Programa de Pós Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (Proten)
Documentos e Formulários Documentos e Formulários
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Calendário Acadêmico PROTEN 2024.2
26/07 - 04/08 - Pré-matrícula para alunos Especiais (Disciplina Isolada, sem vínculo): este link
05/08 - Reunião com alunos veteranos e ingressantes (Auditório DEN 10h) - (adiado para 5/8)
05/08 até 09/08 - Matrícula Alunos Regulares e Especiais 2024.2
19/08 - Início das aulas
04/09 - Prova de proficiência 2024.2
Data do exame: 04 de setembro de 2024 às 10:00-12:00h, presencial no auditório do DEN. Inscrições até 02/09/2024 - https://forms.gle/ZbUviRXcsEAstfUy7
06/12 - Último dia para realização de Seminário 1 (solicitação pelo FOR001 com 10 dias de antecedência, requer anexar o PDF do seminário); e entrega de Plano de Estudo (FOR003) para alunos ingressantes em 2024.2.
Alunos com entrada anterior a 2023.1 (currículo 15)
A matrícula é obrigatória e deve ser realizada em início de março e início de agosto.
Somente selecionar componentes NUC-xxx
Para MESTRADO, matricular em disciplinas de ESTUDOS DIRIGIDOS nos 3o. e 4o. semestres, respectivamente.
Para DOUTORADO, em disciplinas de: ESTUDOS AVANÇADOS 1, 2, 3 e 4 nos 5o., 6o.,7o. e 8o. períodos, respectivamente.
Dúvidas - veja reunião com discentes em 10/03/2022 - nesse link.
Alunos com entrada 2023.1 e posterior (currículo 16):
Selecionar componentes TEN-xxx
Para MESTRADO, matricular em atividades de ESTUDOS DIRIGIDOS nos 3o. e 4o. semestres, respectivamente.
Para DOUTORADO, em atividades de: ESTUDOS AVANÇADOS 1, 2, 3 e 4 nos 5o., 6o.,7o. e 8o. períodos, respectivamente.
PROCEDIMENTO PARA NOVOS ALUNOS NOVOS (ENTRADA VIA EDITAL)
Etapa 1 - Após a publicação do resultado da seleção no B.O. UFPE, aguardar o cadastro de pré-matrícula no SIGAA feito pela secretaria.
Etapa 2 - [UFPE-ID] Uma vez confirmado o cadastro pela secretaria, criar o email institucional através do UFPE-ID (se não possuir um email de um vínculo anterior), através do link: https://id.ufpe.br/ufpe-id/#!/.
Nota 1: Pode levar 24-36h até o email institucional começar a funcionar.
Nota 2: o seu e-mail NOME@UFPE.BR abre no Google Gmail, porém como é gerenciado na UFPE, as mudanças de senha édevem ser feitas neste link https://id.ufpe.br/ufpe-id/#!/.
Nota 3: Qualquer mensagem de erro que ocorrer, envie o print da tela para o email para abertura de chamado: proten@ufpe.br.
Etapa 3 - [Auto-cadastro SIGAA] O login no SIGAA por enquanto têm credenciais diferentes do e-mail institucional. Se NÃO possuir um vínculo anterior institucional, crie um Novo Acesso para Alunos no SIGAA:
https://sigaa.ufpe.br/sigaa/verTelaLogin.do ou
https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/cadastro/discente.jsf
Nota 1: por NIVEL = MESTRADO (ou DOUTORADO)
Nota 2: Pode ocorrer que o "Semestre Inicial" seja o semestre anterior. Ex.: 2021-1 ao invés de 2021-2 para ingressantes 2021-2.
