O Programa O Programa

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial sem precedentes, conforme projeções estatística o Brasil ocupará a sexta posição em termos de população envelhecida em 2025. A faixa etária superior aos 60 anos é a que mais cresce em termos proporcionais e nos coloca diante de novos desafios que exigem respostas urgentes, incluindo a formação de recursos humanos em diversas áreas para fazer frente às múltiplas demandas inerentes ao processo de envelhecer.

Nesse contexto, as Universidades assumem um papel de destaque, na medida em que contribuem para fomentação da pesquisa voltada ao estudo do envelhecimento humano e na qualificação de recursos humanos, considerando a interdisciplinaridade, como eixo condutor do conhecimento gerontológico e norteador das práticas de atenção integral à pessoa idosa.

A Gerontologia se constitui campo de investigação para as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico. Tem por característica peculiar a interdisciplinaridade e como objeto o envelhecimento, dessa forma representa uma área ampla e complexa que requer a inclusão de várias ciências na sua construção teórica. Reúne os conhecimentos particulares de cada disciplina e as singularidades de cada modelo, formando uma ampla rede de significações capaz de produzir um campo discursivo e interações concretas.

A proposta de criação de um programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia destaca-se pelo rápido envelhecimento da população brasileira e escassez de profissionais capacitados para atuação junto ao segmento idoso, considerando suas especificidades.

A velhice, pela complexidade de temas a ela relacionada, requer o investimento em pesquisas multi e interdisciplinares. Para garantir a ampliação do conhecimento no campo da Gerontologia, se faz necessário investir nas diversas áreas do conhecimento relacionadas às dimensões biopsicossocial da velhice, do velho e do envelhecimento.

O curso objetiva a formação de pesquisadores na área da Gerontologia sob o enfoque interdisciplinar e capacitar profissionais das diversas áreas do conhecimento na compreensão dos aspectos relacionados às dimensões biopsicosocioculturais da velhice, do velho e do envelhecimento, atendendo as seguintes características: capacidade de trabalho em equipe de natureza interdisciplinar; sólida formação nas disciplinas que compõem as linhas de pesquisa; capacidade de liderança na condução da pesquisa científica favorecendo a produção, ampliação e divulgação do conhecimento gerontológico.