News News

Back

Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas promove evento comemorativo do centenário do educador

Encontro será no próximo dia 16, às 9h, no Anfiteatro Professora Iracema Pires, no Centro de Educação

O Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas promove a atividade “Eu vivi o Centenário de Paulo Freire” no próximo dia 16, às 9h, no Anfiteatro Professora Iracema Pires, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Somos convocados a esse ato comemorativo, no sentido de construirmos pontes de conhecimentos e afetos, tendo como foco o que nos ensina Paulo Freire, quando nos fala de Humanização e Emancipação, contando com o desenvolvimento das nossas possibilidades de diálogo de construção e de socialização do conhecimento”, afirma a professora Maria Erivalda dos Santos Torres, presidenta do Centro Paulo Freire.

A mesa de abertura conta com representantes do Centro Paulo Freire, da Cátedra Paulo Freire/UFPE, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). Em seguida, às 9h30, haverá a mesa de diálogo “Dialogando e esperançando no Centenário de Paulo Freire”, com a professora Maria Aparecida de Melo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Cátedra Paulo Freire da UFPE.

À tarde, às 14h, a segunda mesa de diálogo, intitulada “Eu vivi o Centenário de Paulo Freire”, conta com a participação da professora Erivalda; da curadora da Rede Internacional Café com Paulo Freire, Liana Borges; do coordenador pedagógico da Escola Nordeste, Josivaldo de Sousa Martins; de Francisco Delzimar Dias, da Fundação Ernany Sátyro; de Regileno Luis de Souza Lima, do Fórum Alagoano da Educação de Jovens e Adultos; da professora Maria Fernanda Alencar, do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste (CAA); do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; e de Cláudia Abreu, da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE). Por fim, às 17h, um lançamento de livros encerra a programação.

CENTRO PAULO FREIRE - Fundado em 1998, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com finalidade educativa e cultural que se propõe a manter vivas as ideias de Paulo Freire, educador pernambucano, referência no Brasil e no mundo. A sede do Centro Paulo Freire está localizada no Centro de Educação, no Campus Recife da UFPE.

Date of last modification: 09/09/2022, 15:42