MANUAIS
Para mais informações sobre os procedimentos no SIGAA, acessar manuais abaixo:
AUTOCADASTRO - https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Portal_do_Discente#Obter_Acesso
Etapa 4 [no SIGAA] - IMPORTANTE: No SIGAA, altere o e-mail no cadastro inicial do SIGAA colocando o novo email institucional nome@ufpe.br em minúsculo. (Isso é fundamental para que o convite para o Google funcionar. Ex.: a Sala de Aula Google Classroom só aceita convite no e-mail institucional)
Etapa 5 [no SIGAA] - Verifique os dados pessoais cadastrados. Se houver erro, corrija ou entre em contato com a secretaria para correção: proten@ufpe.br.
Etapa 6 - [Matrícula] - Realizar matrícula ou pelo sistema SIGAA conforme o calendário. Para mais informações sobre os procedimentos no SIGAA, acessar manuais abaixo:
Atualize seu LATTES e VINCULE O ORCID
Crie seu ORCID (identificador internacional de pesquisador). Faça seu cadastro no https://orcid.org/.
VINCULAR O REGISTRO ORCID AO LATTES E SUCUPIRA (ingressantes e veteranos)
A partir de 2020, para todos os professores, pesquisadores e alunos, a CAPES passará a utilizar o ORCID para rastrear autores e co-autores de publicações em periódicos.
Faça seu cadastro no https://orcid.org/ e registre o número no seu currículo Lattes em Dados Pessoais; e também na plataforma SUCUPIRA em "Registre-se ou Conecte seu ORCID".
As disciplinas do PROTEN podem ser cursadas por alunos externos ao programa.
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Requisitos
1. Ser estudante graduado.
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Limite por semestre
O máximo de créditos permitido por semestre é de 8 Créditos (60h = 4 créditos, 30h = 3 créditos etc.)
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Quando realizar a matrícula
As disciplinas (componentes curriculares) sempre iniciam em março e agosto. Para realizar o pedido de matrícula, preencher um FORMULÁRIO eletrônico que será disponibilizado cerca de 2-3 semanas antes da data de matrícula de veteranos (ver aba CALENDÁRIO).
PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA
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Etapa 1 - [Pré-matrícula] - Preencher a ficha de inscrição de pré-matrícula. Após essa etapa, aguardar aprovação e o cadastro de pré-matrícula no SIGAA feito pela secretaria.
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Inscrições: use este link (ver prazos em 1. Calendário PROTEN).
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Etapa 2 - [UFPE-ID] Uma vez confirmado o cadastro pela secretaria, criar o email institucional através do UFPE-ID (se não possuir um email de um vínculo anterior), através do link: https://id.ufpe.br/ufpe-id/#!/.
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Nota 1: Pode levar 24-36h até o email institucional começar a funcionar.
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Nota 2: o seu e-mail NOME@UFPE.BR abre no Google Gmail, porém como é gerenciado na UFPE, as mudanças de senha édevem ser feitas neste link https://id.ufpe.br/ufpe-id/#!/.
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Nota 3: Qualquer mensagem de erro que ocorrer, envie o print da tela para o email para abertura de chamado: proten@ufpe.br.
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Etapa 3 - [Auto-cadastro SIGAA] O login no SIGAA por enquanto têm credenciais diferentes do e-mail institucional. Se NÃO possuir um vínculo anterior institucional, crie um Novo Acesso para Alunos no SIGAA:
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https://sigaa.ufpe.br/sigaa/verTelaLogin.do ou https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/cadastro/discente.jsf
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Obs: por NIVEL = MESTRADO (ou DOUTORADO)
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Pode ocorrer que o "Semestre Inicial" seja o semestre anterior. Ex.: 2021-1 ao invés de 2021-2 para ingressantes 2021-2.
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MANUAIS
Para mais informações sobre os procedimentos no SIGAA, acessar manuais abaixo:
AUTOCADASTRO
https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Portal_do_Discente#Obter_Acesso
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Etapa 4 [no SIGAA] - IMPORTANTE: No SIGAA, altere o e-mail no cadastro inicial do SIGAA colocando o novo email institucional nome@ufpe.br em minúsculo. (Isso é fundamental para que o convite para o Google funcionar. Ex.: a Sala de Aula Google Classroom só aceita convite no e-mail institucional)
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Etapa 5 [no SIGAA] - Verifique os dados pessoais cadastrados. Se houver erro, corrija ou entre em contato com a secretaria para correção: proten@ufpe.br.
