News News

Back

Centro Acadêmico do Agreste (CAA) sedia seminário sobre diversidade na Educação Matemática

O evento ocorrerá na terça-feira (27), no Auditório Mestre Vitalino, localizado no CAA, em Caruaru, das 16h às 22h

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anuncia a realização do “Seminário Orgulho LGBTQIA+: enfrentamentos e possibilidades na Educação Matemática para a diversidade”. O evento ocorrerá na terça-feira (27), no Auditório Mestre Vitalino, localizado no CAA, em Caruaru, das 16h às 22h. A entrada é gratuita e deve ser realizada pelo formulário eletrônico

O seminário ocorre durante a semana do Orgulho LGBTQIA+, em homenagem ao dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, em que se comemora a Revolta de Stonewall, nos Estados Unidos, ocorrida em 1969, como um marco significativo na luta contra o preconceito e a LGBTfobia.

O evento é uma iniciativa conjunta do Grupo Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática, do Diretório Acadêmico de Matemática, dos estudantes do curso de Matemática-Licenciatura e dos mestrandos dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc), todos baseados no CAA da UFPE.

Os participantes terão a oportunidade de aprender com Davi Nascimento, mestrando no PPGCEM (CAA/UFPE), e Weslley Maciel, licenciando em Matemática (CAA), que conduzirão um minicurso temático chamado “Que babado é esse de diversidade em aula de matemática?”, às 16h30. A programação do evento também incluirá um intervalo cultural e a palestra “Diálogos que Transbordam conhecimento: transexualidade/travestilidade na Educação Matemática”, com a professora Erikah Souza, doutoranda em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integrante do grupo MatematiQueer da UFRJ e participante do documentário “Transversais” na Netflix. Os debatedores serão o professor do Núcleo de Formação Docente (NFD) do CAA e do PPGECM, Ivanildo Carvalho, e o professor da UFRJ, Washington Reis.

O seminário garante a certificação aos participantes. Serão concedidas seis horas para participação em todo o evento e três horas para participação parcial. O evento será uma oportunidade valiosa para aprender, se envolver e contribuir para a expansão dos limites da educação matemática para acomodar e celebrar a diversidade.

Mais informações
Instagram do Grupo Aya-Sankofa
@grupoayasankofa 

Date of last modification: 22/06/2023, 13:46