O Centro Acadêmico de Vitória O Centro Acadêmico de Vitória
Em funcionamento desde 21 de agosto de 2006, o Centro Acadêmico de Vitória (CAV), localizado na cidade de Vitória de Santo Antão, tem caráter multidisciplinar e está estruturado em cinco núcleos de conhecimento, a partir dos quais surgiram os 6 cursos presenciais e 2 EADs: Bacharelado em Enfermagem, Bacharelado em Nutrição, Licenciatura em Ciências Biológicas (presencial), Licenciatura em Ciências Biológicas (EAD), Bacharelado em Educação Física, Licenciatura em Educação Física (presencial), Licenciatura em Educação Física (EAD) e Bacharelado em Saúde Coletiva.
O CAV é vinculado ao sistema de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco.
Estrutura Física
O CAV é composto por seis blocos distintos, sendo um deles o bloco administrativo denominado Tabocas, quatro blocos dedicados ao ensino e um bloco destinado aos gabinetes dos professores. Além disso, possui outro edifício de ensino, atualmente alugado, localizado próximo à praça da Matriz.
No bloco administrativo, encontram-se importantes setores como a Diretoria, Vice-Diretoria, CIFIC, Escolaridade, Secretaria Geral de Graduação, Secretaria Geral de Pós-Graduação, Gestão de Pessoas, além das salas das coordenações dos cursos de graduação e uma copa. Adjacente ao bloco administrativo, está a Biblioteca com dois pavimentos e a Coordenação de Acessibilidade.
O bloco de ensino Pirituba, situado próximo à praça (área verde), abriga salas de aula, Laboratórios de Anatomia, Microbiologia e Imunologia, Fisiologia e Farmacologia, uma sala de descontaminação, a central de segurança, Laboratório de Informática e um almoxarifado.
No bloco Bela Vista, erguido em dois pavimentos, estão localizadas salas de professores, salas de aula, Laboratórios de Semiologia e Semiotécnica, Avaliação Clínica, Urgência e Emergência, Centro Cirúrgico, Parasitologia, Microscopia, Multifuncionais, Técnica Dietética, Bromatologia, Microbiologia de Alimentos, Tecnologia em Biomateriais, Biotecnologia e Farmaco, Biodiversidade, além da sala da coordenação dos Laboratórios.
Órgãos Acadêmicos e Administrativos Órgãos Acadêmicos e Administrativos
Horário de funcionamento: 8h às 21h.
Contatos:
- E-mail: bibcav@ufpe.br
- Telefones:
- Coordenação - (81) 3114-4112;
- Sala Multimídia - (81) 3114-4111;
- Atendimento - Empréstimo (81) 3114-4145;
- Sala dos Bibliotecários - (81) 3114-4168.
Equipe:
- Bibliotecários(as):
- Giane da Paz Ferreira Silva (Coordenadora) giane.silva@ufpe.br;
- Ana Ligia Feliciano dos Santos analigia.santos@ufpe.br;
- Jaciane Freire Santana jaciane.santana@ufpe.br;
- Jonatan Cândido da Silva jonatan.candido@ufpe.br.
- Assistentes Administrativos:
- Amanda Lays Rodrigues da Silva amanda.lays@ufpe.br;
- Amil Edardna de Andrade Lima amil.lima@ufpe.br;
- Dayvson da Costa Pimentel dayvson.pimentel@ufpe.br;
- Eugênio Augusto Pessoa de Noronha eugenio.noronha@ufpe.br;
- Filipe Eduardo de Lima Santos filipe.lsantos@ufpe.br;
- José João de Oliveira Júnior joao.oliveirajunior@ufpe.br.
- Auxiliares Administrativos:
- Amanda Paulino do Nascimento amanda.paulino@ufpe.br;
- Anderson Gustavo da Silva anderson.gustavo@ufpe.br.
Desrição de atividades:
- Pesquisa no Portal de Periódicos da CAPES para acesso ao texto completo das publicações científicas nacionais e estrangeiras;
- REDE PERGAMUM UFPE - Pesquisa online ao catálogo da biblioteca;
- Serviço de renovação e reserva de livros via internet;
- Acesso disponível pela intranet aos serviços;
- Participação em redes bibliográfica (CCN, REDE PERGAMUM DO PARANA, BVS, COMUT);
- Solicitação de cópias de artigos em bibliotecas brasileiras através do COMUT;
- Disseminação seletiva da informação através de boletins de alerta eletrônicos;
- Orientação na normalização de trabalhos acadêmicos;
- Reserva da bibliografia usada nos cursos (Coleção de consulta);
- Horário de funcionamento diário ininterrupto;
- Livre acesso ao acervo, possibilitando ao usuário o manuseio das obras;
- Página Web da biblioteca;
- Capacitação de usuários (presencial);
- Biblioteca digital Institucional BDTD/UFPE;
- Catalogação na fonte;
- Visitas dirigidas;
- Empréstimos entre bibliotecas;
- Oferece suporte técnico nas aulas de Metodologia Científica na graduação e pós-graduação;
- Exposições periódicas;
- Agendamento de salas para estudo em grupo;
- Atendimento a alunos Pré-vestibular (CAVEST), com acervo direcionado para o ensino médio;
- Disponibiliza acesso a rede Wireless.