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Etapa 6 - [Matrícula] - Solicitar a matrícula ou pelo sistema SIGAA conforme o calendário. Aguarde o dia da confimação pela coordenação (último dia de matrícula).
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Etapa 7 - Depois de confirmado, pagar a GRU e enviar comprovante de pagamento para o proten@ufpe.br.
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Para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), seguir essa instrução: Orientacoes para Preenchimento da GRU. Recomenda-se realizar o pagamento após conseguir se matricular. NOTA: COMPETÊNCIA E VENCIMENTO: não é necessário informar.
Muitos relataram dificuldades na matrícula e na emissão do GRU. Isso é devido a mudança do sistema de pagamento adotado pela UFPE. Seguem as novas informações.
Origem: PPG
UG: 153098
Tipo de instrumento: 3
Identificação da receita: 03
Código: 3168
Descrição: Tecnologias Energéticas e Nucleares - CTG
matrícula: 15309830331684
Link: https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/pagamento-gru/formulario?servico=000987&numeroReferencia=000000"&K98&"&valorPrincipal=30.00
ISENÇÃO DA TAXA
Conforme Resolução nº 03/2016 publicada no Boletim Oficial da UFPE nº 87 de 22/03/2016, Art. 5º: a cobrança da taxa prevista no inciso VII do art. 2º será dispensada para:
a) Aluno carente, com situação comprovada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (caso seja bolsista); b) Participante do Programa de Estudante Convênio de Graduação; c) Participante do Programa de Estudante Convênio de Pós-Graduação e d) Servidores ativos e inativos da UFPE (técnico-administrativos e docentes) e professor substituto.
Para atendimento do item A, o aluno deverá dirigir-se ao Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (NASE) e solicitar declaração de bolsista PROAES e apresentar no ato da inscrição. Caso o/a candidato/a não possua bolsa PROAES, deverá apresentar o requerimento de solicitação de isenção da taxa de inscrição preenchido e assinado, anexando a este requerimento cópia legível do cartão e extrato CNIS, disponível no link: https://cnisnet.inss.gov.br/
enviar para proten@ufpe.br
FOR017 - Formulário para Relatório Semestral de Bolsas Institucionais (CAPES DS / CNPq)
O relatório semestral deve ser entregue no último mês de cada semestre para renovação da bolsa CAPES / CNPq para o semestre seguinte.
1. Baixe o arquivo modelo para o relatório semestral (se CAPES, número do processo não se aplica): este link
2. O orientador e aluno devem preencher e assinar.
3. Utilize o formulário FOR017 para enviar para o Comitê de Bolsas PROTEN: este link
REGIMENTO INTERNO
A mudança de estrutura curricular 2023 para alunos que ingressaram na estrutura antiga (2017) deve ser solicitada através do FOR031 do PROTEN: https://forms.gle/Pjwi5yigWrBN5L657
ENTRADAS A PARTIR DE 02 DE DEZEMBRO DE 2021: REGIMENTO
ENTRADAS ATÉ 01 DE DEZEMBRO DE 2021: REGIMENTO
ESTRUTURA CURRICULAR
ENTRADAS A PARTIR DE 2023.1:
- BO UFPE 151 DE 23/08/2022
- ESTRUTURA CURRICULAR (TEND16 e TENM16)
- EMENTAS
- ESTRUTURA CURRICULAR MESTRADO (EXCEL, COM EQUIVALÊNCIAS)
- ESTRUTURA CURRICULAR DOUTORADO (EXCEL, COM EQUIVALÊNCIAS)
ENTRADAS ATÉ 2022.2:
- ESTRUTURA CURRICULAR (TEND15 e TENM15)
- EMENTAS
NORMAS INTERNAS
Norma 1 - Estabelece critérios para Exame de Qualificação do PROTEN
Norma 2 - Estabelece critérios para acompanhamento de alunos no Doutorado do PROTEN
Norma 3 - Estabelece critérios para acompanhamento de alunos no Mestrado do PROTEN
Norma 8 (Rev. 05/2022) - Distribuição e acompanhamento de bolsas institucionais
Modelo de Plano de Estudo
O plano de estudo é uma Atividade que deve ser concluída até o final do 1o semestre e deverá conter informações suficientes para um parecer pela COMPG-PROTEN sobre a viabilidade e justificativa para o projeto: (a) Justificativa com objetivos claros; (b) Metodologia; (c) Resultados esperados; (d) Bibliografia; (e) Cronograma.
