Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH)
Inserção Social
O programa percebe seu impacto econômico, social e cultural de forma abrangente e com potencial para cumprir sua missão e consolidar o seu perfil.
As principais atividades serão apresentadas nas seguintes categorias:
1) IMPACTO EDUCACIONAL:
a) Realização de evento científico voltado para a educação básica:
O programa promoveu o I Encontro de Saúde da Comunicação Humana no Ensino Fundamental, em dezembro e 2020 com o subtema “Saúde da Comunicação Humana em tempos de pandemia”.
Links: https://www.youtube.com/watch?v=k11QA3l5r30&t=153s
https://www.youtube.com/watch?v=udatxWvOWvA
b) Desenvolvimento de instrumentos para uso na área de audição, linguagem e fonoaudiologia educacional.
A troca de experiências na educação tem proporcionado a construção do conhecimento a partir da realidade e o fortalecimento da Fonoaudiologia de forma intersetorial.
Entre as pesquisas, destacam-se:
I) “A eficácia de um programa de intervenção voltado ao desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas em pré-escolares”, vinculada ao projeto de pós-doutorado da professora Dra. Bianca Queiroga
II) “Avaliação da comunicação nos três primeiros anos de vida: elaboração de um instrumento de rastreio” da Mestre Camila Arruda Manchester de Queiroga;
III) “Identificação do risco para a gagueira do desenvolvimento: elaboração de um instrumento de rastreio” da Mestre Mayra Oliveira.
c) Cursos para formação de professores e palestras:
Curso “Processamento auditivo: fundamentos para professores nos anos de 2018 e 2019, promovido pelo Departamento de Fonoaudiologia do CCS-Centro de Ciências da Saúde, em parceria com a Secretária de Educação da Cidade do Recife - professora Bianca Arruda de Manchester Queiroga
Palestras pela CECINE/PROExC/UFPE também destinadas a esse público, com os temas: Habilidades fonológicas e a aprendizagem inicial da leitura: evidências da neurociência e Dislexia: do diagnóstico à aprendizagem, ambos em 2019.
2) IMPACTO CIENTÍFICO:
a) Organização de eventos científicos:
I) No ano de 2017: O I Seminário de atualização em Fonoaudiologia – Fonoaudialogando, organizado nas disciplinas de “Seminários de atualização em audiologia” e “Seminários de atualização em voz”; O II Seminário de Motricidade Orofacial e Distúrbios da Deglutição”, organizado nas disciplinas de “Seminários de atualização em deglutição e disfagia" e “Seminários de atualização em Motricidade Orofacial”
II) No ano de 2018, em parceria com o Conselho Regional de Fonoaudiologia e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o PPGSCH sediou o I Encontro Brasileiro de Fonoaudiologia Educacional.
III) Em 2020, promoveu o I Encontro de Saúde da Comunicação Humana no Ensino Fundamental: saúde da comunicação humana em tempos de pandemia”.
b) Participação em eventos: Os docentes do programa têm participado com boa representatividade nos principais eventos científicos da área:
I) 28º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia 2020 - Palestrantes: Silvana Maria Sobral Griz com o tema “Núcleo de Apoio à saúde da família como arranjo técnico e político para a fonoaudiologia na Atenção Básica À Saúde”; Hilton Justino da Silva, com o tema “Ultrassonografia: diagnóstico e reabilitação em Motricidade Orofacial”; Bianca Arruda Manchester de Queiroga com o tema “Repensando o currículo na educação infantil: o papel das habilidades cognitivo linguísticas”. Minicurso: Lilian Ferreira Muniz convidada para abordar “Conversa com a academia brasileira de audiologia sobre audição e envelhecimento: do diagnóstico à intervenção”; Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima, ministrou minicurso “Avaliação de programas de saúde no contexto da Fonoaudiologia”.
II) X Congresso Internacional de Fonoaudiologia, XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, e o III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia 2019 – Palestrantes: Hilton Justino com o tema “Motricidade Orofacial - Análises clínicas da musculatura na prática da Motricidade Orofacial”; Bianca Arruda Manchester de Queiroga com o tema “Relação linguagem e aprendizagem”; e Adriana Camargo Gomes com o tema “Atualidades no cuidado em voz: Dermatoglifia, laserterapia e faringometria acústica”.
III) XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, III Congresso Ibero-Americano, VI Encontro Sul-Brasileiro de Fonoaudiologia 2018 - Palestrantes: Bianca Queiroga com o tema “Componentes fonológicos ortográficos: como intervir junto ao professor”; Silvana Maria Sobral Griz com o tema “As diferentes aplicações do mascaramento”; e Hilton Justino com o tema “Avanços Tecnológicos na Motricidade Orofacial”.