Horário de funcionamento: 07h30 às 19h30
Contatos:
- Coordenação Geral do CIFC-CAV:
- Fone: (81) 3114-4126
- E-mail: coordenacao.cifc@ufpe.br.
- Finanças:
- Fone: (81)3114-4123 / 4124/ 4125 / 4126 | 2126 - 7343;
- E-mail: compras.cav@ufpe.br.
- Infraestrutura:
- Fone: (81)3114-4161
- E-mail: ginfra.cav@ufpe.br
Servidores:
Jonas Cabral de Barros Junior (Coordenador)
Jaelson da Silva Souza (Gerente de Finanças)
Celso Gama Pessoa Silva (Gerente de Infraestrutura)
Diego Deyvison dos Santos
Alexsandra Alexandre Bezerra (Segurança do Trabalho)
Carla Patrícia da Silva (Assistente de administração)
Hugo Thomás Pereira da Silva (Assistente de administração)
Plínio Fernandes Brasil de Azevedo (Gestor Predial)
Descrição de atividades:
- Gerência de Infraestrutura do Centro:
- Elaboração dos Termos de Referência (TR) específicos deste Centro;
- Suporte ao setor demandante na pesquisa de preço para estimativa de custo em aquisições e contratações para itens exclusivos;
- Planejamento das compras do exercício;
- Gestão das adesões às atas de registro de preços (ARPs);
- Gestão das compras conjuntas (IRPs);
- Gestão das solicitações de aquisição;
- Coleta de demanda das unidades administrativas e acadêmicas do Centro;
- Instrução de processos de compras (inexigibilidade, dispensa, adesão à ARP, licitação etc.);
- Acompanhamento da situação de regularidade fiscal, trabalhista, previdenciária e de idoneidade de fornecedores;
- Acompanhamento dos processos de compras e contratações, visando o cumprimento dos prazos legais;
- Apoio aos convênios do Centro;
- Execução de recursos próprios, conforme orientação da Direção ou Conselho do Centro;
- Solicitação de crédito extraordinário;
- Prestação de informações junto à Pró-Reitoria de Planejamento Orçamentário e Finanças (PROPLAN) acerca da previsão de arrecadação de receita própria;
- Acompanhamento de arrecadação dos recursos próprios;
- Consulta aos órgãos de controle da UFPE sempre que necessário.
- Gerência de Finanças e Compras do Centro:
- Elaboração dos Termos de Referência (TR) específicos deste Centro;
- Suporte ao setor demandante na pesquisa de preço para estimativa de custo em aquisições e contratações para itens exclusivos;
- Planejamento das compras do exercício;
- Gestão das adesões às atas de registro de preços (ARPs);
- Gestão das compras conjuntas (IRPs);
- Gestão das solicitações de aquisição;
- Coleta de demanda das unidades administrativas e acadêmicas do Centro;
- Instrução de processos de compras (inexigibilidade, dispensa, adesão à ARP, licitação etc.);
- Acompanhamento da situação de regularidade fiscal, trabalhista, previdenciária e de idoneidade de fornecedores;
- Acompanhamento dos processos de compras e contratações, visando o cumprimento dos prazos legais;
- Apoio aos convênios do Centro;
- Execução de recursos próprios, conforme orientação da Direção ou Conselho do Centro;
- Solicitação de crédito extraordinário;
- Prestação de informações junto à Pró-Reitoria de Planejamento Orçamentário e Finanças (PROPLAN) acerca da previsão de arrecadação de receita própria;
- Acompanhamento de arrecadação dos recursos próprios;
- Consulta aos órgãos de controle da UFPE sempre que necessário.
Horário de funcionamento: 7h30 às 19h30
Contatos:
- Fone: (81)3114-4129 / 4130
- E-mail:
Servidores:
- Betania Nascimento - Técnica em Assuntos Educacionais - betania.nascimento@ufpe.br;
- Gustavo Santana - gustavo.psantana@ufpe.br;
- Luana Leite - Psicóloga - luana.leite@ufpe.br;
- Matheus Barros - matheus.vbarros@ufpe.br;
- Nélia Fonseca – Assistente Social - nelia.melo@ufpe.br;
- Natália Reis – Psicóloga e Coordenadora - natalia.reis@ufpe.br;
- Renata Nascimento - Psicóloga - renata.snascimento@ufpe.br;
- Vanuza Ribeiro – Assistente Social - francisca.ribeiro@ufpe.br;
- Ymira da Silva – Assistente Social - ymira.silva@ufpe.br.