O envio deve ser feito pelo FOR003 dentro do prazo estabelecido nas normas do programa.
Modelo de 1o Seminário de Tese ou Dissertação
O Seminário 1 deve conter os elementos do texto da dissertação ou tese: Introdução com objetivos, Revisão Bibliográfica, Metodologia, Referências Bibliográficas e Cronograma. Pode ser utilizado o modelo abaixo excluídos os demais elementos pretextuais e excluído resultados.
A solicitação deve ser feita pelo FOR001 dentro do prazo estabelecido nas normas do programa.
Modelo de 2o Seminário e do trabalho final (defesa) de Tese ou Dissertação
Capa alternativa para trabalhos associados ao PRH-ANP (Programa de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP))
A folha de aprovação e a página revervada para a ficha catalográfica são opcionais para o texto da defesa mas devem ser incluídas na versão pós-defesa a ser enviada para a biblioteca.
A solicitação de Seminário 2 deve ser feita pelo FOR001 dentro do prazo estabelecido nas normas do programa.
Para a defesa, ver aba 12. DEFESAS.
Solicitações Diversas (Prorrogação, Comitês de Acompanhamento, Integralização de Créditos, Coorientação, Plano de Trabalho etc.)
- FOR003 (Comitê de acompanhamento de doutorado, Submissão de Plano de estudo, Prorrogação, outros)
Para pedido de Diplomas, use o FOR007 (ver abaixo).
Auxílios
Auxílio financeiro - COLETIVO (PROPESQ)
Auxílio fincanceiro - INDIVIDUAL (PROPESQ)
Auxílio financeiro (PROTEN)
Exames de Proficiência em Língua Estrangeira
Os discentes de mestrado e doutorado devem ser aprovados em ao menos uma edição do exame de proficiência em língua inglesa realizado semestralmente no PROTEN.
Exames de proficiência de seleção de entrada não dispensa dos exames de proficiência.
Inscrições: link (ver data no calendário)
2024.1: Espelho da prova
2023.1: Espelho da prova
2023.2: Espelho da prova
Alunos aprovados/dispensados estão listados aqui (requer login com e-mail UFPE)
DISPENSA
Discentes de doutorado que constam nesta lista não precisam voltar a solicitar dispensa. Alunos aprovados/dispensados estão listados aqui (requer login com e-mail UFPE). Exames de proficiência de seleção de entrada não dispensa dos exames de proficiência.
Para solicitação de dispensa utilize link para inscrições acima (apenas para o Exame Interno do PROTEN, realizado após 2016, não é necessário solicitar dispensa).
FOR018 - Formulário de Inscrição, Envio de Relatório Final de Estágio de Docência, Dispensa:
https://forms.gle/TozJS3YLrkw6iqNo8
O QUE É O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA?
O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios:
I - no PROTEN, a obrigatoriedade fica restrita ao doutorado;
II - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado;
III - compete a Comissão de Bolsa/CAPES, registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio;
IV - o docente de ensino superior que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência. Nesse caso, o Programa deverá solicitar dispensa do Estágio de Docência, encaminhando processo pelo SIPAC, contendo ofício de encaminhamento da Coordenação e declaração emitida pela instituição na qual o aluno atue como docente, comprovando a atividade de docência realizada pelo aluno bolsista.
