Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGEA)
Extensão e Inserção Social Extensão e Inserção Social
Na vertente de Inserção Social, vale destacar alguns programas extensionistas que tem sido desenvolvido na UFPE e teve parcerias ou contribuição, de docentes e/ou discentes do PPGEA/UFPE:
Futuras Cientistas:
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) despontou como pioneiro lançando o Edital Futuras Cientistas. O programa Futuras Cientistas é coordenado pela professora do Programa Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial - PPGEA a Dra. Giovanna Machado. O programa Futuras Cientistas está hoje em sua 7º Edição e visa à inclusão de estudantes e professoras do Ensino Médio, de Escolas Estaduais localizadas no Estado de Pernambuco, nas diversas áreas de ciência, tecnologia, engenharias e matemática. O projeto tem parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE-PE), Secretaria da Mulher (SECMULHER-PE) e Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN)
O programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares das Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas áreas de química, física, matemática, biologia e engenharias, destinado a estudantes e professoras de ensino médio.
Dados do World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial, em tradução livre) revelaram que o Brasil se encontra na posição 95, dentre 144 países avaliados, da maior desigualdade de gênero em representação científica, política e econômica. Segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mesmo as mulheres correspondendo a mais de 52% das estudantes de pós-graduações, elas representam apenas 35% do total das modalidades de bolsistas de pesquisa do CNPq.
No intuito de contribuir para aumentar a representatividade das mulheres em áreas hoje ainda de domínio masculino o Programa Futuras Cientistas tem priorizado diversos campos das políticas sociais; desde a inclusão de meninas de baixa renda, estudantes de escolas estaduais, em espaços de desenvolvimento científico, até o aumento da participação feminina nas ciências exatas. Ainda, o projeto engloba políticas econômicas e ambientais, pois o desenvolvimento tecnológico da sociedade moderna é alcançado ao se aliar necessidades locais ao desenvolvimento sustentável, cujos aspectos são objetos de estudo das Futuras Cientistas dentro do programa.
Como resultados esperados Programa Futuras Cientistas espera obter o aumento da quantidade de mulheres nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática. O programa tem estimulado as alunas de ensino médio a melhorar sua atuação na escola, visto que o Programa utiliza como critério de classificação das candidatas a média aritmética dos dois primeiros bimestres do ano letivo corrente, enviadas pela escola o qual a aluna estuda, em cada uma das disciplinas de Química, Física, Matemática, Biologia e Português.
O Programa, em seus objetivos gerais e específicos, bem como em seu potencial de alcance, também contribui ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU no âmbito da Agenda 2030, tais como:
O Futuras Cientistas apresenta grande potencial de se tornar modelo de qualidade e inspiração para outros projetos que possuam a finalidade de incluir mulheres nas ciências exatas, bem como diminuir preconceitos de gênero recorrente na sociedade. A proposta estimula a atuação em rede de diversos institutos, participando em uma gestão integrada e focada na inserção da mulher em espaços dominantemente masculinos. Desta forma, a proposta não se limita localmente quanto aos impactos proporcionados na vida das mulheres, mas apresente em sua essência a necessidade de expansão para atuação conjunta entre institutos de pesquisa.
Em janeiro de 2019 - 2020 o programa Futuras Cientistas, foi ampliado e contou com a participação de 30 meninas da rede estadual de ensino de Pernambuco, sendo 20 estudantes e 10 professoras. Dessa vez, as pesquisas foram desenvolvidas no CETENE e em diversos laboratórios parceiros, incluindo a participação de institutos como UFRPE, UFPE, CRCN-NE e Porto Digital. Na UFPE contamos com a participação do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimentos de Materiais (INTM), o qual desenvolveu o plano de trabalho intitulado ENGENHARIA DE MATERIAIS PARA A VIDA: CIÊNCIA, PESQUISA E EXTENSÃO e teve a participação de discentes e docentes dos programas de Pós Graduação em Engenharia Aeroespacial – PPGEA e Engenharia Mecânica – PPGEM.
Instagram: @futurascientistas
Vídeo institucional: https://youtu.be/cKX_-PUuDI0
O projeto Marte:
Materiais, Ciência e Arte – é um projeto de extensão do Curso de graduação em Engenharia de Materiais da UFPE que visa difundir a ciência através de um diálogo com a sociedade, a Ciência e Engenharia de Materiais, unindo ciência e arte de forma contextualizada e conta com a participação de discentes do PPGEA/UFPE, bem como de outros programas de pós-graduação, conectando, dessa forma, graduação e pós-graduação, conforme preconizado pela CAPES. A Profa. Magda Vieira, coordenadora do projeto Marte, atua como participante externa no PPGEA/UFPE coorientado dissertações de mestrado junto com o professor permanente do PPGEA/UFPE, Prof. Severino L. Urtiga Filho.
Instagram: @projeto.marte
Projeto Mini-Foguetes:
É um projeto de extensão, que visa o estudo experimental de sistemas de propulsão, ignição, aerodinâmica e subsistemas de controle de foguetes de sondagem (mini-foguetes). Envolve estudantes da UFPE de diferentes cursos de graduação. A coordenação da proposta atualmente, contemplada pelo Edital de Apoio aos Grupos de Foguetes Acadêmicos, promovido pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), por meio do Termo de Fomento junto à Agência Espacial Brasileira (AEB), é o Prof. Marcus Costa de Araújo do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE, participante externo do PPGEA. No período 2019-2020 contou com a participação do Prof. Bráulio Silva Barros, docente do PPGEA/UFPE.
Vídeo institucional: https://youtu.be/vm-D7fdY2PA
Em construção...
Ações
Ago/2021 |
Acesso por: https://youtu.be/osdfeisfWXA |
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