar foram as mais desafiadoras. Nesse sentido, a maioria das laureadas afirmou que, no meio científico, ter um filho irá impactar a carreira da mulher (86%), enquanto a maioria delas (77%) precisou tomar decisões difíceis relacionadas aos filhos – como se teriam, quantos e quando seria possível – para acomodar suas carreiras. 

Para ajudar a vencer esses grandes desafios, a L’Oréal e os parceiros Academia Brasileira de Ciências e Unesco tomaram a decisão de ajustar o regulamento do programa no Brasil, ampliando a oportunidade para as mães cientistas.

Ao longo destes 16 anos, o programa Para Mulheres na Ciência já reconheceu e incentivou 103 cientistas brasileiras, premiando a relevância dos seus trabalhos, com a distribuição mais de R$ 4,3 milhões em bolsas-auxílio.

Date of last modification: 19/04/2021, 16:44