News News

Back

Centro Acadêmico do Agreste lança amanhã (19) seu primeiro Lócus de Inovação

“Integração entre Tecnologias Sociais e Agricultura de Sequeiro para Racionalização do Uso da Água” é fruto de parceria entre a UFPE, a Ufape e três empresas

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE promove, amanhã (19), o lançamento do Lócus de Inovação “Integração entre Tecnologias Sociais e Agricultura de Sequeiro para Racionalização do Uso da Água”, primeiro a ser sediado no centro. O evento acontece, a partir das 15h, no Auditório Mestre Vitalino do CAA, em Caruaru. Na ocasião, a Universidade deve assinar um protocolo de intenções com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Observatório Nacional da Dinâmica da Água e de Carbono no Bioma Caatinga (ONDACBC), localizado na UFPE, e o lócus de inovação. Participam do evento o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e o reitor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), Airon Aparecido Silva de Melo.

O primeiro lócus de inovação do CAA é credenciado pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) por meio do Edital Facepe nº 02/2022 – Credenciamento de Ambientes para Inovação em Pernambuco – Lócus de Inovação 2022. Coordenado pelo professor Artur Coutinho, do Núcleo de Tecnologia do CAA, o lócus está inserido no eixo de inovação do INCT ONDACBC, sediado na UFPE. O projeto conta com um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre a UFPE, a Ufape e três empresas: Plonus - Soluções em Engenharia e Meio Ambiente; Marques e Holanda Arquitetura e Engenharia; e Habite-Se Engenharia e Empreendimentos.

A proposta de implementação de um lócus de inovação no CAA está pautada na vocação do centro em gerar pesquisa e inovação para o semiárido; no fomento e incremento da transferência de tecnologia desenvolvida na Universidade; e no aumento da integração entre a UFPE e o setor produtivo. Seu foco são as tecnologias sociais de combate à seca e o apoio à agricultura, abastecimento, reuso e tratamento de água para população rural. Também tem como escopo o uso de geotecnologias para o semiárido, o combate à desertificação, a adaptação às mudanças climáticas e o incentivo à criação, incubação e aceleração de startups de origem acadêmica.

O Programa Lócus da Inovação é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com Facepe. Trata-se de uma política pública que visa estimular e apoiar a criação de ambientes de inovação em todo o estado. Esses ambientes são formados para oferecer as condições necessárias para que ideias se tornem projetos, evoluam para produtos e serviços e ganhem o mercado, dinamizando setores produtivos e a economia de Pernambuco.

Mais informações
Professor Artur Coutinho

arthur.coutinho@ufpe.br 

Date of last modification: 19/07/2022, 16:12