Intercâmbio Intercâmbio

Intercâmbios institucionais nacionais

O PPGERO/UFPE está inserido na Rede de Programas Interdisciplinares em Envelhecimento – REPRINTE, consolidada oficialmente em outubro de 2017, a qual integra todos os Programas (acadêmicos) de Pós-Graduação que têm como problema de pesquisa, questões relacionadas ao envelhecimento humano, objetivando intercâmbios, compartilhamento de experiências e fortalecimento de objetivos e/ou temáticas comuns.

A REPRINTE foi criada em 2013 e agrega todos os Programas de Pós-Graduação vinculados à área interdisciplinar da CAPES que estudam o envelhecimento no Brasil (FAMEMA, FUPF, PUCRS, UCB, UFSCar, UFSM, UNICAMP, UniCesumar, USJT, USP, UFPE) e também o Programa de mestrado profissional em Gerontologia da UFPB. Ao longo de 2020 a REPRINTE manteve reuniões por videoconferência, a fim de possibilitar o compartilhamento de experiências, organizar seu site e redes sociais, além de debater importantes questões relacionadas ao envelhecimento e a gestão da própria rede. Além destas atividades, a REPRINTE mantém atualizada uma planilha, disponível de forma online para todos os seus membros, construída conjuntamente com os Programas, na qual estão inseridos todos os docentes, bem como seus temas de pesquisa, de modo a promover a interação entre pesquisadores da mesma área de estudo, estimulando a parceria em projetos interinstitucionais, participação em bancas dos Programas, colaborações acadêmicas em projetos, artigos, livros e capítulos, além de colaborações técnicas, entre outras.

 

Em 2020 a REPRINTE colocou no ar seu site (www.reprinte.com.br) e criou sua primeira rede social (https://www.instagram.com/reprinteppgs/), na qual divulga as atividades dos Programas integrantes. Dentre tais atividades destacam-se chamadas para editais de seleção, palestras, bem como lives promovidas pela rede. A primeira live da REPRINTE foi realizada em 11/08/2020, com os pesquisadores Prof. Dr. Vicente Paulo Alves, Universidade de Pádova Itália e Profa. Dra. Meire Cachione, Universidade do Porto, Portugal que se encontravam naquele momento nos referidos países europeus para pós-doc e debateram sobre a organização, os comportamentos e as consequências da pandemia de COVID-19, com ênfase na situação dos idosos daqueles países. A segunda atividade online apoiada pela REPRINTE foi o I Seminário de Internacionalização da UNICAMP ocorrido entre os dias 23 a 26 de novembro de 2020. O tema do seminário foi “Trajetória para a pesquisa e carreira internacional”, com participação de palestrantes que apresentaram dados sobre pós-graduação no exterior e carreira docente internacional. Por fim, em 16 de dezembro de 2020 ocorreu a live intitulada: “O sistema de saúde frente à pandemia: implicações da medicina preventiva no envelhecimento” proferida pelo Prof. Dr. Spencer Paião (FAMEMA) e pelas Profas. Dra. Marcia Cominetti (UFSCar), Meire Cachioni (USP) e Adriana Saldiba (USJT), todos membros da REPRINTE.

 

Intercâmbios institucionais internacionais

O processo de formalização em andamento do convênio entre o PPGERO/UFPE e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra - ESTeSC favorecerá a realização de visitas técnicas e intercâmbios entre as instituições.