Estudantes de Letras Português EAD apresentam pesquisa no I Seminário Internacional de Educação, Direitos Humanos e Cidadania UFPE

Nesta quarta-feira (19), as estudantes do 3º período do curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa EAD (UFPE), Fernanda Gonçalves Alves, Mayniere Kaline dos Santos Azevedo e Nélia Pereira Lima de Sá, sob a orientação da coordenadora do curso professora dr.ª Marcela Vasconcelos (NELD-UFPE), apresentaram a pesquisa "Feminismo e racismo: análise de textos musicais como instrumentos de aprendizagem e inclusão social", durante o I Seminário Internacional de Educação, Direitos Humanos e Cidadania, realizado de 18 a 20 de janeiro.

O evento, que aconteceu em formato remoto, com transmissão pelo YouTube, é organizado pelo Grupo de Pesquisa: Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos (GPEISDH), o Laboratório de Geografia e História (LABGEHIS), ambos do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a Mista Consultoria.

A coordenadora do curso, prof.ª Marcela Vasconcelos, explicou a importância da temática abordada pelas estudantes. “A pesquisa apresentada põe em relevo a necessidade de reconhecer mulheres e pessoas negras como sujeitos de direitos, investigando como letras de músicas podem reverberar vozes que relatam a dor da exclusão e a luta por uma sociedade equânime”, afirmou.

I Seminário Internacional de Educação, Direitos Humanos e Cidadania
O Seminário, que celebra os 10 anos do GPEISDH, tem o objetivo de realizar debates contemporâneos e emergentes que desafiam a pesquisa em Direitos Humanos e áreas afins, a partir das percepções de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, fortalecendo a rede de estudos e pesquisas e estimulando a produção científica interdisciplinar na área de Direitos Humanos.

Coordenação Letras Português EAD letrasportugues.ead@ufpe.br

Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead