Área II
Atividade Acadêmica e Mural Digital Atividade Acadêmica e Mural Digital
- Requerimento geral:
- Requerimento dispensa de disciplina:
- 2ª Chamada:
Considerando a Resolução 4/94 CCEPE e as decisões do Colegiado da Área II, informamos que:
Poderá ser concedida 2ª chamada exclusivamente para uma avaliação por disciplina.
->A concessão de 2ª chamada dependerá da justificativa apresentada, com documentação comprobatória, para a falta do aluno na data prevista;
->A solicitação da 2ª chamada obedecerá aos seguintes prazos:
1º e 2º exercício: 5 dias úteis após a realização da prova;
3º exercício e exame final: 2 dias úteis após a realização da prova.
->Poderá ser concedida 2ª chamada para o exame final, em casos excepcionais, a depender da justificativa apresentada, com documentação comprobatória, para a falta do aluno na data prevista;
-> O preenchimento do formulário é de responsabilidade do estudante e dever ser feito utilizando o e-mail institucional da UFPE, dados incorretos ou incompletos poderão inviabilizar a solicitação.
Clique na disciplina para preencher o Formulário da 2ª Chamada Eletronicamente:
*Confira a listagem com o resultado dos pedidos de segunda chamada Aqui.
- Revisão de Prova:
O objetivo da revisão de prova é reparar possíveis erros na correção das questões e não para o aluno pedir nota. A revisão só deve ser solicitada se, após ter conhecimento do gabarito da prova, houver discrepância entre a nota divulgada e a esperada.
A revisão de prova é um direito do aluno e deve ser solicitada até 48 horas após a divulgação das notas no Sigaa do 1º e 2º exercício e 24 horas para o 3º exercício após a divulgação das notas e do exame final, conforme a Resolução 4/94 CCEPE e as decisões do Colegiado da Área II.
OBS. A revisão de prova poderá implicar em aumento, diminuição ou manutenção da nota.
Clique na disciplina para preencher o Formulário de Revisão de Prova Eletronicamente:
- Revisão de Banca:
Antes do preenchimento, o aluno deve verificar se a disciplina/turma tem limite para o recebimento do referido formulário (essa informação consta no site da Área II).
*O aluno deverá ter participado da 1ª revisão de prova para solicitar a revisão de banca.
Matrícula Aluno ABI-Engenharia:
Os alunos do curso de ABI-Engenharia têm suas matrículas realizadas de forma automática no 1º e 2º semestres, não sendo possível realizar qualquer alteração.
Modificação de matrícula:
Durante o período de REMATRÍCULA, é possível inserir, excluir e alterar componentes curriculares. Para solicitação de vagas em disciplinas da Área Básica, o procedimento é o seguinte:
a) Identifique a(s) turma(s) que você tem a possibilidade de cursar;
b) solicite ao seu coordenador para que ele requeira vaga para o seu curso ao coordenador da Área II Mande o e-mail com cópia para a Área II);
c) no período de Rematrícula, acompanhe diariamente seu Sigaa, para observar se está disponível para matrícula;
d) em estando disponível, matricule-se e acompanhe até a confirmação,
e) caso se aproxime o fim do período de modificação de matrícula e não estiver disponível no seu Sigaa, procure-nos novamente.
A divulgação dos RELATÓRIOS tem como objetivo dá conhecimento ao público acadêmico das TURMAS OFERTADAS e "VAGAS "DISPONÍVEIS" pela Área II no semestre de 2023.2, para orientação no período de MODIFICAÇÃO de MATRICULA. Ressaltamos que várias mudanças ocorrerão, durante as primeiras semanas, tendo em vista que a referida situação pode ser alterada pelos alunos e/ou Área II constantemente, nesse sentido o documento deve ser usado apenas como consulta, tentaremos atualizar uma vez por dia ou sempre que possível.
Todo o processo seletivo refente às Monitorias é realizado pelos respectivos Departamentos onde as disciplinas estão vinculadas. A divulgação no Mural Digital é realizada conforme à solicitação de cada Departamento.
Seleção de Monitoria e Horários de Monitorias do Semestre
ATENÇÃO!
A disponibilidade de provas e gabaritos, no site, é de caráter opcional da coordenação de cada disciplina em divulgar para publicação. Todo material recebido pela Secretária da Área II será publicado.
Acesse aqui Provas e Gabaritos anteriores.
Calendário de Exercícios Escolares da Área II
O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco (NACE/UFPE) tem por finalidade apoiar e promover a acessibilidade aos estudantes e servidores com deficiência, mobilidade reduzida, transtorno funcional específico da aprendizagem, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação.
O atendimento poderá ser solicitado pelo estudante ou servidor (docente e técnico-administrativo) com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual ou múltiplas), transtornos globais do desenvolvimento (Transtorno do Espectro do Autismo - TEA), altas habilidades e transtornos ou dificuldades secundárias de aprendizagem que esteja regularmente matriculado ou lotado no campus Recife.
E-mail NACE - UFPE: nucleodeacessibilidade@ufpe.br
Para maiores informações acesse: https://www.ufpe.br/nucleodeacessibilidade/orientacoes-em-acessibilidade
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Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - UFPE
É a plataforma onde estão disponíveis as salas virtuais das atividades pedagógicas dos cursos de graduação à distância e de apoio a cursos presenciais.
É um espaço para interação entre estudantes, docentes e equipes de tutoria, no qual é possível realizar aulas virtuais, debates, compartilhamento de materiais didáticos e avaliações da aprendizagem, entre outras práticas pedagógicas.
Site Ava – UFPE: https://ava.ufpe.br/graduacao/
Para maiores informações e tutoriais de acesso ao AVA-UFPE acesse: https://www.ufpe.br/ead/ajuda/tutoriais
E-mail Suporte de Educação à distância: suporte.ead@ufpe.br
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Wi-FI UFPE
Fornece acesso, via rede sem fio (wi-fi), à internet para a comunidade da UFPE, utilizando usuário/senha dos serviços integrados. Você poderá configurar a conexão utilizando os tutoriais apresentados nos links abaixo:
Como acessar a rede Wi-Fi UFPE no celular android ?
Como acessar a rede Wi-Fi UFPE no iPhone ?
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ID - UFPE
A UFPE está integrando todos os sistemas a partir de um único acesso com o projeto ID.UFPE. Com essa integração surgem diversos benefícios, como, por exemplo, acesso ao GSuite com 63 ferramentas do GOOGLE, a migração do e-mail da UFPE para o Google, acesso à rede Café que integra o Portal de Periódicos, dentre outros serviços.
Para fazer a migração siga o passo a passo:
Pré-requisito: Ter cadastro ativo no SIGAA
1 – Acessar o endereço: https://id.ufpe.br/
Clicar no link “Solicitar Acesso”, seguindo as instruções em tela.
2 – Espere pelo menos 24 horas
A partir da realização do passo anterior, o NTI dará continuidade aos procedimentos administrativos para habilitar os usuários devidamente, para a plataforma G Suite. A partir de 24 horas da solicitação de acesso, é necessário que todos os usuários acessem novamente o endereço: https://id.ufpe.br/ e realizem a mudança de senha no e-mail institucional.
3 – Acesso
O usuário poderá acessar o email no endereço http://gmail.ufpe.br e realizar o ingresso, usando o novo login e senha, definidos no passo anterior.
Na Pasta Disciplinas serão disponibilizados, quando a pedido do professor, notas de aulas, cronograma da disciplina, rascunhos ou outro material didático.