Intercâmbio Intercâmbio

O Programa tem ampliado os intercâmbios com instituições nacionais e internacionais.Foi concluído com sucesso o PROCAD iniciado em novembro de 2007, em conjunto com os programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). O Programa foi coordenado pelo Prof. Antônio Torres Montenegro.

Demos início ao mestrado associado com a Universidade Federal de Sergipe. O curso de história naquele estado remonta a 1951, quando começou a funcionar junto a Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (FAFI). A demanda por um curso de pós-graduação stricto sensu, levou o departamento a propor a criação de um mestrado. Os obstáculos observados levaram o grupo a buscar uma associação temporária com um programa já estabelecido e consolidado, no caso, o PPGH-UFPE. Dos 12 docentes do programa, quatro são indicados pelo PPGH-UFPE.

Em novembro de 2011 foi estabelecido um convênio acadêmico entre as Universidades Federais do Ceará (UFC), Pernambuco (UFPE), Pará (UFPA) e Mato Grosso (UFMT). O convênio permite o trânsito de professores e alunos entre os Programas, estendendo-se aos acordos internacionais firmados pelos Pós-Graduações em História dessas universidades. Desde então vêm-se realizando, conjuntamente, em bases bianuais,edições do Seminário Internacional História e Historiografia.

Docentes do PPGH-UFPE têm orientaram alunos em regime de co-tutela de doutorado, envolvendo docentes de instituições estrangeiras com as quais temos convênios e acordos de cooperação, a exemplo da UniversitéBlaise-Pascal, em Clermont-Ferrand, França; da Universidad de Córdoba, na Espanha; e da Université Toulouse II Le Mirail, na França. Ressaltamos nosso convênio com aquela instituição francesa (Université Toulouse II Le Mirail), cuja coordenação na França está com o Professor Richard Marin e pela Professora Christine Dabat pela UFPE. Esta docente participa também do Mascipo, laboratório de ciências sociais da EHESS.Temos, também, um convênio com a Universidade de Leiden, vinculado ao Resgate-Holanda.

Há cerca de 12 anos o PPGH mantém importante articulação com a Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha. Em 2012, foi criado o Grupo de Investigación BRASILHIS (História do Brasil e Mundo Hispânico em perspectiva comparada), com sede na USAL e direção do Professor José Manuel Santos Pérez. Além da USAL e UFPE, o grupo reúne ainda docentes-pesquisadores da Universidade Mackenzie, Universidade de São Paulo, Universidade de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Maranhão, CSIC-Madri, Universidade de Barcelona e Universidade Complutense de Madri.

O Professor George Cabral integra a equipe brasileira de um projeto CAPES-COFECUB intitulado “O bom governo das gentes”. Este projeto tem como coordenadores da equipe brasileira o Professor João Fragoso (UFRJ) e da equipe francesa o Professor Jean-Frédéric Schaub (EHESS). O projeto conta ainda com a participação de docentes das seguintes instituições brasileiras: UFF, UFRGS, UEMA e UnB.

Também no âmbito do programa CAPES-COFECUB destacamos o projeto no qual participam os Professores José Bento e Marcus J. M. de Carvalho, com equipe brasileira sob coordenação do Professor Eurípedes Funes (UFC) e equipe francesa sob coordenação do Professor Richard Marin (Universidade de Toulouse II). Este projeto é uma das ações conjuntas desenvolvidas dentro do convênio que envolve a UFC, UFPE, UFMT e UFPA.