News News

Back

Centro de Pesquisas e Espaço Cultural das Relações Étnico-Raciais é inaugurado na Biblioteca Central da UFPE

Recursos obtidos por meio de edital da Facepe foram utilizados para aquisição de livros e de mobiliário

A equipe do Centro de Pesquisas e Espaço Cultural das Relações Étnico-Raciais (CPECRER) já está em ação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O espaço no 2º andar da Biblioteca Central (BC) dedicado a estudos, pesquisas e intervenções culturais que contribuem para a preservação e a valorização da memória e da produção cultural das populações negras, ciganas, indígenas e quilombolas foi inaugurado na terça-feira (6), em cerimônia com a participação do reitor Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo. 

Fotos: Júnior Anjos

Apresentação musical no início do evento

O evento teve início com um convite para os presentes formarem uma roda e assistirem à apresentação da musicista Amanda Ganimo (ao final da inauguração, outras intervenções artísticas foram realizadas). “As rodas estão presentes nas culturas negra, indígena e cigana. Elas são sempre bem-vindas, vamos saudar este lugar”, celebrou a artista, que também é bibliotecária da UFPE.

Ao recepcionar o público, o bibliotecário da BC Adilson Ramos, que coordena o CPECRER, continuou: “Eu gostaria de agradecer a Olorum e a todas as divindades das espiritualidades indígena e cigana. Que este seja um espaço de diálogo. Que seja um espaço de todos os povos invisibilizados”.

O CPECRER é inaugurado pelo Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais (Núcleo Erer) da UFPE com financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). O projeto foi um dos 17 aprovados no Edital Facepe 29/2021 – Estudos Étnico-Raciais Solano Trindade. 

Os recursos foram utilizados para aquisição de livros e de mobiliário. As publicações já estão disponíveis para leitura no local e o empréstimo se torna possível com a finalização do processo de catalogação. Oficinas e pesquisas estão previstas para o próximo ano.

Reitor e vice-reitor participaram da inauguração

A coordenadora do Núcleo Erer, Conceição Reis, apresentou aos presentes um pouco do processo que levou à fundação do centro: “Este espaço surge de uma conversa que aconteceu há muito tempo com (a pesquisadora e escritora) Inaldete Pinheiro, em que ela revelava o desejo de ter um lugar para guardar no futuro o acervo que ela construiu. Mais tarde, quando Alfredo (Gomes, reitor) estava no Centro de Educação (CE) e Adilson aqui na biblioteca, conversamos sobre esta possibilidade, mas não havia espaço no CE. O tempo foi passando e, na gestão de Alfredo e Moacyr (Araújo, vice-reitor), foi criado o Núcleo Erer e fizemos um grupo de trabalho para pensar nas possibilidades”.

“No futuro, poderemos receber o acervo de Inaldete. Sugiram obras para aquisição também... Este vai ser um lugar acolhedor, a pessoa pode chegar aqui e ficar lendo um livro, tem espaço para pesquisadores, os professores podem trazer seus alunos para as vivências. Ele ficará aberto das 8h às 21h”, ressaltou Conceição Reis, que aproveitou a ocasião para presentear Inaldete Pinheiro com um retrato da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977).

Inaldete Pinheiro vai doar seu acervo para o centro

A pesquisadora e escritora iniciou a participação dela no evento remetendo à obra de outro artista brasileiro, ao declamar os versos de “Protesto”, do paulista Carlos de Assumpção. “Quando lançado, em 1956, este poema foi lido em uma reunião do Movimento Negro de São Paulo. A partir daí, nas reuniões todo mundo recitava este poema. É tão grande a força dele que não bastava uma voz, tinha que somar”, destacou Inaldete Pinheiro.

“Quando vejo espaços como este, vejo que a resistência na sociedade ainda é muito grande, mas que, vez por outra, se abre uma porta. Estas portas são abertas pela nossa resistência e colocamos os pés para elas não fecharem. Por isso, tenho minha biblioteca (em casa). De minha parte, doar este acervo é uma retribuição à UFPE que me formou, fiz minha graduação em Enfermagem e o mestrado em Serviço Social aqui. A Universidade também me deu residência, quando vim de Natal para morar no Recife. Comecei a atuar na militância negra em 1969 e reuni livros, revistas, jornais e documentos. Quero que esse material venha para cá, gostaria que eles fossem traduzidos em braille”, afirmou Inaldete.

“Os problemas estruturais (da sociedade) se combatem criando estruturas, não apenas físicas, mas também de gestão. É muito importante este centro ser colocado na Biblioteca Central, aqui no meio, no coração da UFPE. Ele pode ser um grande gerador de dados para embasamento de políticas públicas. A UFPE vai continuar colocando o pé dela na porta”, avaliou o vice-reitor Moacyr Araújo.

O reitor Alfredo Gomes continuou: “Gostaria de destacar a capacidade de articulação de Conceição Reis. Para iniciar um centro de pesquisa, além de ter um espaço, é preciso ter a capacidade de reunir as pessoas, ter um projeto por trás disso, uma visão”. Ele também explicou que o “centro consolida, mas não finaliza, uma série de ações que estão sendo realizadas na Universidade”, citando medidas como a política de cotas nos programas de pós-graduação, nos editais de iniciação científica e para publicações da Editora UFPE; a revisão nos editais para docentes e a recuperação do curso de Licenciatura Intercultural Indígena.

PRESENÇAS – Pessoas de áreas diversas estiveram presentes na inauguração do CPECRER, tais como estudantes, professores e representantes de outras instituições e organizações sociais. Entre os que participaram da “mesa/roda” estavam o reitor Alfredo Gomes; o vice-reitor Moacyr Araújo; a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFPE, Andreia Alcântara dos Santos; a advogada e vereadora Dani Portela; o babalorixá Edson de Omulu, o analista em gestão da Facepe Marcelo Nazário Cordeiro (representando a diretora de Inovação, Aronita Rosenblatt), o presidente da Associação dos Ciganos de Pernambuco Enildo Kalon, o quilombola e professor Almir João da Rocha, o pajé Juruna (representando a Cacica Valquíria Kyalonãn).

Mais informações
nucleo.erer@ufpe.br
nucleoerer.secretaria@ufpe.br

Date of last modification: 07/12/2022, 15:34