IV) XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e I Encontro de Fonoaudiologia da Bahia 2017 – Palestrantes: Jonia Alves Lucena com o tema “Como atender as demandas contemporâneas de risco do envelhecimento da população brasileira”; Lilian Ferreira Muniz com o tema “Síndrome Congênita do Zika Vírus: o desafio continua”; Hilton Justino da Silva com o tema “A eletromiografia nas práticas fonoaudiológicas”; e Bianca Arruda Manchester de Queiroga com o tema “Estratégias da fonoaudiologia educacional que servem de apoio ao professor de escolares com dificuldades de aprendizagem”.
V) Outras participações em eventos nacionais e internacionais: a) Palestra ministrada no 34º Encontro Internacional de Audiologia pela professora Dra. Karina Paes Advíncula “Eletrofisiologia: novas tecnologias”; b) Palestras no I Congresso Internacional de Eletrofisiologia para Audiologia, em Maceió (AL): “Avaliação Eletrofisiológica: aspectos relacionados à percepção da fala e análise do PEATE” ministrada pelas professoras Denise Costa Menezes e Silvana Maria Sobral Griz; “O efeito do ruído nos potenciais evocados auditivo ministrada pelas professoras Karina Paes Advíncula e Silvana Maria Sobral Griz. c) Professor Hilton Justino da Silva participou como palestrante no IV Congresso de Fonoaudiologia da UDC Centro Universitário - Foz Do Iguaçu, 2020, com o tema “Uso da tecnologia em motricidade orofacial”; ministrou palestra no Simpósio comemorativo 05 anos revista signos fónicos com o tema “Ponencia Magistral: Revistas y Publicaciones Científicas en Fonoaudiología: Desafios Y Projecciones” em 2020 na Univesidad de Pamplona; do VI Congresso Sul Brasileiro de dor - I Congresso Sul brasileiro de medicina intervencionista em dor e V International Consensus and Guidelines in Medical Thermography com o tema “Termografia em voz”, em 2020; ministrou palestra intitulada “Tecnologias Aplicadas a la Motricidad Orofacial” na Universidad Autonoma de Chile em 2020. e) A Professora Bianca Arruda Manchester de Queiroga participou do Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem Brain Conection, em 2020 aconteceu de maneira online. A participação foi em uma mesa redonda com o tema “Estratégias para a promoção de habilidades cognitivo-linguísticas na pré-escola”.
3) IMPACTO SOCIOCULTURAL
Dentre as atividades desenvolvidas no programa com impacto sociocultural, destaca-se as atividades assistenciais à comunidade:
- O Serviço de atendimento interdisciplinar no teste da linguinha
O serviço faz parte de um projeto de extensão coordenado pelo Professor Hilton Justino da Silva. Em 2019 o serviço atendeu aproximadamente 500 crianças, sendo um serviço de referência no Estado de Pernambuco. Esse serviço conta com a parceria do Mestrado em Odontologia da UFPE.
Link: https://www.instagram.com/tlinguinhaufpe/
- Projeto de Extensão “Interface da Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia: integralidade na abordagem ao paciente”
Projeto coordenado pela Professora Adriana de Oliveira Camargo Gomes, desenvolvido no Hospital das Clínicas de Pernambuco, em parceria com o Curso de Medicina do Departamento de Cirurgia da UFPE.
- Projeto de Extensão “A Vez da Voz na Terceira Idade”
Projeto coordenado pela Professora Jonia Alves Lucena e desenvolvido no Núcleo de Assistência ao Idoso/Universidade Aberta à Terceira Idade (NAI/UNATI) da Universidade Federal de Pernambuco.
- O Programa de Extensão Pró-Parkinson
Projeto coordenado pela Profa. Maria das Graças Coriolano, é um programa multi e interdisciplinar que visa promover assistência às pessoas com Doença de Parkinson do Hospital das Clínicas da UFPE. As atividades do programa incluem os serviços ambulatoriais e a orientações gerais para realização de atividades em casa.
Link: https://www.instagram.com/proparkinsonufpe/?hl=pt
- O projeto de extensão Pró-Parkinson Voz
Projeto coordenado pela professora Zulina Souza de Lira, vinculado ao programa de extensão Pró-Parkinson da UFPE, é desenvolvido na Clínica de Fonoaudiologia Professor Fábio Lessa prestando atendimento a pessoas com doença de Parkinson e visa aos cuidados em saúde vocal executando atividades terapêuticas e lúdicas em prol da comunicação, da qualidade de vida e interação dos pacientes e seus acompanhantes.
- Projeto de Extensão respirAÇÃO oral: ações interdisciplinares
Projeto coordenado pela professora Daniele Andrade da Cunha como o objetivo de realizar promoção de ações interdisciplinares nas áreas de Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição e Otorrinolaringologia para crianças e adolescentes com diagnóstico de Respiração Oral, uma média 100 pacientes beneficiados anualmente. Os procedimentos adotados são palestras mensais e relatórios das ações; orientações familiares e aos pacientes nas áreas interdisciplinares da extensão; campanha de conscientização sobre a Respiração Oral e suas repercussões; elaboração de folders referente ao tema Respiração Oral; encaminhamentos precoces aos especialistas quando necessário. As ações proporcionam disseminação de informações na comunidade sobre a respiração oral, aumentando a atenção e os cuidados necessários para a prevenção e minimização das consequências que a respiração oral pode trazer ao indivíduo.
