News News

Back

Campanha alerta para correta ocupação das vagas de estacionamento no Campus Recife da UFPE

Num segundo momento, o Diretoria de Fiscalização e Controle Urbano pretende contar como apoio do Detran-PE

Uma iniciativa da Diretoria de Fiscalização e Controle Urbano (DFCU) da Superintendência de Segurança Institucional da UFPE (SSI)  está sensibilizando os condutores de veículos que estacionam no Campus Recife para o cumprimento das normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) . O propósito é notificar, durante o período de um mês, com panfletos confeccionados especialmente para esse fim, os motoristas que cometem infrações como estacionar em local indevido, informando o motivo da inadequação da conduta.


Objetivo é impedir que motoristas estacionem em áreas proibidas 

“Nesse primeiro momento, pretendemos educar os condutores, apontando a reserva do local de estacionamento para deficientes, por exemplo, e combatendo a má ocupação do veículo nos espaços. Às vezes, o motorista estaciona ocupando mais de uma vaga ou, até monta nas calçadas”, explica o diretor Marcos Mota.

A medida surgiu da necessidade de minimizar o impacto que essas infrações vêm causando ao fluxo de veículos e, também, reduzir os riscos de danos ao patrimônio e eventuais riscos de acidentes com pessoas. Segundo Marcos Mota, em alguns locais do campus, como nas proximidades do Hospital das Clínicas, frequentemente há veículos que, ao estarem estacionados em locais indevidos, podem impedir a mobilidade de ambulâncias e pacientes com comprometimento motor.


Os motoristas estão sendo notificados com panfletos 

Ainda nessa primeira fase da campanha, os veículos flagrados em desacordo com o CTB estão sendo fotografados. “Precisamos nos documentar”, ressalta ele, que afirma, ainda, estar contando com o apoio da comunidade universitária, “que será a mais favorecida com o bom resultado”.

Em um segundo momento da campanha, que conta com o apoio do efetivo da própria SSI e da empresa terceirizada TKS, o Diretoria de Fiscalização e Controle Urbano pretende contar como apoio do Detran-PE a fim de aplicar as penas previstas no Código. “Alguns dos condutores que abordamos em situação de infração tentam se justificar alegando que faltam espaços para estacionar; mas nós perguntamos como eles procedem nos centros urbanos onde essa conduta gera multas e perda de ponto na carteira de habilitação”, explica Marcos Mota. Pelo planejamento da campanha, após as ações no campus Recife, os demais campi da UFPE - Vitória e do Agreste - também serão contemplados.

 

Date of last modification: 11/05/2018, 17:16