News News

Back

Abertas inscrições para a 4ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher - Meninas na Ciência

Este ano, a premiação será dedicada às estudantes do Ensino Médio e graduação com notório talento para uma carreira científica promissora

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida as Pró-Reitorias de Graduação e Pesquisa, Secretarias de Educação, escolas e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional para enviarem indicações ao 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Todo ano, desde 2019, a SBPC atribui um prêmio às cientistas mulheres, alternando a concessão do mesmo a cientistas de destaque e a jovens com notório talento para uma carreira científica promissora. Esta 4ª edição se dirige às “Meninas Cientistas” – estudantes do Ensino Médio e da graduação.

Ao todo, serão seis premiadas: três do Ensino Médio e três da graduação – de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. Elas serão avaliadas pela criatividade e boa aplicação do método científico em projetos de iniciação científica, bem como o potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.

As indicações, com a devida documentação, poderão ser feitas até o dia 31 de outubro, exclusivamente através do formulário on-line. O edital está disponível aqui

Para a inscrição das candidatas indicadas aos prêmios será necessário o envio de uma minibiografia atualizada (com até 500 caracteres, com espaço); currículo atualizado na Plataforma Lattes http://lattes.cnpq.br; e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2 mil caracteres, com espaço). Será necessário também anexar ao formulário o projeto/atividade científica realizada, explicando a importância do projeto/atividade, seu desenvolvimento, os objetivos atingidos e sua relevância. A documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades realizadas com ajuda de professor orientador.

Se a indicação for pelo desempenho destacado em atividades científicas – feiras, olimpíadas científicas, divulgação científica etc. – a documentação deverá comprovar a participação e o desempenho na referida atividade.

O anúncio das premiadas será feito no dia 20 de janeiro de 2023. A cerimônia de outorga do prêmio às contempladas será realizada no dia 10 de fevereiro de 2023, durante o evento anual realizado pela SBPC, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo.

MULHER – Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC – que já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é feminina – criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso na maior sociedade científica do País e da América do Sul.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência” -, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, a ser realizado em 11 de fevereiro (ou data próxima), em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

Date of last modification: 14/09/2022, 13:41