News News

Back

12º Encontro do Fórum Permanente de Pesquisa em Música será realizado nesta quarta-feira (31)

O evento será transmitido pelo canal do Youtube da ANPPOM, às 19h30

O 12º Encontro do Fórum Permanente de Pesquisa em Música será realizado nesta quarta-feira (31), às 19h30, no canal do Youtube da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPON). Haverá uma mesa-redonda para discutir o tema “Música e Inclusão: da produção de conhecimento às transformações na formação e nas práxis musicais no Brasil”.

O evento é coordenado por Luis Ricardo Silva Queiroz, presidente da ANPPOM, professor associado do Departamento de Educação Musical e do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para a ocasião foram convidados a neurocientista e professora Viviane Louro, do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); o professor Renato Brandão, da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e a professora Lisbeth Soares, da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS).

A docente Viviane Louro é pesquisadora tanto da área de educação musical inclusiva quanto de música e neurociências. Durante o evento, abordará a questão da saúde mental e inclusão de alunos adoecidos emocionalmente nos cursos superiores de Música. Além disso, irá comentar sobre o trabalho dela na área de saúde mental dentro da Comissão de Humanização e Bem-estar da UFPE e do projeto de extensão Probem (Programa para Bem-Estar e Saúde Mental), do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. 

Renato Brandão é pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Música na Amazônia e do Grupo de Estudos em Tecnologias Educacionais. Atua nas áreas das tecnologias assistivas e musicais, história da música no Amazonas, educação inclusiva e etnomusicologia. No evento, falará sobre o ensino de música e a deficiência visual. 

Enquanto isso, Lisbeth Soares irá abordar as pesquisas em educação musical inclusiva na atualidade. A docente de música é coordenadora do Programa de Apoio Pedagógico à Inclusão (PAPI), na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Realiza ações como consultora e como formadora em Educação Musical Inclusiva junto ao terceiro setor e como professora em curso de Pedagogia. Foi professora de Educação Infantil e Educação Especial em rede pública de ensino, atuando com alunos com deficiência e com transtorno do espectro autista (TEA).

Mais informações
Instagram da ANPPOM
 

Date of last modification: 29/05/2023, 13:29