Projetos Projetos

Projetos relevantes em andamento

 

Pesquisa e Tecnologias Hídricas para o Desenvolvimento do Semiárido de Pernambuco (2018 – atual)

Com apoio da FACEPE, envolvendo as universidades UFRPE (Recife), IPA, UFPE (Recife), UNICAP, UNIVASF e UPE (Recife) com o objetivo de aprimorar tecnologias para um manejo adequado dos recursos hídricos no semiárido de Pernambuco.
 
 

Planejamento territorial, ambiental e dos recursos naturais no município de Caruaru, PE (2018 – atual)

O projeto se destina a desenvolver ampla plataforma de planejamento territorial do município de Caruaru, ao mesmo tempo que dará suporte ao desenvolvimento de pesquisas nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente e Engenharia Cartográfica. A base do desenvolvimento é o recorte das informações levantadas no Programa Pernambuco Tridimensional, seja no meio urbano, seja na zona rural. Ações como detecção de áreas de vulnerabilidade, proteção de mananciais, prevenção e mitigação dos eventos extremos de secas e inundações vem sendo iniciadas em sub-projetos de pesquisa de Mestrado e Iniciação Científica no âmbito do território municipal.
 
 

INCT Mudanças Climáticas- Fase 2 (2017 – atual)

Consórcio de mais de 200 cientistas de 38 grupos de pesquisa, de 15 estados do Brasil, e com o apoio de 12 instituições de 11 países esta submetendo ao CNPq o projeto de INCT Mudanças Climáticas (INCT-MC). Este projeto representa uma continuidade do INCTMC anterior que começou em 2009 e termina em 2014. O novo INCT se baseia nos resultados científicos e tecnológicos do INCT-MC anterior. No INCT-MC de 2008-2014 foram abordados e desenvolvidos estudos de: base científica das mudanças ambientais globais; impactos, adaptação, vulnerabilidade; mitigação, e esforços de inovação tecnológica em modelos do sistema climático, geo-sensores e sistema de prevenção de desastres naturais. O INCT-MC anterior teve a participação de mais de 400 pesquisadores do Brasil e de 18 países e interagiu com vários outros INCTs.
 
 

Pesquisas integradas para a Garantia da Sustentabilidade hídrica, alimentar e energética no Bioma Caatinga (PEGASUS) (2017 – atual)

Projeto aprovado na Chamada MCTI/CNPq Nº 19/2017 - Nexus I: Pesquisa e Desenvolvimento em Ações Integradas e Sustentáveis para a Garantia da Segurança Hídrica, Energética e Alimentar nos Biomas Caatinga e Cerrado. Tem como objetivo geral conduzir pesquisas integradas de monitoramento em longo prazo, experimentação em campo, e modelagem climática, hidrológica, agrícola e biogeoquímica para desenvolver tecnologias sustentáveis para o aumento da segurança hídrica, alimentar e energética e de adaptação para as mudanças climáticas no Bioma Caatinga. A proposta reúne vários grupos de pesquisa dedicados a temas relacionados à sustentabilidade no Bioma Caatinga das principais instituições de pesquisa da região Nordeste. A proposta também inclui o principal grupo de pesquisadores do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e Carbono no Bioma Caatinga (ONDACBC), financiado pelo Edital INCT 16/2014, que agrega outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
 
 

Interação água superficial e água subterrânea e mitigação de efeitos de secas (2017 – atual)

Modelagem do fluxo superficial integrado com o fluxo subterrâneo para definição de estratégias adequadas para preservar acumulação e qualidade das águas no solo, reduzindo o impacto da evaporação. Mapeamento de aluviões e prospecção geofísica.
 
 

Estudos de processos hidrológicos como base para o gerenciamento de recursos hídricos no estado de Pernambuco - experimentação e modelagem, cenários atuais e futuros: (2017 – atual)

A motivação para o presente projeto é incrementar o conhecimento das diferentes bacias hidrográficas no estado de Pernambuco e projetar cenários de possíveis impactos sobre os recursos hídricos de mudanças climáticas, mudanças de uso do solo e medidas adaptativas e de gestão da oferta, da demanda e de infraestruturas hídricas. O projeto se baseia em duas componentes: uma observacional, apoiada em duas redes de bacias experimentais e representativas: a REHISA (Rede de Hidrologia do Semiárido) e a REHIDRO (Estudos hidrológicos e sedimentológicos em Bacias experimentais e representativas do semiárido e cerrado), através de monitoramento de variáveis hidrológicas e experimentação; e a outra componente de modelagem/ simulação. Estas pesquisas alimentarão um sistema a ser desenvolvido semelhante ao HUMUS dos Estados Unidos e desenvolvido pela Texas A & M University que está sendo criado com a parceria apresentada nesta proposta entre UFPE, UFRPE, IPA, ITEP EMBRAPA e Texas A & M University, que localmente recebe a denominação de SUPer (Sistema de Unidade de Respostas Hidrológicas para Pernambuco). Este sistema possuirá um banco de dados que possibilitara a avaliação da quantidade e qualidade das águas existentes nas bacias hidrográficas de Pernambuco aplicando o modelo SWAT.
 
 

Telhados Verdes em Região Semiárida: Possibilidades de Reuso da A´gua e Desempenho Térmico (2015 – atual)

O objetivo geral deste projeto é a realização de ana´lise, sob condic¸o~es controladas, do desempenho dos telhados verdes em clima semia´rido pernambucano e proposic¸a~o de aprimoramento.
 
 

Modelo de avaliação, quantificação e valoração dos serviços ambientais hidrológicos aplicados ao gerenciamento dos recursos hídricos no estado de Pernambuco (2014 – atual)

Objetiva em caráter holístico o amplo conhecimento do funcionamento dos serviços ambientais hidroclimáticos nas superfícies das bacias Pernambucanas aonde se desenvolvem atividades agrícolas, ou caracterizam zonas de estresse hídrico sobre eventos extremos, e, a partir de tal conhecimento, correlacionar os incrementos produtivos consequentes da perpetuação de tais serviços, e ainda, como resultado concorrente, a proposta de um modelo econômico hidrológico regional com bases sustentáveis (PSA), que funcione como instrumento assessório de gestão e gerenciamento dos recursos hídricos.
 
 

Instrumentos de Suporte à Decisão Aplicados à Análise da Necessidade de Transposição das Águas do Rio São Francisco (2013 – atual)

Baseada em experiências internacionais bem sucedidas, a política preponderante busca interligar bacias hidrográficas para o atendimento das demandas do semiárido. Este trabalho analisa as bacias hidrográficas do Nordeste incluídas no projeto de transposição de águas do rio São Francisco, os reservatórios de usos múltiplos associados ao projeto e o complexo de adutoras projetadas para complementar o abastecimento de água em Pernambuco e Paraíba a partir do Eixo leste da Transposição. O modelo desenvolvido é baseado em simulações chuva-vazão para análise do comportamento das bacias receptoras e técnicas de programação não-linear buscando a alocação otimizada da transferência de água.
 
 

Operação de reservatórios para usos múltiplos (2012 – atual)

Estudo de reservatórios no semiárido com avaliação dos usos múltiplos, considerando: abastecimento de água; melhoria da qualidade da água; irrigação; piscicultura.
 
 

Parque Capibaribe (2013 – atual)

Revitalização do Rio Capibaribe e seus afluentes na planície do Recife.