Visita do Secretário da SPREAD ao departamento de Educação a Distância da UFAL

Durante o encontro, o professor Alberto Poza se reuniu com representantes da Universidade e conheceu o trabalho realizado pela CIED

Em sequência às visitas técnicas pelas Universidades Federais do Nordeste com a finalidade de trocar experiências e discutir parcerias institucionais para o desenvolvimento de projetos ligados à EaD no Ensino Superior no Brasil, o Secretário Geral da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital - SPREAD, professor Alberto Poza, esteve nesta quinta-feira (17), conhecendo a estrutura da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Durante o encontro, o Secretário que foi recebido pelo pró-reitor de Graduação da UFAL, prof. Amauri da Silva Barros, o coordenador da CIED e também coordenador geral da UAB/UFAL, prof. Fernando Pimentel, a coordenadora adjunta da UAB/UFAL, prof.ª Maria Aparecida Pereira Viana, a vice coordenadora da CIED, Camila Carla Valentino, e a secretária administrativa, Amanda Rocha e Silva, se reuniu também com as equipes de Núcleo de Acompanhamento de Polos e Cursos (NAPC), Núcleo de Tutoria e Acompanhamento de Discentes (NTAD), Núcleo de Projetos e Fomentos (NPFO) e Núcleo de Produção de Materiais e Formação (NPMF).

O prof. Alberto Poza destacou a importância dessa troca de experiências na EaD, face ao desenvolvimento institucional do setor na UFPE, que é a SPREAD, corroborando assim, para a ampliação de projetos voltados ao futuro da EaD com o estabelecimento de parcerias. "No contexto das visitas técnicas que a SPREAD está realizando a instituições parceiras, o encontro com a UFAL foi especialmente profícuo, uma vez que foram detectadas semelhanças no organograma institucional e no percurso histórico do setor EaD. Futuras ações de colaboração estão em pauta, em especial, através do Pró-reitor de Graduação, prof. Amauri,  a elaboração de normativas acadêmicas sobre EaD, não apenas no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB", esclareceu.

Coordenadoria Institucional de Educação à Distância – CIED
A CIED é um órgão de apoio acadêmico vinculado à Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, que coordena os planos de ações de Educação a Distância da UFAL. A Universidade Federal de Alagoas foi pioneira em Alagoas no oferecimento de curso de graduação a distância. Em 1996, visando à formação dos professores da rede pública que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, criou o curso de licenciatura em Pedagogia, que foi também o primeiro curso de graduação a distância a ser reconhecido pelo MEC em Alagoas.

SPREAD: spread@ufpe.br

Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead