News News

Back

Curso teórico aborda a presença das mulheres na arte da palhaçaria

Interessados em participar do curso, que custa R$ 200,00, podem se inscrever enviando mensagem para o e-mail sarah.monteath@gmail.com

Capacitação é voltada para estudantes de artes cênicas/performáticas e artistas profissionais

Embora a figura do palhaço seja simbolicamente considerada masculina, nos últimos 20 anos é notório o crescente movimento da presença feminina neste meio, sobretudo a partir do surgimento das primeiras escolas de circo. Pensando nisso, o Teatro Joaquim Cardozo do Centro Cultural Benfica da UFPE, que fica na Madalena, realiza, nos dias 26, 27, 28 e 30 deste mês, das 14h às 17h, uma imersão no tema, com o curso “Mulher Palhaça, que história é essa?”, ministrado pela pesquisadora Sarah Monteath. 

O curso terá um total de 12 horas e custa R$ 200 até o dia 26 deste mês. Será fornecido certificado de participação. As inscrições devem ser feitas através do e-mail sarah.monteath@gmail.com.

A oficina propõe uma investigação, contextualização e reflexão acerca desta temática. Dividido em quatro dias e eixos temáticos que abordam da mitologia grega às escolas de circo, passando por temas como o mito de Baubo na Grécia Antiga, os Fabliaux da Idade Média, a Commedia Dell'Arte no Renascimento, a História do Circo e o surgimento de suas escolas no Brasil. O curso é voltado para estudantes de artes cênicas/performáticas, artistas profissionais e demais interessados no tema.

PROFESSORA – Sarah Monteath é mestre em Artes Cênicas pela Unesp (2014) e formada em Filosofia pela UFPE (2009). Participou da Consultoria Histórica do I Festival de Mulheres Palhaças em Recife (2012). Trabalha, desde então com a investigação da temática de palhaçaria feminina no Brasil. Integra, desde 2014, a equipe de produção dos Encontros Internacionais de Mulheres Palhaças em São Paulo, junto ao Teatro da Mafalda (SP). 

Em 2016 lecionou, em parceria com a professora Lesley Revely, a disciplina História do Circo e dos Palhaços no Projeto de Formação para Jovens (PFPJ7) dos Doutores da Alegria, na sede do grupo em São Paulo. Atualmente, integra a equipe de professores da Escola de Mulheres Palhaças em São Paulo. Ministrou oficinas sobre a temática na Universidade Estadual de Campinas e na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

 

Date of last modification: 28/06/2017, 15:46