News News

Back

Centro de Estudos Avançados da UFPE discute o racismo dentro das universidades

Atuarão como debates os professores Silvia Garcia Nogueira (PPGRI-UEPB) e Deolindo Nunes de Barro, da Universidade da Integração Nacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Com objetivo de promover uma discussão sobre o racismo dentro das universidades, o Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, por meio da Curadoria de Migrações e Direitos Humanos, promove a live “A relação entre o acolhimento e o racismo no cotidiano das universidades”, no próximo dia 23, às 9h. A transmissão será pelo canal do YouTube da Coordenadoria Futuro. Para participar, é preciso se inscrever on-line. 

A professora Silvia Garcia Nogueira (PPGRI-UEPB) discutirá um caminho para o combate à discriminação nestes ambientes. Em uma perspectiva do paradigma do dom e da hospitalidade, ela falará sobre as boas práticas de acolhimento e bem receber. A professora é pós-doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa, doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e, atualmente, atua como professora efetiva na graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Para compor o debate, foi convidado o professor Deolindo Nunes de Barro, que tem pós-doutorados em Antropologia de Populações pela Universidade Federal de Campinas (Unicamp), e em Política Internacional pela UEPB. Atualmente, é professor adjunto na Universidade da Integração Nacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Como moderadora do evento, a professora Mônica de Lourdes Neves Santana guiará a discussão.

Date of last modification: 20/03/2023, 15:40