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Educação a Distância da UFPE recebe nota máxima na avaliação do MEC

A Educação a Distância (EaD), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conquistou o conceito máximo (nota 5), patamar considerado de excelência, no primeiro Ato Administrativo de Recredenciamento Institucional por meio de avaliação do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizado em 2022. O resultado atual é uma evolução, visto que no último recredenciamento em 2015, a instituição foi avaliada com nota 4, demonstrando que a institucionalização da educação a distância na UFPE é um processo que se consolidou ao longo dos últimos anos. 

O processo de Recredenciamento Institucional EaD pelo MEC/Inep teve início a partir da interação e articulação entre os departamentos e órgãos da UFPE, principalmente com a Procuradoria Institucional, através do procurador Rodrigo Simões, e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelos processos de avaliação institucional interna da Universidade, por meio da coordenadora da CPA, Daniele Andrade, e a secretária executiva, Dayse Dutra, com a realização de reuniões para alinhar as atividades do recredenciamento, e os processos autoavaliativos da SPREAD. 

Durante a avaliação, que ocorreu no período de 22 a 24 de agosto de 2022, de maneira remota, os avaliadores do MEC/Inep participaram de uma visita virtual na UFPE, guiada por funcionários de cada setor, às instalações administrativas; salas de aula e de professores; auditórios; espaços para atendimento aos discentes, de convivência e de alimentação; laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas; infraestrutura física e tecnológica; bibliotecas; instalações sanitárias; além do setor da SPREAD. 

A Comissão de avaliação também analisou documentos, registros fotográficos e de vídeos, realizou entrevistas com estudantes, professores, tutores, corpo técnico-administrativo e gestores institucionais. De acordo com a Coordenação Geral UAB/UFPE, o cálculo utilizado para obter o Conceito Institucional - CI considerou pesos atribuídos aos cinco eixos do instrumento de avaliação. Assim, para o ato de recredenciamento ou transformação de organização acadêmica, os eixos 1 (Planejamento e Avaliação Institucional) e 3 (Políticas acadêmicas) possuíam peso 10, enquanto os eixos 2 (Desenvolvimento institucional) e 5 (Infraestrutura) tinham peso 30; e o eixo 4 (Políticas de gestão) possuía peso 20.

“O resultado do Conceito Institucional de recredenciamento da EaD na UFPE demonstra um avanço não só na ampliação de sua oferta, mas em sua qualidade. Esta nota reflete de forma clara que a UFPE tem buscado alinhar sua missão ao seu plano de desenvolvimento institucional, fortalecendo as políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; consolida sua responsabilidade social e permite que a Universidade esteja presente em lugares que antes não se acreditava alcançar”, explica o coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFPE, Francisco Kennedy.

O EaD da UFPE foi minuciosamente avaliado pela comissão ao longo de três dias, o que demandou intensa atuação dos setores. “Estamos muito felizes com o resultado alcançado, pois é fruto de uma construção coletiva, que teve como eixos norteadores a escuta e a participação ativa de todas e todos que compõem a comunidade acadêmica EaD da UFPE. Gostaria de ressaltar que é fundamental que as universidades públicas, como agentes fundamentais para o desenvolvimento e inovação no país, tomem o protagonismo no debate público sobre a educação a distância no Brasil. O crescimento da EaD, nos últimos anos, requer das instituições públicas de ensino superior um esforço de pensar e construir junto com a sociedade, instrumentos regulatórios e referenciais de qualidade que permitam a consolidação da EaD tendo sempre como objetivo a oferta de uma educação de excelência que articule ensino, pesquisa, extensão, inovação e inclusão social”, afirma o secretário interino da SPREAD, Wellinson Vaz.


Cenário EaD UFPE
No âmbito da UFPE, a EaD é coordenada pela Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), uma unidade estratégica de gestão da Universidade Federal de Pernambuco cuja missão é articular todos os processos que envolvem o Ensino a Distância na Universidade, através do assessoramento e apoio dos agentes envolvidos, bem como desenvolver e fomentar uma cultura conducente à paulatina transformação digital nos processos de ensino-aprendizagem na UFPE.

O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa do Governo Federal, que apoia Instituições de Ensino Superior públicas na oferta de cursos a distância, tem por competência na UFPE coordenar e acompanhar as atividades dos cursos ofertados pela Universidade, no âmbito do sistema UAB; elaborar diretrizes internas e assessorar os coordenadores de cursos na gestão das atividades acadêmicas e administrativas; supervisionar a implantação e desenvolvimento dos cursos a distância nos Polos; além de gerenciar registros e controles de bolsistas em conjunto com os coordenadores de cursos. 

Atualmente, a EaD UFPE oferece oito cursos de graduação a distância: Ciências Contábeis (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), Letras - Língua Espanhola (Licenciatura), Letras - Língua Portuguesa (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), História (Licenciatura), e Educação Física (Licenciatura), e três cursos superiores de pós-graduação (Lato Sensu) em nível de especialização em Ensino de Ciências e Matemática, Língua e Literaturas Hispânicas, e Inovação e Tendências Educacionais, todos pelo sistema UAB, além de cursos de extensão e de atualização profissional em parceria com departamentos e órgãos da Universidade, em 25 Polos ativos de apoio presencial espalhados em todas as mesorregiões do estado de Pernambuco.
 



Redação: Danielle Lins - Comunicadora social
Revisão: Jade Oliveira
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