News News

Back

Celebração do Centenário de Paulo Freire tem programação na Concha Acústica da UFPE

Evento acontece no Recife, de 17 a 20 de setembro, e vai reunir trabalhadores da educação de todo o continente

Da assessoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)

A cientista social Tatau Godinho e o jornalista e fundador do Opera Mundi, Breno Altman, são algumas das presenças confirmadas da nova programação da celebração do Centenário de Paulo Freire, que acontece em Recife, de 17 a 20 deste mês, e vai reunir trabalhadoras da educação de todo continente. Confira a programação completa. “Será uma jornada com muita alegria e cultura popular para celebrar o legado e os ensinamentos do pedagogo, filósofo e educador do povo. Celebrar Paulo Freire é celebrar a luta em defesa da Educação como instrumento de transformação da nossa realidade, é celebrar a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, diz trecho da nova programação publicada no site do centenário de Paulo Freire.

Convocada pela Internacional da Educação para América Latina (Ieal), pela Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (RED Estrado), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e parceiros, a celebração do Centenário de Paulo Freire terá debates, encontros, exposições e apresentação de estudos sobre a educação pública no mundo, a política de mulheres nos sindicatos e na América Latina e os legados do patrono da educação. “O encontro é para fortalecer a educação pública mundialmente e reunir a categoria organizada no continente comprometida em reviver todo legado de Paulo Freire”, disse a professora Fátima Silva, secretária geral da CNTE e vice-presidenta da Ieal.

PROGRAMAÇÃO - No dia 17 deste mês, será realizado o Encontro da Rede de Mulheres Trabalhadoras em Educação da Internacional da Educação para a América Latina, no Mar Hotel. No evento, a cientista social Tatau Godinho vai apresentar uma análise de conjuntura na perspectiva feminista na América Latina. A campanha em defesa da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevê que a violência e o assédio moral ou sexual no mundo do trabalho são incompatíveis com o trabalho decente, será uma das pautas desse encontro. A banda “Y Somos Todas”, da Costa Rica, vai se apresentar na ocasião.

No domingo (18), é a vez do ato político-cultural, com os shows de Chico César, Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa e outros artistas. O evento é gratuito, aberto ao público e será realizado na Praia do Pina, a partir das 14h.

No dia 19, será realizada a Plenária Mundial da Educação com debates sobre o legado de Paulo Freire na Educação Mundial na perspectiva da África, Europa e América Latina, e a importância de Paulo Freire na Educação Brasileira. Aberta ao público, a plenária, na Concha Acústica da UFPE, inclui a apresentação da banda Afoxé Oyá Alaxé e do cantor Hilton Acioli.

A abertura do Movimento Pedagógico Latino-Americano (MPLA) também será realizada na segunda (19), às 17h, no Mar Hotel, por Hugo Yasky, presidente do Comitê Regional da Internacional da Educação da América Latina, com a conferência magistral do jornalista e fundador do Opera Mundi, Breno Altman.

No dia 20, serão apresentados os estudos realizados no período da pandemia e a declaração do VI Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano. A celebração do Centenário de Paulo Freire está prevista para encerrar às 18h de terça-feira.

Date of last modification: 08/09/2022, 15:19