Desrição das atividades:
Implementar programas, projetos e ações de assistência estudantilno âmbito do Centro Acadêmico de Vitória, em conformidade com a Política de Assistência Estudantil da UFPE.
Horário de funcionamento: 08h às 12h / 13h às 17h (presencial e remoto)
Contatos:
- Fone: (81) 3114-4141;
- E-mail: extensaoecultura.cav@ufpe.br;
- Instagram.
Coordenação:
- Coordenador: Adriano Bento Santos
- E-mail: adriano.bento@ufpe.br
- Vice-coordenador: Emerson Peter
- E-mail: emerson.sfalcao@ufpe.
br
- E-mail: emerson.sfalcao@ufpe.
Servidores:
- Kelly Lopes Pereira da Silva;
- Mirana Carla da Silva.
Descrição das atividades:
- Acompanhar e fazer o controle dos registros das ações de extensão e seus relatórios finais no SIGProj;
- Emitir parecer sobre as ação de extensão e cultura;
- Assessorar os docentes na elaboração e registro de ações de extensão e cultura;
- Executar as decisões do Colegiado da Câmara de Extensão e Cultura;
- Emitir declaração para os Membros Pareceristas da Câmara de Extensão e Cultura
- Acompanhar e preparar reuniões junto com a Câmara Setorial de Extensão e Cultura e elaborar as atas;
- Divulgar as ações de extensão desenvolvidas por este Centro para a comunidade acadêmica;
- Controlar documentos e correspondências.
Horário de funcionamento: 7h às 22h
Contatos:
- Fone: (81) 3114-4128 (Whatsapp, clique aqui);
- E-mail: csl.cav@ufpe.br;
- Fale com a CSL (Clique aqui).
Servidores:
- Coordenação:
- Coordenadora: Michelle Rose de Oliveira Silva
- E-mail: michelle.rosilva@ufpe.br
- Vice-Coordenadora: Anderson Emmanoel Silva Santos
- E-mail: anderson.ssantos@ufpe.br
- Coordenadora: Michelle Rose de Oliveira Silva
- Assistente em Administração
- Anne Karolinne da Silva Santos - (anne.karolinne@ufpe.br)
- Técnicos de Laboratórios
- Anderson Emmanuel Silva Santos - (anderson.ssantos@ufpe.br);
- André Pukey Oliveira Galvão - (andre.pukey@ufpe.br);
- Anna Carla Feitosa Ferreira de Souza - (anna.carla@ufpe.br);
- Bruno Cesar Querino de Souza - (bruno.querino@ufpe.br);
- Cláudia Daniely Soares da Silva - (claudia.danielysoares@ufpe.br);
- Danilo Augusto Ferreira Fontes - (danilo.fontes@ufpe.br);
- Edmária Kelly de Lima Benício da Silva - (edmaria.silva@ufpe.br);
- Emyliane Maria de Medeiros Lima - (emyliane.lima@ufpe.br);
- Gabriel Olivo Locatelli - (gabriel.locatelli@ufpe.br);
- Juliete Lira de Souza Lima - (juliete.lima@ufpe.br);
- Michelle Rose de Oliveira Silva - (michelle.rosilva@ufpe.br);
- Nelson Correia de Lima Júnior - (nelson.climajr@ufpe.br);
- Pedro Thiago da Silva - (pedro.thiagosilva@ufpe.br);
- Rafael Augusto Albuquerque Ribeiro da Silva - (rafael.aarsilva@ufpe.br);
- Rosane Costa da Silva Galvão - (rosane.csgalvao@ufpe.br);
- Sílvio Assis de Oliveira Ferreira - (silvio.assis@ufpe.br);
- Suzana Cristina da Silva Ramos - (suzana.ramos@ufpe.br);
- Vanuza Pereira da Silva - (vanuza.vps@ufpe.br).
- Biólogo
- Fred Brainer Silva - (fred.brainer@ufpe.br);
- Farmacêutico
- Gleybson Correia de Almeida - (gleybson.almeida@ufpe.br);
- Médico Veterinário
- Ramon Tadeu Galvao Alves Rodrigues - (ramon.galvao@ufpe.br);
- Nutricionistas
- Niedja Maria da Silva Lima - (neidja.lima@ufpe.br);
Rodrigo Luis da Silveira Silva - (rodrigo.ssilva@ufpe.br);
- Niedja Maria da Silva Lima - (neidja.lima@ufpe.br);
- Química
- Sidicleia Bezerra Costa Silva - (sidicleia.bsilva@ufpe.br).
Descrição das Atividades:
A Coordenação Setorial de Laboratórios (CSL) pertence à estrutura organizacional do Centro Acadêmico de Vitória, da Universidade Federal de Pernambuco. A CSL gerencia 37 laboratórios acadêmicos que atendem aos cursos de graduação e pós-graduação do Centro, onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Atualmente a CSL é dividida em competências administrativas e técnicas para garantir que todas as atividades sejam realizadas de maneira adequada.
