SPREAD acompanha as instalações dos Polos associados UAB UFPE

Nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) juntamente com a Coordenação geral do programa UAB na UFPE, realizou uma visita de acompanhamento das instalações dos polos associados UAB da UFPE: o Centro Acadêmico de Vitória - CAV, localizado no município de Vitória de Santo Antão, e o Centro Acadêmico do Agreste - CAA, localizado em Caruaru.

Pela manhã, no CAV, a equipe da SPREAD formada pelo secretário geral, prof. Alberto Poza, o coordenador geral UAB, prof. Francisco Kennedy, a coordenadora administrativa Claudyvanne Silva, o coordenador pedagógico Wellinson Vaz, e a comunicadora social Danielle Lins, além do coordenador do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática EAD, prof. Edelweis Barbosa, foi recebida pela coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD, prof.ª Simey Magnata, acompanhada da secretária do curso Raissa Oliveira, e outras autoridades do Centro de Vitória.

Na ocasião, foram discutidos os desafios e dificuldades do polo; o próximo Edital para coordenador de polo e assistente à docência, o que irá reforçar o desenvolvimento e o desempenho do polo em prol dos estudantes; também foi possível verificar a estrutura que está sendo desenvolvida, como a sala da Coordenação de polo e o laboratório de Informática, para receber de forma presencial, os estudantes dos três cursos ofertados no polo a partir do dia 20 de junho, início das aulas do semestre 2022.1.

Já no Centro do Agreste, na parte da tarde, a equipe que foi recepcionada pelo prof. Edelweis Barbosa, a secretária do curso Poliana Santana, e o servidor da Secretaria Administrativa do CAA, Veríssimo Ferreira, averiguou as instalações provisórias do polo UAB, que no futuro serão implementadas com salas no segundo andar do prédio da Biblioteca Agreste, o laboratório de Informática, e os primeiros materiais do curso de Letras - Língua Portuguesa EAD. Durante a visita, foi discutida a situação dos estudantes para o retorno presencial, além do Edital de coordenador de polo e assistente à docência que irá fortalecer a presença de pessoal no polo associado.

O Secretário da SPREAD explicou que é a terceira visita feita pela Secretaria aos dois Centros Acadêmicos. “Estamos cumprindo o que prometemos aos cursos, em diálogo constante e fluido, pois é uma construção coletiva. Continuamos o nosso trabalho, orientando cada polo associado e mantendo o diálogo aberto entre os agentes envolvidos”, disse o prof. Alberto Poza.

Por sua vez, o Coordenador Geral UAB complementou: “O objetivo central dessas visitas é ter uma percepção mais clara do funcionamento dos polos associados, como que os polos estão atendendo nessa modalidade de ensino, monitorar o trabalho deles para fazer melhorias e fortalecer o processo de interiorização”, esclareceu o prof. Kennedy.

Agora, a previsão do Secretário geral da SPREAD é se reunir em breve com o Coordenador Geral UAB e o corpo docente dos dois Polos/Centros para explicar exatamente o funcionamento do programa Universidade Aberta do Brasil - UAB por meio de uma mini palestra que irá esclarecer as principais dúvidas e questionamentos dos gestores e professores a respeito do trabalho dos polos associados, a partir é claro, do apoio e suporte dos diretores destes Centros a contribuir com o Ensino a Distância da UFPE.

CAA
O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) foi o primeiro campus da UFPE no interior de Pernambuco, inaugurado em março de 2006. Atualmente oferta graduações nas áreas de Administração, Design, Economia, Engenharia Civil e Pedagogia, as licenciaturas em Química, Física, Matemática, a Licenciatura Intercultural, os cursos de Engenharia de Produção, Medicina e Comunicação Social. Através da modalidade de Ensino a Distância da UFPE, o Centro opera também como polo de apoio presencial associado de Caruaru com a oferta do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (Pós-Graduação Lato Sensu).

CAV
Em funcionamento desde agosto de 2006, o Centro Acadêmico de Vitória (CAV), localizado na cidade de Vitória de Santo Antão, é vinculado ao sistema de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco, e está estruturado em cinco núcleos de conhecimento: Enfermagem, Nutrição, Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física e Saúde Coletiva. Através da modalidade de Ensino a Distância da UFPE, o Centro opera também como polo de apoio presencial associado de Vitória com a oferta dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, e Letras – Língua Portuguesa, e a Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (Pós-Graduação Lato Sensu).

SPREAD: spread@ufpe.br
Coordenação UAB/UFPE: coord.uab.ead@ufpe.br