Inscrições abertas para seleção de coordenadores UAB da UFPE

A Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital - SPREAD abre inscrições para o processo seletivo simplificado para credenciamento de professores aptos a exercer as funções de coordenador-geral UAB (Universidade Aberta do Brasil) e coordenador adjunto UAB no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), até o dia 23 de fevereiro, exclusivamente pela plataforma Sipac, mediante processo administrativo endereçado ao Gabinete do Reitor.

O sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio da educação a distância. Na UFPE, a UAB coordena e acompanha as atividades dos cursos ofertados pela Universidade no âmbito do sistema UAB; elabora as diretrizes internas e assessora os coordenadores dos cursos na gestão das atividades acadêmicas e administrativas, supervisionando a implantação e desenvolvimento dos cursos a distância nos Polos. Também gerencia registros e controles de bolsistas, em conjunto com os coordenadores dos cursos, além de fazer a prestação de contas dos recursos descentralizados pela UAB/CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Para este processo seletivo, o(a) candidato(a) precisa possuir os seguintes requisitos: vínculo de professor efetivo com a UFPE; graduação em qualquer área de conhecimento; experiência mínima de três anos no magistério superior; e disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício da função de coordenador. A documentação necessária para a inscrição pode ser consultada no edital, que consta na Resolução nº 03/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), publicada no Boletim Oficial na segunda-feira (25), disponível no site da Spread, na seção Editais.

De acordo com a Secretaria, a seleção ocorre em três etapas: homologação das inscrições (eliminatória), sob responsabilidade da Comissão de Seleção; análise da documentação apresentada (eliminatória), sob responsabilidade da Comissão de Seleção; elaboração da lista de candidatos aprovados, dentre os credenciados, sob responsabilidade da Comissão de Seleção, a ser encaminhada ao reitor.

A Comissão de Seleção apresentará relatório final ao reitor, após análise da documentação, com descrição do perfil de cada candidato inscrito, conforme requisitos do edital. É prerrogativa do reitor, dada a natureza e a responsabilidade das funções, indicar os coordenadores geral e adjunto da UAB, dentre os candidatos credenciados, com base no perfil apresentado em relatório final elaborado pela Comissão de Seleção.

No processo de escolha dos ocupantes das funções, serão levadas em consideração a experiência em gestão acadêmica na educação a distância e a experiência no magistério de Ensino Superior. Os resultados preliminar e final serão divulgados em 2 e 8 de março, respectivamente, no site da Spread.

Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD)
E-mail: spread@ufpe.br

Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead