News News

Back

Campanha “Pit Stop: uma parada para vida” consegue 134 doações de sangue

Ação foi realizada na terça-feira e ontem, na Unidade de Reabilitação do HC

A campanha de doação de sangue do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh “Pit Stop: Uma parada para vida” arrecadou 134 bolsas de sangue – o que pode ajudar a salvar até 536 vidas. A ação, promovida pelo Programa Pró-Sangue do HC, em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), aconteceu na terça (9) e quarta-feira (10), na Unidade de Reabilitação do térreo do hospital-escola. Na terça-feira (9), compareceram 77 candidatos para triagem dos quais 44 estavam aptos a doar. E, ontem (10), o número foi de 110 possíveis doadores, dos quais 90 realizaram a doação.

“Em nome da Comissão do Programa Pró-Sangue, gostaríamos de agradecer pelo empenho da comunidade HC que participou da terceira campanha de doação de sangue aqui no hospital, em parceria com o Hemope. Gratidão a todos”, disse a assistente social Renata Severo, uma das organizadoras do evento. Segundo ela, os resultados alcançados vão além dos números já que todo um trabalho de conscientização sobre a importância de doar sangue foi realizado, a fim de que esses doadores se tornem efetivos. “Estamos contribuindo para que se desenvolva no ambiente institucional a necessidade de que o ato de captar doadores de sangue faça parte do nosso fazer profissional”, completou.

A diretora de Hemoterapia do Hemope, Anna Fausta Cavalcante, agradeceu a parceria. “Ficamos muito felizes e gratos em ver que a mensagem está chegando no coração das pessoas e estão se mobilizando para realizarem a doação. A forma como o HC desenvolveu a campanha é um incentivo ao trabalho da gente. Vemos um comprometimento da direção e envolvimento de toda a equipe. Isso fortalece ainda mais esta parceria”, completou.

A campanha de doação de sangue do HC contou, além do ponto de coleta, com uma decoração especial baseada em placa de trânsito alusivas à doação e atividades educativas itinerantes em que foram divulgadas informações junto aos pacientes, acompanhantes e trabalhadores do hospital sobre a importância do ato de doar, esclarecendo dúvidas do público em geral.

Uma das doadoras foi a terapeuta ocupacional do HC Naianna Santos. “Decidi doar para ajudar na campanha. Sabemos que os estoques estão baixos e que podemos salvar vidas. Doar sangue é um ato de cidadania”, afirmou.

A campanha de doação faz parte do Programa Pró-Sangue do HC-UFPE, que atua em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades.

Date of last modification: 11/11/2021, 18:48