Competências da Coordenação:
- Garantir o bom funcionamento dos laboratórios acadêmicos do CAV;
- Controlar a entrada e saída de usuários nos laboratórios do CAV;
- Realizar o agendamento e a distribuição de aulas práticas de acordo com a demanda e o perfil dos laboratórios;
- Elaborar normas e formulários visando o bom funcionamento dos laboratórios do CAV;
- Assessorar a instalação, calibração e manutenção dos equipamentos nos laboratórios acadêmicos do CAV;
- Garantir corpo técnico na preparação das aulas práticas e nas atividades de pesquisa e extensão;
- Realizar ou orientar coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos; assim como seu adequado armazenamento e descarte;
- Assessorar as aulas de campo;
- Apoiar as visitas técnicas realizadas por professores, pesquisadores e acadêmicos de outras instituições universitárias e escolares;
- Fiscalizar a permuta de equipamentos entre os laboratórios do CAV;
- Gerenciar estoques de materiais utilizados nos laboratórios do CAV;
- Apoiar eventos científicos promovidos pela Instituição no âmbito dos laboratórios do CAV.
Horário de funcionamento: 8h às 12h e 14h às 18h
Contatos:
- Fone: (81) 3114-4102;
(81) 3114-4104 (Whatsapp - Fale com a Direção).
- E-mail: diretoria.cav@
ufpe.br - Direção;
gpessoas.cav@
Diretoria:
- Diretor: Profº Dr. José Antônio dos Santos
- E-mail: joseantonio.santos@ufpe.br
- Vice-diretora: Profª. Drª. Michelle Galindo de Oliveira
- E-mail: michelle.oliveira@ufpe.br
Servidores:
- Antônio Quintino Leite Neto (Médico do Trabalho) - antonio.quintino@ufpe.br;
- Kátia Elaine de Vasconcelos e Silva (Secretária de Centro) - katia.evsilva@ufpe.br;
- Jonathan Félix de Carvalho (Administrador) - jonathan.carvalho@ufpe.br;
- José Santana de Oliveira (Motorista);
- Patrícia do Nascimento Silva (Coordenadora Administrativa / Gestão de Pessoas) - patricia.nascimentos@ufpe.br.
Unidades subordinadas:
- Secretaria da Diretoria:
- Acompanhar e preparar reuniões com a Diretoria e Conselho Gestor e elaborar atas;
- Controlar documentos e correspondências;
- Controle da agenda e os compromissos da Diretoria e Vice-diretoria;
- Emissão de documentos oficiais: (Ordens de Serviço, Portarias, Comunicações Internas, Ofícios Circulares, Declarações, Cartas de Anuência, Ofícios);
- Instrução de Processos de Afastamentos;
- Instrução de Processos de Estágio Probatório;
- Instrução de Processos de Progressão Docente e Concurso Docente;
- Providenciar e acompanhar a publicação e registro de atos expedidos pela Unidade;
- Supervisão de bolsistas de desenvolvimento profissional;
- Coordenar e organizar festas e eventos do Centro;
- Coordenar e organizar os protocolos cerimoniais do centro.
-
Coordenação Administrativa e de Gestão de Pessoas:
- Recebimento e orientação a novos servidores;
- Instrução de benefícios funcionais como auxilio saúde, pré-escolar, alimentação e transporte;
- Documentos oficiais da Diretoria do Centro: (Ordens de Serviço, Portarias, Comunicações Internas, Ofícios Circulares, Declarações, Cartas de Anuência, Ofícios);
- Marcação e Alteração de Férias;
- Diárias;
- Solicitação de uso do Carro Oficial;
- Instrução de Processos de Auxílio Financeiro;
- Concurso Docente;
- Acompanhamento e dimensionamento das necessidades de pessoal do Centro;
- Planejamento e execução de editais e cadastro para bolsas de desenvolvimento profissional;
- Planejar, programar, organizar, coordenar e controlar a execução das atividades relacionadas com a gestão de pessoal.
Horário de funcionamento: 7h às 21h
Contatos:
- Telefone:
- (81) 3114-4106 / 4107
- (81) 2126-7965
- E-mail:
Servidores:
- Coordenação:
- Dilma Ferreira da Silva
- Apoio Administrativo:
- Anatielly Rodrigues Balbino de Lima
- Débora Daniela Gomes Dornelas de Andrade
- Francisco de Assis Mota
- Jaelson José de Santana
- Marcelo Pinheiro de Souza
- Marlos Henrique Nunes Florentino
Descrição das atividades:
- Formalizar solicitação de dispensas de disciplinas;
- Formalizar solicitação de acompanhamento especial;
- Distribuir os espaços físicos para ministração de aulas;
- Conferir documentação de diploma;
- Reservar salas ou auditório para atividades;
- Emitir documentos solicitados pelos discentes;
- Receber e encaminhar pedidos de segunda chamada e revisão de provas;
- Realizar levantamento dos discentes aptos a receber a Láurea Universitária;
- Realizar levantamento dos discentes aptos a colar grau;
- Auxiliar as coordenações nos processos de estágios;
- Divulgar horários das aulas;
- Distribuir materiais didáticos para os docentes;
- Receber e encaminhar pedidos a respeito de guarda religiosa;
- Prestar outros atendimentos e informações ao público em geral.