V - as atividades do estágio de docência deverá ser compatível com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando.
VI - Os casos omissos serão resolvidos pela CAPES.
De acordo com a Resolução nº 05 de 12/11/1999 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE, foi instituído o Estágio de Docência, como atividade curricular facultada aos estudantes de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade. Conforme Portaria Nº 76/2010/CAPES o Estágio Docência é (somente) obrigatório para os bolsistas do Programa de Demanda Social DS da CAPES nível doutorado.
Para os demais bolsistas não-CAPES e alunos sem bolsa, o estágio é facultativo.
O estágio de docência é obrigatório conforme consta no Termo de Compromisso assinado pelo aluno com a CAPES. A inobservância dos requisitos citados acima, e/ou se praticada qualquer fraude pelo(a) bolsista, implicará(ão) no cancelamento da bolsa, com a restituição integral e imediata dos recursos, de acordo com os índices previstos em lei competente, acarretando ainda, a impossibilidade de receber benefícios por parte da CAPES, pelo período de cinco anos, contados do conhecimento do fato.
Procedimento
- O professor da disciplina de graduação deverá solicitar a abertura de vaga de estágio para o coordenador do curso de graduação. Isso ocorre geralmente 1 a 2 meses antes do início do semestre;
- O discente seleciona o código da oferta da disciplina (compatível com a área de pesquisa do programa de pós-graduação) de uma lista publicada no site da PROPG-UFPE (em https://www.ufpe.br/propg/estagio): “Lista de disciplinas ofertadas para o Estágio de Docência 202x.x (calendário letivo da graduação)”;
- O estudante faz o pedido de inscrição ao PROTEN através de formulário eletrônico FOR1018 informando o código da vaga selecionado no passo anterior;
- A secretaria envia a lista de discentes à PROPG (11.17.11) através de processo no SIPAC, que irá verificar disponibilidade de vaga e confirmar a matrícula. Quando confirmada a matrícula, o nome do aluno irá constar na “Lista de discentes realizando o Estágio de Docência 202x.x” (em https://www.ufpe.br/propg/estagio);
- O estágio é realizado sob a supervisão do professor responsável;
- Ao final do semestre, o discente envia pelo FOR018 o relatório de estágio no modelo que está disponível abaixo (contendo as informações obrigatórias) com as assinaturas do professor responsável pela disciplina e pelo orientador no PROTEN;
- A secretaria anexa o relatório ao processo solicitando à PROPG (11.17.11) análise e deferimento do relatório de estágio;
- Quando aprovado, o programa é autorizado a emitir a Declaração de Estágio/Supervisão de Estágio que é enviada ao aluno por e-mail.
DISPENSA DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Conforme incisos VII e VIII do Art. 18 da Portaria 76/2010 da CAPES e conforme Art. 6o da Resolução 26/2020 do CEPE/UFPE, o(a) estudante de pós-graduação que comprove sua atuação como docente no ensino superior, em disciplinas compatíveis com a área de pesquisa do Programa, ficará dispensado(a) do Estágio de Docência. O período mínimo é de um semestre para o mestrando, e dois semestres para o doutorando.
Para tal, o(a) discente deverá solicitar dispensa do Estágio de Docência enviando e-mail ao proten@ufpe.br contendo:
a) ofício de solicitação da dispensa à Coordenação do PPG;
b) declaração emitida pela instituição na qual o(a) discente atue como docente, comprovando a atividade de docência realizada pelo(a) estudante bolsista, contendo as informações de carga horária ministrada e conteúdo ministrado.
Cabe ao PPG apreciar as solicitações de dispensa dos(as) estudantes bolsistas e estabelecer parecer de mérito sobre o(s) pleito(s). Em seguida, tais decisões devem ser inseridas nos respectivos processos, que deverão ficar sob responsabilidade do PPG.
