Notícias Notícias

Voltar

Integrantes da SPREAD acompanham visita técnica da Capes ao Polo associado de Vitória

Além de Vitória de Santo Antão, outros Polos de apoio presencial como Limoeiro, Recife e Gravatá também estão inclusos na agenda de visitas da Capes em Pernambuco

Integrantes da SPREAD juntamente com representantes do CAV, da Capes e dos Polos UAB-PE. Foto: Núcleo de Comunicação EAD-UFPE

A equipe da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) juntamente com a Coordenação Geral da UAB-UFPE, representada pelo secretário geral, professor Alberto Poza, do coordenador geral UAB, professor Francisco Kennedy, da coordenadora administrativa Claudyvanne Santos, do coordenador pedagógico Wellinson Vaz e da comunicadora social Danielle Lins, acompanhou a visita técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizada no Polo associado EAD de Vitória, localizado no Centro Acadêmico de Vitória - CAV da UFPE, na última quarta-feira (31).  

Recebidos pelo diretor do CAV, prof. José Eduardo Garcia, o vice-diretor, prof. José Antônio dos Santos, a supervisora da Unidade Setorial de Graduação do CAV, profª. Florisbela Campos, o coordenador do Polo EAD Vitória, prof. Augusto Cesar Santiago, o prof. do curso de Educação Física, Haroldo Moraes, e a supervisora da Unidade Setorial de Educação Aberta e Digital, Simara Lopes; a comitiva da SPREAD e o coordenador geral de Inovação em Ensino a Distância da Capes, Alexandre Póvoa, acompanhado da coordenadora estadual de Polos UAB, Vera Soares, se reuniram para tratar das questões de infraestrutura, inovação, ensino e analisar as atividades do Polo.

Na ocasião, o Diretor do CAV abriu a mesa de diálogo enfatizando que a partir da gestão do professor Poza foi possível trazer o EAD para o CAV. Por sua vez, o Secretário geral da SPREAD fez uma introdução sobre o trabalho desenvolvido no ensino a distância da UFPE frisando que “a preocupação das gestões anteriores era de expandir a interiorização dos Polos de apoio nos centros acadêmicos da Universidade; além disso, o compromisso da atual gestão é a implementação e o aprimoramento dos Polos, bem como o desenvolvimento da Modalidade a Distância na UFPE não apenas nos cursos do Programa UAB, mas também em outros cursos de graduação fora do Programa”. Na sequência, o Coordenador geral da UAB na UFPE reforçou que "não adianta apenas expandir, sem qualidade, nós temos a preocupação institucional de ofertar os nossos cursos com responsabilidade”. 

Em seguida, a Coordenadora estadual de Polos UAB fez suas observações voltadas à participação e atuação da UFPE nos Polos, enaltecendo a atual gestão da SPREAD. A Supervisora da Unidade Setorial de Educação Aberta e Digital apontou as demandas para oferta de cursos: "a intenção não é só trazer curso, mas compreender todo o processo que a Capes oferece para ofertarmos cursos que atendam as necessidades do município”. Por fim, o Coordenador geral de Inovação em Ensino a Distância da Capes explicou a importância de estar in loco nos Polos UAB: “ver de perto a fragilidade dos Polos para entender as realidades e como adequar nossas regras do sistema para atender a essas realidades. A partir dessas visitas estamos melhorando e aperfeiçoando cada vez mais”.

Durante a visita de monitoramento presencial nas instalações do Polo associado, a Capes vistoriou os espaços para verificar a estrutura e a funcionalidade do Centro Acadêmico como as salas de biblioteca, de reuniões, laboratórios, salas de ensino, salas de inovação para videoconferência e de tutores, e obter uma percepção mais clara do funcionamento e atendimento do Polo associado nessa modalidade de ensino em prol dos estudantes. 

CAV
Em funcionamento desde agosto de 2006, o Centro Acadêmico de Vitória (CAV), localizado na cidade de Vitória de Santo Antão, é vinculado ao sistema de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco, e está estruturado em cinco núcleos de conhecimento: Enfermagem, Nutrição, Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física e Saúde Coletiva. Através da modalidade de Ensino a Distância da UFPE, o Centro opera também como Polo de apoio presencial associado de Vitória com a oferta dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, e Letras - Língua Portuguesa, e a Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (Pós-Graduação Lato Sensu). No último Edital Capes 2022-2025 foram aprovados mais dois cursos EAD UAB para o Polo: Licenciatura em História e Licenciatura em Educação Física.

Mais informações
SPREAD: spread@ufpe.br 
Coordenação UAB-UFPE: coord.uab.ead@ufpe.br  
Polo associado Vitória: eadcienciasbiologicas@ufpe.br 



Redação: Danielle Lins - Comunicadora social
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead

Data da última modificação: 09/09/2022, 09:49