Informações Importantes
- Manual Acadêmico
Este manual traz informações relevantes, como: matrícula acadêmica, trancamento de vínculo, faltas, estágio e mobilidade nacional.
Clique aqui para mais informações e acessar po manual do estudante.
Horário de funcionamento: 08h às 20h
Contatos:
- Fone: (81)3114-4149
- E-mail: nati.cav@ufpe.br
Servidores:
- Alcides Francisco da Silva Filho;
- Éber Luís de Melo Santos;
- Gilsemar Cavalcanti Nascimento Filho;
- José Luciano de Sena.
Descrição das atividades:
O NATI atua como uma extensão da STI, provendo apoio local aos usuários dos serviços de TIC distribuídos pelos diversos prédios da UFPE. Sendo responsável pela descentralização das atividades da STI, devendo responder aos interesses e necessidades do órgão onde está instalado, mas com total observância técnica e administrativa quanto ao que estabelece a STI.
Para solicitação dos serviços do NATI, realizar a abertura de chamado através do portal do CSTIC (clique aqui) ou pelo telefone: (81) 2126 - 7777.
Veja aqui os serviços prestados pelo NATI.
Horário de funcionamento: 07h às 19h
Contatos:
- Fone: (81) 3114-4109 / 4119
- E-mail: sgg.cav@ufpe.br
Secretários:
- Secretária Geral: Marcela de Souza Santiago;
- Vice-Secretário: Claudio José Lima de Castro.
Servidores:
- Aldeni Geraldo do Prado Nascimento;
- Cleide do Nascimento Monteiro Borges Filha;
- Givaldo Henrique Gomes dos Santos;
- Gilson Andrade Ferrer de Morais;
- Jimy Davison Emídio Cavalcanti;
- Raphael Luis da Silva Moreno.
Descrição das atividades:
- Suporte às Coordenações dos Cursos no atendimento a discentes e docentes e atendimento ao público em geral (docentes de outros cursos, discentes e comunidade externa) nos turnos diurno e noturno;
- Atendimento e informações sobre processos e documentos nos sistemas eletrônicos, acadêmicos e administrativos relativos às atividades do setor;
- Atendimento e informações aos alunos, técnicos administrativos e docentes sobre documentos necessários e auxílio financeiro para as Aulas de Campo (Excursão Didática);
- Atendimento aos alunos, técnicos administrativos, docentes, coordenadores e supervisores de estágios, sobre o processo para Convênio de Estágio das instituições concedentes;
- Organização das Colações de Grau Coletiva, em Separado e Antecipada do CAV.
- Suporte aos formandos para informações, agendamento e controle de assinatura antes, durante e até depois da colação de grau (conjunta e em separado);
- Apoio às Coordenações de Curso sobre coleta, distribuição e preenchimento da planilha do Estágio Docência;
- Atendimento aos alunos, docentes e técnicos administrativos sobre as informações e atualizações sobre perfis curriculares, disciplinas, equivalências, carga horária, planejamento;
- Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), trabalhando articulada com a PROGRAD/DDE;
- Assessoramento integral às Coordenações de Curso, docentes, discentes, técnicos e avaliadores do MEC durante a visita in loco, no processo de reconhecimento de cursos de graduação;
- Assessoramento e agendamento de aulas práticas, eventos e atividades nos laboratórios da Educação Física, bem como controle e manutenção de seus materiais e suas infraestruturas;
- Realização de cotação, compra e fornecimento de materiais esportivos para as atividades dos dois cursos de Educação Física do CAV.
Horário de funcionamento: 7h às 19h (presencial)
Contatos:
- Fone: (81) 3114-4108
- E-mails dos Programas de Pós-Graduação:
- ppgnafpf@ufpe.br (Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica);
- profbio@ufpe.br (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia);
- prmias@ufpe.br (Residência Multiprofissional do CAV);
- ppgmcf@ufpe.br (Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas);
- profsaude.cav@ufpe.br (Mestrado Profissional em Saúde da Família).
Secretário:
- Daniel Melo de Freitas
Servidores:
- Ana Patricia Campos de Lima;
- Carlos Andre Silva do Nascimento;
- Cristiano Dornelas de Andrade.
