News News

Back

75ª Reunião Anual da SBPC reunirá ministros e personalidades para debater ciência e democracia

De 23 a 29 deste mês, a UFPR sediará o maior evento científico da América Latina com centenas de atividades para todos os interesses e idades

Da assessoria da SBPC

Curitiba se prepara para sediar a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento científico da América Latina. De 23 a 29 deste mês, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberá centenas de atividades voltadas a todas as idades e interesses, com inscrições gratuitas. Quem fizer a inscrição no evento e, também, o credenciamento, entre 24 e 28 deste mês, na Secretaria da SBPC instalada na UFPR – Campus Centro Politécnico, obterá o certificado on-line de participação geral (sem carga horária e sem especificar as atividades frequentadas). As inscrições estão abertas on-line no site do evento

O evento reunirá ministros de Estado, representantes do Governo Federal, especialistas e personalidades de diversas áreas para discutir o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.

Com mais de 220 atividades, a programação científica desta edição abrange uma ampla variedade de temas relevantes para o Brasil e o mundo atual. Serão 131 debates presenciais e 93 virtuais, visando a engajar e inspirar especialmente o público jovem. A programação completa está disponível no site do evento.

Esta edição da Reunião Anual contará com conferências dos ministros Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação; Nísia Trindade Lima, da Saúde; e Sílvio Almeida, de Direitos Humanos e Cidadania.

Para discutir o setor de ciência, tecnologia e inovação, o evento contará com a participação de grandes nomes do setor, dentre eles, Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); e Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

O evento realizará reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com representantes de instituições científicas e tecnológicas de todo o País. A proposta é reunir insumos para a construção coletiva do evento, previsto para ocorrer em 2024 e que desenhará a estratégia de políticas públicas para o setor.

As atividades do evento têm livre acesso a todos. A única atividade que requer matrícula antecipada (e com taxa) são os webminicursos, que estão com inscrições abertas até o dia 26.Ao todo, são 32 webminicursos com temas em diversas áreas do conhecimento propostos pela SBPC, UFPR e algumas das sociedades científicas afiliadas à SBPC.

Date of last modification: 14/07/2023, 14:37