News News

Back

Centro de Informática da UFPE alcança a marca de 3 mil defesas de pós-graduação acadêmica e profissional

A soma de dissertações de mestrado acadêmico e profissional e de teses de doutorado evidencia a relevância do centro

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, que está entre os mais renomados do Brasil e da América Latina, atinge, essa semana, o marco de 3 mil defesas defendidas considerando dissertações de mestrado acadêmico e profissional e teses de doutorado acadêmico. A excelência em ensino e pesquisa é marcada por 590 teses de doutorado, 340 dissertações de mestrado profissional e agora se vê representada na defesa de mestrado número 2.069. Intitulada “Uma Ferramenta para Detecção Estática de Vazamentos de Recursos em Aplicações Android”, foi desenvolvida pela estudante Raquel Maria Santos de Oliveira, sob orientação do professor Leopoldo Motta Teixeira. A defesa aconteceu no dia 28 de fevereiro, em formato virtual.

O estudo de Raquel trata de um problema comum em aplicações desenvolvidas para dispositivos móveis: o vazamento de recursos causado, principalmente, por adquirir recursos sem liberá-los corretamente após o uso. Isso pode causar danos à experiência dos usuários por conta de problemas com desempenho, travamentos ou comportamento incorreto. Este trabalho propõe o FindLeak, ferramenta baseada em análise estática para identificar automaticamente possíveis vazamentos de recursos em aplicações Android desenvolvidas em Java. Os resultados indicam que o FindLeak pode ser utilizado para auxiliar os desenvolvedores a detectar vazamentos de recursos de forma automática e simples.

Para o diretor do Centro, professor Paulo Borba, este é um marco importantíssimo que reflete a relevância do CIn para a sociedade e consolida o papel de liderança do centro na área de Informática. “Somos a primeira instituição nacional, na área de informática, a formar 3 mil pessoas em nível de pós-graduação. Nenhum outro departamento ou centro de informática no Brasil formou tantos mestres e doutores quanto o CIn”, destaca ele.

HISTÓRICO - Os cursos de pós-graduação stricto sensu, de mestrado e doutorado, acadêmicos e profissionais do CIn têm como semente o mestrado acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Informática (nomenclatura posteriormente alterada para Ciência da Computação) criado em 1974, um ano após a chegada da professora Sonia Sette de seu doutorado na Université Montpellier 2. Sonia foi responsável pela coordenação do programa, exatamente por ser a primeira professora do CIn a atingir esse nível de formação acadêmica.

A dissertação nº 1 de mestrado foi desenvolvida pelo docente Paulo Cunha, hoje professor titular do centro. Defendida no dia 21 de janeiro de 1977, tem como tema a “Implementação da Linguagem Algol no IBM-1130- Análise Léxica e Tratamento de Erro”, foi orientada pelo então professor Múcio Gomes. O doutorado acadêmico em Ciência da Computação começou 18 anos após o mestrado, em março de 1992. A chegada à tese nº 500 se deu no dia 22 de julho de 2020, com a pesquisa da aluna Ana Carla Holanda e orientação da professora Patrícia Tedesco. Atualmente, já foram defendidas 590 teses e o centro rapidamente se aproxima da defesa 600.

Em uma demonstração do ciclo de aprendizado e desenvolvimento contínuo que se propaga no Centro de Informática, Paulo Cunha orientou a primeira dissertação de mestrado profissional, cujo programa foi iniciado em 2006, defendida por Jordano Bruno, no dia 4 de novembro de 2008.

Com o título “Modelagem de serviços e Infraestrutura para Organizações Alumni no Brasil”, o trabalho apresentava uma descrição conceitual sobre os elementos fundamentais necessários para o desenvolvimento e manutenção das redes de relacionamento. Baseado no estudo das principais redes de relacionamento do mundo e nas associações de ex-alunos Alumni Waterloo, Alumni MIT, Alumni Oxford e Alumni Ibmec, foi proposto um ambiente tecnológico para redes de relacionamento da associação de ex-alunos do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alumni CIn

“Acredito muito que o desenvolvimento intelectual e as oportunidades profissionais estão diretamente relacionadas à boa formação do indivíduo”, afirma Jordano. Ele atribui a abertura de janelas de oportunidades no mercado de trabalho à aquisição do mestrado profissional no CIn. Em sua carreira, ele pôde ocupar cargos de gestão em uma instituição de Ensino Superior, concorrer a editais de subvenção para captação de recursos para uma startup e exercer a função de consultor na área de negócios.

Já o doutorado profissional teve início em agosto do ano passado e, portanto, está com a primeira turma em andamento. Por meio de parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE, foram ofertadas dez vagas exclusivas para servidores da Universidade, na área de Sistemas de Informação com ênfase em Gestão de Tecnologia da Informação.

EXCELÊNCIA - Na avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), o programa de pós-graduação acadêmica do CIn mantém o nível 7 na avaliação quadrienal 2017-2020, valor máximo possível para qualquer programa nacional. O programa de pós-graduação profissional em Ciência da Computação (PPGP-CC) recebeu nota 4, a maior nota obtida entre os programas profissionais de computação do Brasil. Esses números são reflexo de produções de qualidade, tanto em trabalhos bibliográficos quanto em produtos técnicos, com destaque para ativos de propriedade intelectual que estão sendo produzidos por alunos do programa junto a parceiros industriais como Motorola, Samsung, Fiat e HP.

Além da participação de docentes do CIn na origem do Porto Digital e na fundação do Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), que estão entre os maiores centros de tecnologia do país e do mundo, outros diferenciais de destaque são a concepção de dois INCTs, o Instituto Nacional para Engenharia de Software (Ines) e o Instituto Nacional de Inteligência Artificial (IAIA), que proporcionam uma maior estrutura técnica e humana para o desenvolvimento de pesquisa e a produção de artigos, dissertações e teses nas áreas estudadas.

O CIn é também grande incentivador do empreendedorismo e oferece espaço de coworking e conexões empreendedoras, incubadora de negócios, espaço maker, auditórios, anfiteatro e diversos espaços de convivência. Alguns exemplos de startups e empresas de sucesso fundadas por egressos são a Tempest, a Neurotech e a Lovecripto. É essa combinação cuidadosa entre relevância acadêmica e profissional que faz do CIn um centro completo no ensino na área de informática.

Chegar, então, a 3 mil defesas concluídas atualmente, como declara Ricardo Prudêncio, coordenador da pós-graduação acadêmica, “marca a construção de 3 mil histórias profissionais com o apoio do centro. Esses profissionais contribuíram para a criação do corpo docente de várias instituições de ensino do estado e do país, além de uma contribuição forte para o ecossistema de tecnologia pernambucano”.

Date of last modification: 07/03/2023, 14:38