Descrição das atividades:
- Manter em dia os assentamentos de todo o pessoal docente e discente dos Programas;
- Preparar e acompanhar o processo de matrícula dos estudantes;
- Executar serviços de escolaridade referentes aos Programas, tais como emissão de cadernetas e declarações diversas;
- Informar e processar os requerimentos de estudantes matriculados;
- Colaborar com a abertura de processos diversos: banca examinadora de Dissertação, solicitação de recursos financeiros, diárias e passagens, solicitação de diplomas, colação de grau especial, credenciamento de docentes, dentre outros;
- Distribuir e arquivar todos os documentos relativos às atividades didáticas e administrativas;
- Coletar os elementos e preparar as prestações de contas e relatórios das atividades do PPG a CAPES, MEC, agências de fomento e às instâncias superiores, quando necessário;
- Organizar e manter atualizada a coleção de leis, portarias, circulares, dentre outros, que regulamentam os Programas de Pós-Graduação.
Horário de funcionamento: 08h às 20h.
Contatos:
- E-mail Setor Administrativo da Unidade : acessibilidade.cav@ufpe.br;
- Telefone: (81) 3114-4172.
Coordenação Setorial da Unidade:
- Profª. Drª. Tatiana Ferreira da Costa (Coordenadora);
- Profª. Drª. Maria Amélia de Souza (Vice Coordenadora);
- Email: coordenacao.usa@ufpe.br
Serviço de Apoio Técnico-Administrativo
- Marcelo Antônio Fernandes (Apoio Técnico-Administrativo );
- Lúcia do Carmo Nascimento Silva (Assistente Administrativo).
Serviço de Acessibilidade Comunicacional:
Email: interpretes.cav@ufpe.br
Descrição das atividades:
Dos Núcleos Setoriais de Acessibilidade
- Os Núcleos Setoriais de Acessibilidade, estabelecidos nos campi situados fora do município do Recife, seguirão as diretrizes oriundas da Coordenação Geral do NACE.
Da Coordenação da Unidade Setorial de Acessibilidade
- A Unidade Setorial de Acessibilidade do Centro, tem como finalidade atuar, apoiar e promover a acessibilidade aos estudantes e servidores com deficiência, mobilidade reduzida, transtorno funcional específico da aprendizagem, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação;
- A Unidade Setorial de Acessibilidade está vinculada funcionalmente ao Núcleo de Acessibilidade (NACE/UFPE);
- A Unidade Setorial de Acessibilidade terá um Coordenador e um Vice-Coordenador, indicados pelo Diretor do Centro e designados pelo Reitor;
- A coordenação da Unidade Setorial de Acessibilidade desempenhará suas funções por intermédio de um Grupo de Trabalho Permanente (GTP) composto pelos Coordenador e Vice-Coordenador Setorial, por servidores de apoio administrativos e servidores técnicos especializados.
Compete à Unidade Setorial de Acessibilidade:
- Atuar em consonância com as diretrizes emanadas do NACE/UFPE;
- Promover a inclusão, a permanência e o acompanhamento de pessoas com deficiência e necessidades específicas, nos diversos níveis de ensino oferecidos por este Centro;
- Articular-se intersetorialmente frente às diferentes ações já executadas a nível Central;
- Promover novas ações voltadas às questões de acessibilidade e inclusão educacional, nos eixos da infraestrutura, comunicação e informação, ensino, pesquisa, inovação, extensão e cultura;
- Oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir de uma equipe multidisciplinar, voltado para seu público-alvo;
- Constituir parcerias com entidades governamentais e sociedade civil organizada, cujos objetivos tenham relações diretas com as suas finalidades;
- Colaborar na formulação das propostas de ações estratégicas na área da inclusão educacional e acessibilidade.
Compete ao Coordenador da Unidade Setorial de Acessibilidade:
- Convocar e presidir as reuniões do Grupo de Trabalho da Coordenação Setorial;
- Solicitar a quem de direito as providências que se fizerem necessárias para o melhor funcionamento da Coordenação, em matéria de instalações, equipamentos e pessoal;
- Articular-se com as Câmaras Setoriais do Centro e o NACE/UFPE, a fim de compatibilizar o funcionamento da Coordenação com as diretrizes delas emanadas;
- Buscar soluções, junto às Coordenações de Curso e Direção do Centro, para o acompanhamento dos estudantes e servidores com deficiência e necessidades específicas;
- Colaborar na realização do mapeamento dos estudantes e servidores com deficiência e necessidades específicas;
- Enviar para a Direção do Centro, para a devida divulgação, todas as normativas e atividades relativas à sua área de competência;
- Exercer outras atribuições conferidas pelo NACE/UFPE, pelo Conselho do Centro e pela Direção do Centro.
Parágrafo Único: O Vice-Coordenador Setorial da Unidade de Acessibilidade substituirá o Coordenador nas suas ausências e impedimentos.
Do Serviço de Apoio Técnico-Administrativo
O Serviço de Apoio Técnico-Administrativo tem por competência:
- Realizar apoio técnico-administrativo nas áreas de gestão de pessoas, administração organizacional, finanças, logística, comunicação e informação no âmbito da USA/CAV;
- Tratar os variados documentos, auxiliando na preparação de relatórios e planilhas relacionados a USA/CAV;
- Organizar e manter atualizado o arquivo dos processos e documentos, físicos ou eletrônicos, da USA/CAV;
- Dar suporte à Coordenação Setorial de Acessibilidade e Assessoria nos processos de aquisição de materiais e contratação de serviços para o adequado funcionamento da USA/CAV;
- Receber devolutivas dos usuários e comunidade acadêmica dirigidas a USA/CAV e encaminhá-las para o setor competente.
