Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH)
O Programa
Missão
Como missão, o PPGSCH tem a responsabilidade de formar profissionais sensíveis aos aspectos envolvidos na saúde da comunicação humana, sendo capazes de realizar pesquisas voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças, bem como avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação dos distúrbios da comunicação, no contexto da interdisciplinaridade. Tal missão está em consonância com o projeto de desenvolvimento institucional da universidade (PDI 2019-2023) que considera o ensino na UFPE como atividade educativa que medeia a relação entre o discente e os saberes historicamente construídos. Nessa perspectiva, o/a estudante é sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento e a ação docente não poderá prescindir da problematização da realidade, da interdisciplinaridade e da dialogicidade, necessárias à construção de uma relação pedagógica que contribua com a autonomia discente.
No âmbito da pesquisa, o programa tem como foco a geração de conhecimento, antecipando-se ao surgimento de problemas futuros, mitigando problemas existentes e incluindo a extensão. Tal inclusão é considerada efetivamente estratégica, pois integra o ensino e a pesquisa, atendendo às demandas sociais, a partir do diálogo entre a comunidade universitária e a sociedade, visando à promoção do desenvolvimento social, cultural e econômico, nos níveis regional e nacional.
No âmbito regional, pretende fortalecer as articulações com programas de pós-graduação em fonoaudiologia de universidades e institutos de pesquisa e com outros programas da área 21 e áreas afins, na própria instituição. Nos âmbitos nacional e internacional buscará a continuidade e fortalecimento de parcerias em pesquisas, visitas técnicas, coorientações e desenvolvimento de estágio pós-doutoral com programas de fonoaudiologia brasileiros e instituições internacionais.
Desse modo, o PPGSCH tem mostrado seu potencial na interdisciplinaridade e no compromisso de atender às demandas sociais regionais, com um grande foco de desenvolvimento de pesquisas relacionadas às ações de extensão, vinculadas a um programa e a projetos de extensão, cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) da UFPE.
Visão
Ampliar o Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana com a criação do doutorado e consolidar como referência na Região Nordeste do Brasil, no que se refere ao ensino, à pesquisa e à formação de profissionais qualificados para atuarem de forma inovadora e crítica em prol do desenvolvimento e da equidade social, a partir dos conhecimentos concernentes à saúde da comunicação humana.
Objetivos do programa
O objetivo geral do curso de doutorado é preparar profissionais para gerenciar estudos e pesquisas em saúde da comunicação humana, a partir de uma formação de excelência, embasada em produção e divulgação do conhecimento científico.
Os específicos, são:
1) Formar recursos humanos na área da Fonoaudiologia contribuindo para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa nos diversos aspectos relacionados à Saúde da Comunicação Humana;
2) Desenvolver competências didático-pedagógicas para atuação na educação superior, nos níveis de graduação e pós-graduação;
3) Promover uma formação voltada à liderança em pesquisa científica, garantindo bases conceituais, teóricas e metodológicas para o desenvolvimento da autonomia e análise crítica no processo de construção do conhecimento científico;
4) Estimular o desenvolvimento da Fonoaudiologia enquanto ciência e profissão na região Nordeste, considerando que os processos de formação científica devem permitir a realização de pesquisas que apresentem soluções para os problemas que afetam a sociedade, no contexto da saúde e da educação, relacionados à comunicação humana.