Exame de Qualificação de Doutorado
Formulário para agendar a etapa oral: Formulário FOR001.PROTEN.
Para etapa escrita, que será agendada 24h antes da etapa oral, o orientador deve entrar em contato com a coordenação do PROTEN para o sorteio do tema.
Pontos do Exame
- Entrada a partir de 2017 : Pontos para o Exame (rev.3)
Bancas Examinadoras de Seminários 1 e 2
Para solicitação de banca de seminários 1 ou 2 utilize o Formulário 001.PROTEN.
Preencha com atenção, a partir desses dados serão gerados os dados para o processo na PROPG, as cartas de convite e agradecimento etc.
Bancas de Defesa
Quando: 45 dias antes da data da defesa.
Para solicitação de banca de defesa utilize o Formulário FOR002:
https://forms.gle/vDWF5zbyHPUM4qN56
Preencha com atenção, a partir desses dados serão gerados os dados para o processo de aprovação da banca na COMPG-PROTEN, as cartas de convite, agradecimento, declaração de conclusão, orientação etc.
Solicitamos que não sejam inseridas nas atas e folhas de aprovação assinaturas manuscritas como imagem, pois, essa prática causa dúvidas quanto à autenticidade do documento.
Consulta ao status de emissão de diplomas
Disponível no site da PROPG item "Processo de Expedição de Diploma" e no link para
"Consulta aos processos de expedição de diplomas dos PPGs da UFPE".
Solicitações de Diplomas
Defesas até final de 2021
Os alunos com status "CONCLUIDO" no Histórico e não realizam a etapa no SIGAA (Etapa 2) abaixo.
Defesas após janeiro 2022
Corresponde ao alunos com STATUS "DEFENDIDO" no Histórico do SIGAA.
A partir de 26/08/2024 a elaboração das fichas catalográficas assim como o depósito das teses e dissertação serão realizados via Sigaa. A partir de então as etapas 4, 5 e 6 dos procedimentos pós-defesa no Sigaa ficam ativas para os discentes.
A partir de 26/08/2024 não é mais necessário solicitar a ficha catalográfica por e-mail para as bibliotecas setoriais e também não é mais necessário solicitar o depósito da tese/dissertação para a Biblioteca Central, basta concluir os procedimentos pós-defesa no Sigaa.
A Biblioteca Central seguirá inserindo os trabalhos no Repositório ATTENA exportando os arquivos do Sigaa.
1a etapa - Executar os "10 passos no SIGAA" via SIGAA
Veja instruções para as 10 passos nesse link. As documentações listadas abaixo serão solicitadas.
Importante: Antes de começar, confira as informações pessoais no SIGAA: NATURALIDADE, NACIONALIDADE etc. Solicite correção ao proten@ufpe.br, se necessário.
2a etapa é solicitar a abertura do processo no SIPAC via FOR007
Use o formulário FOR 007. O número da Tese/Dissertação está na Ata de Defesa. As documentações listadas abaixo serão solicitadas.
Se o e-mail institucional ainda estiver válido, um e-mail será enviado ao aluno após a secretaria cadastrar os dados no SIPAC com o número do processo SIPAC para acompanhar o andamento de emissão pelo SIPAC. Os processos são restritos (documentações pessoais) e não podem ser consultados pelo número sem ser cadastrado com interessado.
DOCUMENTAÇÃO PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA – 1a VIA
1. ATA DE COLAÇÃO DE GRAU (só para alunos que defenderam até 12/07/2017).
2. CARTEIRA DE IDENTIDADE (para brasileiros) ou RNE PERMANENTE ou PASSAPORTE dentro do prazo de validade (para estrangeiros).