Link: https://instagram.com/respiracaooral?igshid=1bqdxbwhb6mui
4) IMPACTO TECNOLÓGICO E ECONÔMICO:
Cumprindo seu papel social e com o desenvolvimento da região e do país o programa busca desenvolver pesquisas que atendam, primordialmente às realidades e demandas sociais da região, dessa forma reforça seu compromisso social e fortalece o sistema de pós-graduação na região Nordeste. Uma das estratégias para cumprir sua missão é estreitar sua articulação com o Sistema de Saúde.
Em relação à articulação com o Sistema Único de Saúde, destacam-se os as pesquisas:
- “Os impactos da microcefalia decorrente do Zika-Vírus” é um projeto coordenado pela professora Mariana Leal e conta com a colaboração da professora Lilian Muniz desenvolvido com ampla articulação com outras Instituições e Secretaria Estadual de Saúde. Essa pesquisa é desenvolvida em parceria com O Grupo de Pesquisa da Epidemia da Microcefalia (MERG) é uma equipe de pesquisadores de diversas instituições que está em busca de respostas para os casos de microcefalia registrados no Brasil. Fazem parte do MERG: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhaes (CPqAM/Fiocruz-PE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES/PE), London School of Hygiene and Tropical Medicine (UK), Universidade de Pittsburgh (EUA), Fundação Altino Ventura (FAV), Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).
- “Efeito a Longo Prazo da Infecção pelo Zika Virus na Audição” coordenado pela professoras Lilian Ferreira Muniz, com a colaboração da professora Mariana de Carvalho Leal, desde 2020 conduzem o em parceria com o National Health Intitute (NIH) na pessoa do Prof. Jay C. Buckey, M.D (Professor de Medicina da Geisel School of Medicine at Dartmouth – Lebanon/EUA).
- “Repercussões miofuncionais orofaciais nas alterações do Frênulo Lingual”, coordenada pelo Professor Dr. Hilton Justino da Silva e colaboração das Professoras Dra. Daniele Andrade da Cunha e Dra. Ana Cláudia Araújo, que articula o PPGSCH com a Pós-Graduação em Odontologia e ainda oferece formação e educação permanente para os profissionais da rede, além da parceria desenvolvida com a Dra. Roberta Martinelli, idealizadora do “Teste da linguinha” para detecção precoce das alterações do frênulo da língua em bebês.
- “A Voz da Mulher Transgênero” dissertação de Danielle Pereira Menezes sob orientação da Profa. Dra. Jonia Alves Lucena e coorientação da Profa. Dra. Zulina Souza de Lira, cujo público foram as mulheres transgênero, pertencentes ao “Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans”, do Hospital das Clínicas de Pernambuco.
- “Orientação fonoaudiológica virtual: acompanhamento de usuários de implante coclear no processo de intervenção pós-operatório imediato” de Roberta Garcia Monteiro Vieira sob a orientação da professora Lilian Muniz, na sua dissertação intitulada desenvolveu um protocolo para orientação virtual quanto ao uso do dispositivo e aspectos relacionados à reabilitação auditiva, com uso restrito a um serviço público de referência, mas que pode ter seu uso ampliado para uso em outros espaços de saúde, podendo proporcionar maior segurança e autonomia aos usuários e maior proximidade entre família e centro de tratamento.
- “Efeito imediato de técnica vocal associada a realidade virtual e a estímulo auditivo rítmico na voz de pessoas com Parkinson” de Thalita Vitória Silva da Cruz sob a orientação da professora Zulina Lira, apresenta resultados que subsidiam a atuação fonoaudiológica, com a indicação uma técnica a ser aplicada nessa população específica.
- Análise da implantação do programa de triagem auditiva neonatal em um centro de referência do Recife” de Maria de Fátima Silva de Sousa sob a orientação da professora Silvana Griz contribui com importantes recomendações ao serviço de referência em triagem auditiva neonatal no estado de Pernambuco.
- “Validação de indicadores para avaliação do programa de conservação auditiva” e de Alcineide da Silva Pimenta “Análise de implantação do programa de conservação auditiva em empresas no estado de Pernambuco” sob a orientação da professora Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima apresentam um conjunto de indicadores e um protocolo validados para monitoramento e avaliação dos Programas de Conservação Auditivo no país, esse produto das dissertações, podem gerar impacto positivo e aperfeiçoamento da atuação do fonoaudiólogo no programa, mas também de aprimoramento do programa.