Assinante Externo
Orientações para assinatura de documentos no SIPAC por alunos
Informamos que os alunos e usuários externos não possuem acesso ao SIPAC Administrativo, o sistema é restrito aos servidores ativos. Portanto, a Coordenação do curso ou outra unidade competente sobre a necessidade de assinatura é responsável por criar o documento e incluir o usuário externo como assinante, o que pode ocorrer de duas formas: como "Discente" para os alunos ou como "Assinante externo" para as demais situações.
1. Assinatura como Discente
Caso a Coordenação de curso insira o aluno como Discente, a assinatura deverá ser realizada por meio do SIGAA, seguindo o caminho após login:
SIGAA >> Outros >> Assinatura de documentos SIPAC
2. Assinatura como Assinante Externo
Se for necessário registrar o usuário como Assinante externo, será preciso, inicialmente, realizar um cadastro no site do SIPAC. Para isso:
- Acesse: sipac.ufpe.br
- No menu lateral esquerdo, clique em "Assinante externo"
- Siga as instruções para preenchimento e envio da documentação exigida.
Mais abaixo está um passo a passo para realizar o cadastro.
Após o realizado o cadastro, a Coordenação do Protocolo Geral analisará os documentos e poderá autorizar ou recusar o cadastro, informando a decisão ao usuário por notificação no e-mail. Em caso de recusa, o aluno deverá realizar um novo envio com as devidas correções.
Uma vez autorizado, a Coordenação do curso ou unidade competente poderá incluí-lo como assinante externo nos documentos desejados. Nesse caso, o aluno deverá acessar novamente o SIPAC, na aba Assinante externo, e efetuar o login para assinar os documentos. Recomenda-se o uso do navegador em modo desktop (computador).
Passo a passo para cadastro de assinante externo
Os usuários que devem realizar a assinatura como “Assinante Externo” devem utilizar a página principal do SIPAC (sipac.ufpe.br) e selecionar a aba “Assinantes Externos”.
Na tela de assinante externo será possível realizar o login ou o próprio cadastro.
Caso ainda não possua o cadastro, clique em “Cadastrar” para abrir a tela abaixo:
Ressaltamos os seguintes campos para o devido preenchimento e não reprovação do cadastro:
Arquivo do Documento Oficial com CPF: Deve ser adicionado documento com foto que contenha o CPF, exemplo: CNH, CREA, CRM, etc. No uso de Carteira de Identidade (RG), deverá ser digitalizado frente e verso do documento em arquivo único, e caso o RG não possua o CPF nos dados, deverá ser inserido o cartão de CPF no mesmo arquivo único.
Arquivo de Selfie com documento: Adicionar autoretrato ou fotografia segurando o documento de identificação com CPF fornecido no item anterior. Enquadre seu rosto e ao lado o seu documento com foto.É importante que sua selfie seja nítida, clara e que seu rosto fique visível assim como o documento de identificação para a validação ser realizada com sucesso.
Arquivo de Termo de Veracidade: Deve ser assinado manualmente ou com assinatura/certificado eletrônico. Termos com a imagem da assinatura colada serão recusados.