3. CPF.
4. CERTIDÃO DE NASCIMENTO ou CASAMENTO ou DIVÓRCIO.
5. COMPROVANTE DE QUITAÇÃO ELEITORAL (para brasileiros).
6. DIPLOMA DE GRADUAÇÃO FRENTE E VERSO.
7. DECLARAÇÃO DE NADA CONSTA E RECIBO DE DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE DA BIBLIOTECA CENTRAL (para alunos que defenderam a partir de 13/07/2017).
DOCUMENTAÇÃO PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA DE COTUTELA
A mesma documentação de EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA – 1a VIA, adicionada de:
8. CONVÊNIO DE COTUTELA OU TERMO DE ADESÃO DO ALUNO AO CONVÊNIO.
DOCUMENTAÇÃO PARA EXPEDIÇÃO DE 2a VIA DE DIPLOMA
A mesma documentação de EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA – 1a VIA, adicionada de:
9. JUSTIFICATIVA DO INTERESSADO PARA EXPEDIÇÃO DA SEGUNDA VIA.
10. COMPROVANTE DE PAGAMENTO DA GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO.
OBS. 1: na frente do novo diploma, constará o termo “2a Via”.
OBS. 2: para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), seguir essa instrução: Orientacoes para Preenchimento da GRU
Consiste na realização de atividades de pesquisa, produção acadêmica e/ou docência, conforme o plano de atividades combinado em comum acordo com o professor responsável (denominado supervisor).
Ao contrário do que acredita o senso comum, o pós-doutorado não é um título acadêmico; a maior titulação existente é o doutorado (ou o seu equivalente Ph.D). Por esse motivo, as atividades do estágio pós-doutoral são mais livres do que as do mestrado e do doutorado, e o supervisor tem autonomia para decidir os requisitos necessários para a integralização das atividades.
EDITAIS DE SELEÇÃO ABERTO (COM BOLSA)
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EDITAL INSTITUCIONAL DO PROGRAMA EMERGENCIAL DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DE DESASTRES RELACIONADOS A EMERGÊNCIAS CLIMÁTICAS, EVENTOS EXTREMOS, ACIDENTES AMBIENTAIS
12.12.2022 - Resultado FINAL
DOUTORADO SEM BOLSA
Etapa 1 - Enviar os seguintes documentos de solicitação através do formulário eletrônico FOR030:
(a) Formulário de Registro de Vínculo;
(b) Projeto de Pesquisa;
(c) documentação necessária (RG/CPF, diploma de doutorado).
Etapa 2 - Um processo será criado pela secretaria e enviado para homologação na PROPG-UFPE. Tem início o estágio de pós-doutorado.
Etapa 3 - Ao término do período, o pós-doutorando terá até 30 dias para submeter ao Colegiado do PROTEN o relatório final para aprovação. A declaração é emitida pela PROPG-UFPE.
Guia de Procedimentos - Registro de Vínculo em Estágio de Pós-doutorado (NOVO)
Formulário de Registro de Vínculo de Pós-doutorado (NOVO)
EGRESSOS
Relatórios de avaliação do curso através de pesquisas com egressos.
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO COM EGRESSOS 2020
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO COM EGRESSOS 2021
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- 2022-2024 - Planejamento e Autovaliação - CPA-PROTEN
RELATÓRIOS DE AUTO-AVALIAÇÃO
1. DOCENTES
Relatórios de avaliação do corpo docente pelo Comitê de Planejamento e Autovaliação - CPA-PROTEN.
2021
RELATÓRIO DE AUTOAVALIÇÃO (pela CPA) PARA DOCENTES 2017-2020 - MAIO/2021
2. ENSINO
Relatórios semestrais de avaliação das componentes curriculares através de pesquisas com discentes.
2020
RELATÓRIO DE AUTOAVALIÇÃO - PRODUÇÃO DOCENTE - NOVEMBRO/2020
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DISCENTE DE COMPONENTES CURRICULARES 2020.1
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DISCENTE DE COMPONENTES CURRICULARES 2020.2
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DISCENTE DE COMPONENTES CURRICULARES 2021.1