Do Serviço de Acessibilidade Comunicacional
O Serviço de Acessibilidade Comunicacional tem por competência:
- Oferecer serviços que visem eliminar as barreiras de comunicação no contexto das atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão no CAV/UFPE, considerando as competências e os recursos disponíveis pela USA/CAV;
- Atuar na acessibilidade comunicacional para fins de tradução e interpretação da Libras nas atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão no CAV/UFPE;
- Buscar o aprimoramento da competência tradutória, referencial, linguística e metodológica dos profissionais tradutores intérpretes da Libras lotados na USA/CAV;
- Atuar de forma colaborativa na formação continuada de docentes e técnico-administrativos em educação nas questões relativas à tradução e interpretação da Libras.
Fonte:
Regimento Interno do CAV/UFPE - B.O. UFPE, RECIFE, 55 ( 1 BOLETIM DE SERVIÇO );
PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2020;
PORTARIA NORMATIVA Nº 04, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2016;
RESOLUÇÃO Nº 11/2019 - Dispõe sobre o atendimento em acessibilidade e inclusão educacional na Universidade Federal de Pernambuco.
Horário de funcionamento: 8h às 13h
Contatos:
- Fone: (81) 3114-4165
- E-mail: nead.cav@ufpe.br
- Site: https://www.ufpe.br/cav/nead-cav
Servidores:
Desrição das atividades:
- Estabelecer atos normativos, fluxos e desenvolver ações de apoio aos diversos setores da UFPE em suas demandas;
- Criar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para oferta de cursos de formação continuada para servidores, de pós-graduação, de extensão;
- Viabilizar web conferências e outras formas de interação à distância, dentre outras.
A Unidade Setorial de Graduação - USG/CAV tem o papel de coordenar, a nível do Centro Acadêmico da Vitória, em articulação com a comunidade acadêmica, a comunidade externa, o poder público e com os órgãos da Administração Central, a implementação de políticas para o ensino de graduação, assessorando gestores acadêmicos, comissões e grupos de trabalho em procedimentos administrativos e no desenvolvimento de programas e projetos voltados para os cursos de graduação, articulando o ensino com às áreas de pesquisa e extensão.
Contato: unidadesetorialgraduacao.cav@ufpe.br
Supervisora: Profª Florisbela de Arruda Camara e Siqueira Campos
Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/6087175865444946
E-mail: florisbela.campos@ufpe.br
Supervisora Adjunta: Profª Carmem Lygia Burgos Ambrósio
Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/6986045337685219
E-mail: carmem.ambrosio@ufpe.br
SÚMULA DAS REUNIÕES REALIZADAS PELA UNIDADE SETORIAL DE GRADUAÇÃO (Clique aqui)
Órgãos Colegiados Órgãos Colegiados
A Câmara Setorial de Graduação é um órgão colegiado consultivo e deliberativo de assessoramento do Centro Acadêmico da Vitória, com o objetivo de propor, planejar e coordenar as políticas e as ações dos cursos de graduação, submetendo-as ao Conselho do Centro.
Contato da Secretaria das Câmaras Setoriais (SECAM): secam.cav@ufpe.
Coordenação:
- Coordenadora: Mirana Carla da Silva
- E-mail: mirana.silva@ufpe.br
- Vice-Coordenadora: Kelly Lopes
- Email: kelly.lopes@ufpe.br
Composição da Câmara:
FUNÇÃO | NOME | |
Diretor do Centro | José Antônio dos Santos | |
Vice-Diretora do Centro | Michelle Galindo de Oliveira | |
Supervisora da Unidade Setorial de Graduação | Florisbela de Arruda Camara e Siqueira Campos | |
Supervisora Adjunta da Unidade Setorial de Graduação | Carmem Lygia Burgos Ambrósio | |
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas | Flaviana Jorge de Lima | |
Vice Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas | Luiz Augustinho Menezes | |
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Educação Física | Solange Maria Magalhães da Silva Porto | solange.porto@ufpe.br |
Vice Coordenadora do Curso de Bacharelado em Educação Física | Emília Chagas Costa | emilia.costa@ufpe.br |
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física | Lara Colognese Helegda | lara.colognese@ufpe.br |
Vice Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física | Marcelus Brito de Almeida | marcelus.almeida@ufpe.br |
Coordenador do Curso de Enfermagem | Augusto Cesar Barreto Neto | augusto.barretont@ufpe.br |
Vice Coordenadora do Curso de Enfermagem | Maria da Conceição Cavalcanti de Lira | maria.clira@ufpe.br |
