News News

Back

Campus Recife recebe 15 mil lâmpadas de LED por meio do Retrofit da Celpe

Mudança contempla as áreas internas de edificações alimentadas pela Cabine 01 de medição de energia elétrica da UFPE

Quinze mil lâmpadas de LED estão sendo instaladas no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Retrofit da Celpe, que promove a eficiência energética de prédios públicos. Esta segunda etapa da ação, que acontece até o final deste semestre, contempla as áreas internas de edificações alimentadas pela Cabine 01 de medição de energia elétrica da UFPE, como as Casas do Estudante Mista e Masculina.

O Retrofit promove a substituição da tecnologia fluorescente convencional para LED, fazendo a troca das lâmpadas em pontos de iluminação já existentes. “Essa ação faz parte da política de eficiência energética já em curso na UFPE, que contempla também o uso racional de ares-condicionados e equipamentos, afora a implantação de usina fotovoltaica no Campus Joaquim Amazonas [Campus Recife]”, destaca o superintendente de Infraestrutura da UFPE, Carlos Falcão. A aquisição e a instalação das lâmpadas são custeadas pela Celpe, e a Universidade arca apenas com os insumos necessários, como soquetes e fita isolante.

Nesta segunda etapa da ação, a expectativa é de que sejam trocadas 15 mil lâmpadas localizadas em edificações alimentadas pela Cabine 01 de medição de energia elétrica. Além das Casas do Estudante Mista e Masculina, estão incluídos Editora UFPE, Divisão de Oficinas, Casa Amarela, Almoxarifado Central, Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Área II, Departamento de Física, Departamento de Química, Departamento de Matemática, Departamento de Estatística, Centro de Informática (CIn), Clube Universitário, Núcleo de Educação Física e Desportos (Nefd), Departamento de Terapia Ocupacional, Departamento de Fisioterapia, Grupo de Realidade Virtual e Multimídia, Núcleo de Metrologia Arqueológica e Patrimônio Cultural, Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Estação de Tratamento de Água (ETA) e Niate CCEN-CTG.

A operacionalização é da equipe da Celpe, e a UFPE, por meio da Sinfra, faz o acompanhamento e a supervisão dos trabalhos. Os serviços desta fase foram iniciados em setembro de 2019 e têm previsão de término até junho de 2020. “A ação prospecta uma redução de cerca de 40% no valor da fatura de energia elétrica referente à iluminação dos edifícios escolhidos pelo programa”, afirma Falcão.

Em sua primeira etapa, em 2018, o Retrofit contemplou as edificações vinculadas ao Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), também alimentadas pela Cabine 01. Na ocasião, foram trocadas 5.074 lâmpadas. Uma terceira etapa poderá ser realizada, a depender de aprovação da Celpe, para contemplar as unidades da UFPE alimentadas pela Cabine 02, o que resultaria em quase a totalidade das edificações do Campus Recife.

Date of last modification: 17/01/2020, 13:39