News News

Back

Alunos do 1º período de Engenharia da Computação aprendem a programar em braços robóticos

A iniciativa se dá na disciplina de Introdução à Programação, ministrada pelo professor Alexandre Mota

Os alunos do 1º período de Engenharia da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE aprendem a programar braços robóticos. A iniciativa se dá na disciplina de Introdução à Programação (conhecida pela sigla IP-EC), ministrada pelo professor Alexandre Mota, também coordenador do projeto de Residência em Robótica e Inteligência Artificial. Braços robóticos mais acadêmicos, existentes no projeto, sob supervisão do líder técnico Marcondes Ricarte, são disponibilizados para os alunos da graduação desenvolverem projetos de conclusão da disciplina.

Foto: Divulgação

Alunos Rafael Araújo, Victor Silva e Lara Luchi, com urnas eletrônicas

O professor Alexandre faz com que a escolha do projeto seja opcional, mas na última edição da disciplina mais de 50% da turma quis participar. “Usamos o teste de integridade das urnas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) como projeto, onde a equipe técnica já detinha a expertise, conquistada no 1º ano do projeto desta Residência em Robótica & IA. Mas foi o estudante de iniciação científica (IC), Thiago Alves, que fez com que o robô fosse controlado em linguagem C (linguagem de programação usada pelos estudantes de IP-EC), tanto em nível de simulador quanto em ambiente real”, comenta Alexandre.

“Os estudantes de IP-EC (que tiveram apoio dos estudantes de IC Thiago Alves, João Pedro Mafaldo, e Carlos Mendes no uso dos braços robóticos em ambiente real) exercitaram os principais conceitos apresentados na disciplina e gostaram bastante da experiência. Em breve, além do teste de integridade das urnas, já poderemos realizar essa mesma experiência com problemas vindos da parceria desta residência com o Hospital das Clínicas da UFPE, que estamos desenvolvendo atualmente”, completa o docente.

Para a aluna Lara Luchi, “a experiência foi sensacional. Entrei na faculdade com altas expectativas sobre o aprendizado na robótica, e ter tido contato com a programação de um robô real logo cedo instigou ainda mais a minha curiosidade sobre esse mundo. Esse projeto em particular me permitiu sentir como algo desenvolvido por nós, estudantes, pode se tornar um objeto prático para a população, e isso traz uma sensação muito boa. Definitivamente me deixou mais animada para descobrir o que vem pela frente.”

“Esta iniciativa liderada por Alexandre é sensacional pois permite que os nossos alunos de Engenharia da Computação tenham, desde o 1º período do curso, experiência prática com tecnologias e aplicações cada vez mais relevantes para a sociedade, e que raramente são abordadas em cursos de graduação de outras universidades e faculdades”, afirma o diretor do CIn, Paulo Borba.

Alguns diferenciais de ensino do CIn já conhecidos como Projetão, e as disciplinas de jogos, computação musical, criatividade computacional, entre outras, fazem parte do dia a dia dos estudantes do Centro. Os alunos desenvolverem seus projetos programando braços robóticos é mais uma iniciativa de ensino com viés inovador do Centro de Informática (CIn) da UFPE.

Date of last modification: 04/05/2023, 16:14