Coordenadora do Curso de Nutrição | Matilde Cesiana da Silva | matilde.silva@ufpe.br |
Vice Coordenadora do Curso de Nutrição | Eduíla Maria Couto Satos | eduila.santos@ufpe.br |
Coordenador do Curso de Saúde Coletiva | José Marcos da Silva | jose.marcoss@ufpe.br |
Vice Coordenador do Curso de Saúde Coletiva | Carlos Renato Santos | carlos.santos@ufpe.br |
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Modalidade: EaD | Simey de Souza Leão Pereira Magnata | simey.pmagnata@ufpe.br |
Vice Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Modalidade: EaD | Augusto César Pessoa Santiago | augusto.psantiago@ufpe.br |
Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física. Modalidade:EaD | Haroldo Moraes de Figueiredo | haroldo.figueiredo@ufpe.br |
Vice Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física. Modalidade: EaD | Iberê Caldas Souza Leão | ibere.leao@ufpe.br |
02 Representantes do Serviço de Apoio Pedagógico (SAP) da Secretaria Geral de Graduação | Marcela de Souza Santiago Jimy Davison Emídio Cavalcanti | |
Coordenador Setorial de Monitoria | Carlos Renato Santos | carlos.santos@ufpe.br |
Coordenadora Setorial de Acessibilidade | Maria Amélia de Souza | amelia.souza@ufpe.br |
Coordenadora da Unidade Setorial de Educação Aberta e Digital | Simara Santos Cruz Damásio | simara.cruz@ufpe.br |
Coordenadora Setorial de Assistência Estudantil | Natália Gomes dos Reis Dutra | natalia.reis@ufpe.br |
01 Representante Setorial do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos | Titular: Francisco Carlos Amanajás Suplente: Ana Paula Lopes de Melo | |
01 Representante Docente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do CAV | Titular: Magna Sales Barreto Suplente: Sebastião Rogério de Freitas Silva | |
Ouvidora do Centro (com direito a voz, sem voto) | Danielly Divete Santos de Freitas | danielly.divete@ufpe.br |
04 Representantes discentes dos Cursos de Graduação membros do Conselho Gestor do Centro (70/15/15) | Aguardando indicação |
Obs. A definição do número de discentes e de Técnicos Administrativos em Educação está de acordo com o percentual previsto no § 10 do art. 90 do Estatuto da Universidade e com o previsto no artigo 21 do Regimento Interno do CAV.
Calendário das reuniões ordinárias: 2023
MÊS | DATA | HORÁRIO (h) | DIA DA SEMANA |
Fevereiro | 13/02 | 09:00 | Terça-feira |
Abril | 13/04 | 16:00 | Quinta-feira |
Junho | 15/06 | 16:00 | Quinta-feira |
Agosto | 18/08 | 14:00 | Sexta-feira |
Outubro | 19/10 | 16:00 | Quinta-feira |
Dezembro | 15/12 | 14:00 | Sexta-feira |
Clique aqui para acessar a Súmula das Reuniões Ordinárias e Extraordinárias da Câmara de Graduação.
A Câmara Setorial de Pós-graduação e Pesquisa é uma instância de assessoramento do Centro Acadêmico da Vitória, e terá como competência o acompanhamento global das atividades de pós-graduação e pesquisa, visando a integração, a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e o apoio ao melhor funcionamento e fortalecimento das atividades acadêmicas e cientificas.
Horário de Funcionamento: 08h às 12h / 13h às 17h (remoto / presencial)
Contatos:
- Fone: (81) 3114-4141
- E-mail: secam.cav@ufpe.br
Supervisão:
- Supervisora: Profª. Dra. Ana Lisa do Vale Gomes
- E-mail: ana.vgomes@ufpe.br
- Supervisora Substituta: Profª. Dra. Viviane de Oliveira Nogueira Souza
- E-mail: viviane.nogueira@ufpe.br
Servidoras:
- Kelly Lopes P. da Silva
- Mirana Carla da Silva (Secretária)
COMPOSIÇÃO DA CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO
CENTRO ACADÊMICO DA VITÓRIA DA UFPE
CALENDÁRIO DAS REUNIÕES ORDINÁRIAS DA
CÂMARA SETORIAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA: 2024
(HORÁRIO 14H)
Fluxo de registro de projetos de pesquisa no CAV
- REGIMENTO DA CÂMARA (Clique aqui)
- SÚMULAS DAS REUNIÕES ORDINÁRIAS E EXTRAORDINÁRIAS DA CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA (Clique aqui)
- ORIENTAÇÕES PARA REGISTRO DE PROJETO
- INFROMAÇÕESOBRE SOLICITAÇÃO DE DECLARAÇÕES (Clique aqui)
O Conselho do Centro, órgão máximo de deliberação, tem por finalidade colaborar para o aperfeiçoamento do processo educativo e zelar pela correta execução das políticas da Universidade, cabendo-lhe a supervisão das atividades de administração, ensino, pesquisa e extensão.
Abaixo estão as pautas das últimas Reuniões de Conselho: