News News

Back

Ambulatório de Dislipidemias está recebendo pacientes para projeto de extensão

Serão acompanhados pacientes com taxas altas de colesterol total e LDL e triglicérides

O Projeto de Extensão “Ambulatório de Dislipidemias e Hipercolesteremia Familiar: investigação, diagnóstico e conscientização” do Ambulatório de Dislipidemias, subordinado ao Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFPE, está abrindo vagas para pacientes com doenças hipercolesterêmicas (aumento da concentração de colesterol no sangue) de origem familiar, dislipidemias (distúrbio nos níveis de lipídios) de difícil controle e outras doenças com repercussão dislipidêmicas. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os médicos do HC (de outros serviços como Cardiologia, Clínica Médica, Gastroenterologia e Reumatologia, entre outros) podem encaminhar pacientes com estas doenças para serem acompanhados pelo Ambulatório de Dislipidemias, implantado há cerca de um mês no hospital. “Vamos acompanhar e pesquisar pacientes com taxas altas de colesterol total (acima de 280 mg/dl) e LDL (acima de 190 mg/dl) e triglicérides acima de 1.000 mg/dl. Nossa intenção é também promover ações educativas com eles”, explica a professora Lúcia Helena Cordeiro, coordenadora do Ambulatório de Dislipidemias do HC.

Esses pacientes têm um risco muito aumentado para doenças cardíacas e arteriais. A causa para taxas tão elevadas é genética (nas formas heterozigótica e homozigótica, esta mais rara) e quanto mais cedo for feito o diagnóstico e tomadas as medidas terapêuticas mais lenta será a evolução da aterosclerose e de suas consequências (como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral).

As marcações de consultas acontecem às sextas-feiras, a partir das 8h. Os atendimentos são neste mesmo dia, mas às 7h. Serão seis vagas para pacientes com encaminhamento e interconsultas. Para quem quiser fazer parte das atividades do projeto de extensão projeto, é possível se inscrever. Ainda há vagas para participação para alunos de Medicina, endocrinologistas e residentes de Clínica Médica e de Endocrinologia.

Date of last modification: 28/06/2017, 15:02