News News

Back

Artigo aborda relação entre a interseccionalidade e o Direito

Autores são ou foram ligados ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste da UFPE

A relação entre a interseccionalidade e o Direito é tema do artigo “A Função da Interseccionalidade na Instrumentalidade do Direito”, publicado na revista Direito.UnB (Qualis A2), em dezembro de 2023. O trabalho tem autoria do professor Denilson Bezerra Marques (Departamento de Ciências Administrativas/Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste da UFPE); da mestra em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela UFPE e técnica em Assuntos Educacionais do Núcleo de Acessibilidade (Nace) da UFPE Sandra Helena da Conceição Campos; e do mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela UFPE Thiago Florentino, que também é técnico em Assuntos Educacionais da UFRPE.

O artigo “examina a relação entre a interseccionalidade e o Direito, de modo que além de tornar visíveis as demandas relativas aos grupos sociais mais vulneráveis, esta relação permeia o tempo e a técnica, também tornando visível a construção do futuro enquanto uma luta no campo de possibilidades associada à consciência do possível”, conforme descreve o resumo do trabalho. 

A importância deste artigo consiste em relacionar a interseccionalidade ao Direito, pois é a interseccionalidade um meio de demonstrar a possível correlação entre grupos minoritários, a exemplo das pessoas com deficiência, pessoas negras e LGBTQIA+, e, desse modo, atender a complexidade inerente à realidade.

REVISTA – Direito.UnB é uma revista eletrônica quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). O periódico vem a difundir artigos científicos que contribuam para uma abordagem interdisciplinar das Ciências Jurídicas e Sociais.

Mais informações
Sandra Campos

sandra.campos@ufpe.br

Date of last modification: 12/01/2024, 14:52