News News

Back

Biblioteca Central recebe ações de melhoria em ação piloto do Comitê de Infraestrutura da UFPE

Já estão sendo feitos, deste ontem (16), trabalhos de limpeza da fachada e do telhado, reorganização da rede de acesso à internet, manutenção de aparelhos de ar-condicionado

A realização de ações de melhoria na infraestrutura dos prédios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é o objetivo principal do Comitê de Infraestrutura, coordenado pela gestão central da instituição, com acompanhamento direto do Gabinete do Reitor. A primeira atividade do grupo já está em curso, em formato piloto, na Biblioteca Central (BC), no Campus Recife, onde estão sendo feitos, deste ontem (16), trabalhos de limpeza da fachada e do telhado, verificação de pontos de infiltração, reorganização da rede de acesso à internet, manutenção e instalação de aparelhos de ar-condicionado, entre outros.

Criado em setembro, o Comitê de Infraestrutura enfrenta, de forma articulada, os desafios da infraestrutura nos prédios da UFPE. Participam da iniciativa diversos setores e unidades da Universidade, como pró-reitorias e superintendências. “Esta forma de compor o comitê é um modo de ver e enfrentar os desafios a partir de diferentes olhares: administrativos, pedagógicos, organizacionais”, explica o chefe de Gabinete, Sérgio Abranches. 

A Biblioteca Central foi escolhida para o projeto piloto por ser um equipamento central, que tem atividades diferentes no seu interior e por atrair grande fluxo de estudantes e servidores, sendo um lugar privilegiado para implantação da nova ação. “Temos escutado os usuários das nossas bibliotecas através de pesquisas on-line que temos realizado, nos últimos três anos, para avaliar a nossa estrutura e serviços, e essa intervenção é uma resposta ao que eles têm nos demandado através de suas críticas e sugestões”, diz a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Andreia Alcântara.

A ideia do Comitê de Infraestrutura é ampliar sua atuação no futuro. Esta forma de trabalho também pode ser expandida para outras frentes. “É importante destacar que estão sendo estudados outros comitês para enfrentamento de outros desafios que temos na UFPE”, afirma Abranches.

Date of last modification: 17/10/2023, 15:15