News News

Back

CAA-UFPE recebe um dos polos do XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF)

O Núcleo de Referência de Caruaru conta com a coordenação-geral da professora Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho (UFPE) e do professor Alexandre Campos (UFCG)

O XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) será realizado de amanhã (8) até sexta-feira (10), organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Este ano acontecerá simultaneamente em oito cidades do Brasil, incluindo Caruaru (PE). A organização nacional contou com apoio da Capes, e a organização local contou também com apoio da Facepe e da Adufepe. O Núcleo de Referência (NR) de Caruaru terá a maior parte de suas atividades sediadas no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, e conta com a coordenação-geral da professora Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho (UFPE) e do professor Alexandre Campos (UFCG).

Nesta edição, este NR contou com mais de 330 inscritos, mais de 120 trabalhos submetidos, 17 minicursos, cinco encontros e uma proposta de pauta de diálogo. O NR Caruaru oferecerá quatro palestras, que procuram proporcionar diálogos entre o ensino de física e as demandas contemporâneas, como o negacionismo, a interdisciplinaridade, a educação decolonial e a sociedade da informação:

- O Ensino de Física no Contexto de Negacionismos & Reformas: O Papel da História, Filosofia e Sociologia da Ciência, com o professor André Ferrer (UFRN);
- Laços Interdisciplinares entre Física, Química e Matemática no Ensino Médio: Qual é o “Nó” da Questão?, com o professor Marcos Leodoro (UFPB);
- Educação Científica Decolonial: O Que é Isso?, com o professor Luiz Carlos Jafelice (UFRN); e
- Que Física Ensinar na Sociedade da Informação?, com a professora Lúcia Helena Sasseron (USP).

Já nas cinco mesas-redondas, foram sugeridas temas relevantes aos estudantes, professores e divulgadores de física, apresentados nas discussões de temáticas como memória, cognição e neurociências, gênero e inclusão, Novo Ensino Médio, divulgação científica em Astronomia e as práticas contextualizadas para o Ensino de Física. Participarão das mesas professores e pesquisadores da UFPE, UFCG, UFRPE, UFPB, Unesp, UFSB, UFRN, Uesc, UEPB, entre outras instituições.

Os encontros e as pautas de diálogo discutirão temas sugeridos pela comunidade, sendo eles: os mestrados profissionais e a pesquisa em ensino de física na região, relatos e trocas de experiências no Pibid e no Programa de Residência Pedagógica, extensão curricular e divulgação científica, os desafios das coordenações dos cursos de Física na região, vivências e diálogos entre física e arte na escola e o uso de simulações e experimentos com materiais de baixo custo apresentados enquanto “solução” para o ensino de física na escola básica.

Mais informações
Instagram do evento
@snef2023_caruaru 

Date of last modification: 07/11/2023, 15:48