NUPIT NUPIT

Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica

Universidade Federal de Pernambuco

Av. Prof. Moraes Rego, 1235

Cidade Universitária

Recife - PE. CEP: 50670-901

 

 

CHAMADAS PÚBLICAS:

MCT/FINEP/CT-INFRA, PROINFRA 01/2004 Convênio FADE 01.05.0516.00

MCT/FINEP/CT-INFRA, PROINFRA 01/2005, Convênio FADE 01.06.0666.00

MCT/FINEP/CT-INFRA, PROINFRA 01/2006, CT-Infra 6 Convênio FADE 01.08.0047.00

MCT/FINEP/CT-INFRA, PROINFRA 01/2007 FINEP 0141/08

MCT/FINEP/CT-INFRA, PROINFRA 01/2008 FINEP 0430/09

MCT/FINEP/CT-INFRA, PROINFRA 01/2011

MCT/FINEP/CT-INFRA, PROINFRA 01/2012

 

  • Visão

Pioneiro no Brasil, o Nupit SG está devidamente estruturado e apropria-se de uma trajetória de ser um centro de excelência multidisciplinar e interdisciplinar de pesquisa, desenvolvimento e inovação que pretende levar o país a um alto nível em escala internacional em saúde, com ênfase a farmoquímicos, medicamentos e outros insumos essenciais e estratégicos para a saúde.

A visão do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino – Nupit SG é ser um espaço permanente de interação e aprendizagem, descoberta, produção e difusão de idéias e inovações no campo da saúde, buscando integrar as ciências sociais aplicadas em seus programas de ação.

 

  • Missão

A missão do Nupit SG é induzir a pesquisa, ensino, desenvolvimento, internalização e difusão de práticas científicas, tecnológicas, sociais e culturais capazes de superar lacunas e dificuldades encontradas no sistema nacional de saúde, operando como pólo de formação, atuação, informação e decisão em tecnologias, organizações, estabelecimentos e serviços em saúde.

O Nupit SG deve solidariamente produzir instrumentos para o desenvolvimento sustentado do Brasil e a formação de seus cidadãos.

 

  • Princípio fundamental

O princípio fundamental do Nupit SG é ter autonomia, ou seja, liberdade para pensar, criar, criticar, aprender, ensinar e produzir conhecimentos para o desenvolvimento do conjunto da população e para o avanço da ciência.

 

2. Impacto para a sociedade

 

  • Demandas de profissionais de novas tecnologias em saúde no Brasil, e em Pernambuco em particular
  1. Indústria
  2. Instituição de Ensino/Pesquisa

Professores de nível técnico

Professores de nível universitário

Pesquisadores em fármacos, medicamentos e outros insumos para a saúde

  1. Demandas de profissionais em farmoquímicos e biotecnologias em Pernambuco

Empresas de controle de qualidade de produtos para a saúde

 

3. Objetivos

 

O objetivo do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino da Universidade Federal de Pernambuco é contribuir em nível de excelência para fortalecer a capacidade brasileira de inovação no setor de insumos prioritários para a saúde, com ênfase na opção estratégica Fármacos e Medicamentos.

Deste modo, o Nupit SG tem por finalidade apoiar o desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde por meio da promoção de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação de processos e produtos; de serviços tecnológicos e de extensão; e assistência tecnológica, atendendo aos objetivos do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (Plano CTI 2007–2010) e as prioridades da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE - Fases I e II).

 

4. Justificativa

 

O Nupit SG se insere no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT&I) como uma entidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias para a saúde na medida em que se articula organicamente com Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica (INCT_if), em especial, e outros Institutos Nacionais, além de Núcleos de Excelência apoiados pelo CNPq (Pronex), Redes Temáticas e Grupos de Pesquisa.

 

Portanto, incorporado aos esforços de aprofundamento, expansão e consolidação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCT&I) do país, o Nupit SG busca atuar nas interseções entre as políticas brasileiras de desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (CIS). Esta prioridade estratégica da UFPE tem promovido a interação de grupos interdisciplinares de excelência acadêmico-científica do país e do exterior envolvidos na cadeia produtiva e inovativa farmacêutica.