News News

Back

Centro Acadêmico do Agreste ganha centro de inovação

Ciape vai promover ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de produtos e processos e formar massa crítica com foco no empreendedorismo

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE foi contemplado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em edital de apoio financeiro a centros de inovação e executará, em breve, a proposta de criação do Centro de Inovação do Agreste de Pernambuco (Ciape), em Caruaru. O Ciape vai promover a ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de produtos ou processos e formar massa crítica com foco na inovação e empreendedorismo. As ações visam aos problemas locais, regionais e nacionais e em conjunto com o setor produtivo e a gestão pública. A proposta ficou em segundo lugar, nacionalmente, e deve receber o valor de R$ 4.958.600,32.

O projeto, inicialmente, envolve oito cursos de graduação e quatro mestrados, mas outros cursos e pós-graduações podem ser agregados ao centro no futuro. Compõem o projeto original as licenciaturas em Química, Física e Matemática, do Núcleo de Formação de Docentes (NFD); as duas engenharias do CAA, Engenharia de Produção e Engenharia Civil e suas respectivas pós-graduações do Núcleo de Tecnologia (NT); o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias (BICT) e seus cursos de segundo ciclo, Bacharelado em Matemática Aplicada e Bacharelado em Ciências de Materiais. Além deles, estão incluídos o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) e o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCEM).

INFRAESTRUTURA - O vice-coordenador do BICT, professor Augusto Moreira, explica que os recursos ganhos no edital devem ser aplicados em infraestrutura e equipamentos para prestação de serviços de alta tecnologia para empresas. “A ideia consiste em melhorar a infraestrutura de pesquisa aplicada do CAA e transformar esses resultados (da pesquisa) em processos e produtos inovadores com alto valor agregado, tanto para empresas já existentes quanto para a criação de novas empresas via startups”, conta. O Armazém da Criatividade, do governo do estado, localizado no Polo de Confecções de Caruaru, será parceiro na incubação de novas empresas. O Ciape também oferecerá cursos de capacitação tecnológica periodicamente.

Para Augusto, o principal ponto a ser explorado com o Ciape é estimular a inserção da cultura da inovação nas empresas da região, ofertando infraestrutura física e serviços que apoiam o empreendedor desde o momento em que o negócio é apenas uma ideia até o momento que ele está pronto para escalar o mercado. “Além de um ‘mega upgrade’ na infraestrutura de pesquisa, o título de Centro de Inovação ao CAA traz uma série de benefícios, que vão desde novas possibilidades de disputas de editais, passando por uma parceria mais firme entre universidade e empresas e culminando em um novo paradigma entre a relação universidade-sociedade de forma geral”, exemplifica.

O docente também cita os benefícios para os estudantes de graduação e pós-graduação do CAA. “Além do ganho em infraestrutura de investigação e inovação, o estreitamento da relação com as empresas, certamente, vai propiciar mais recursos para os discentes, como bolsas de pesquisa e uma maior empregabilidade ao final do curso. Vale salientar que o centro de inovação também ampliará a possibilidade de empresas juniors e startups”, descreve.

PARCERIAS - O Ciape envolve três eixos estratégicos para a região: Engenharias, Ciência de Materiais e Educação. Por parte do CAA, sua infraestrutura é composta por laboratórios de ensino, extensão, pesquisa e inovação, além de auditório e banheiros. Os laboratórios são o Laboratório Multiusuário de Tecnologias para o Semiárido (Lamtesa); Laboratório de Geotecnia; Laboratório de Transportes;  Laboratório de Geoprocessamento; Pesquisa e Inovação em Produtos Educacionais (Lapipe); e Multiusuário de Materiais e Dispositivos (Lamad).

Soma-se ao espaço físico institucional o Armazém de Criatividade, que traz incubadoras, showroom, espaços de coworking e de formação continuada, além de laboratórios de design gráfico, produto, moda, modelagem 3D, desenvolvimento de games e animação, prototipação (digitalização e impressão 3D), produção gráfica, e produção de vestuário e de editorial de moda, com estúdios de fotografia e vídeo, mixagem e pós-produção audiovisual.

O coordenador do projeto, Artur Coutinho, explica a importância de ter um projeto como o Ciape no CAA. “O impacto é gigantesco, esse centro vai alavancar e animar o ecossistema de inovação, principalmente no interior do estado, permitindo um maior protagonismo da UFPE junto à tríplice hélice (academia, indústria e governo) e melhorando os indicadores de inovação, não só da Universidade, mas também do estado de Pernambuco. A perspectiva de ganho social, econômico, ambiental é altamente positiva”, comemora. A proposta contou com cartas de apoio de várias empresas, públicas e privadas, além de secretarias municipais e estaduais. Porém, o projeto não se restringirá apenas às parcerias atuais, outras instituições são bem-vindas também.

Mais informações
Professor Arthur Coutinho

arthur.coutinho@ufpe.br

Date of last modification: 29/07/2022, 16:34