EAD UFPE lança os websites dos cursos de especialização lato sensu

Cada website fornece informações gerais sobre os cursos de Ensino de Ciências e Matemática, de Ensino de Língua e Literaturas Hispânicas, e de Inovação e Tendências Educacionais

A partir desta segunda-feira (12), a Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), disponibiliza os websites dos cursos de especialização lato sensu a distância da Universidade Federal de Pernambuco: Ensino de Ciências e Matemática, Ensino de Língua e Literaturas Hispânicas, e Inovação e Tendências Educacionais.

Cada website fornece informações gerais sobre o curso, as quais foram distribuídas na página inicial e nas categorias “O curso”; “Notícias” e “Processo seletivo”. O usuário vai poder ter acesso à relação dos docentes, à ementa do curso, aos Polos de apoio presencial ofertantes, além dos depoimentos de discentes da primeira turma do curso, na página on-line de Ensino de Ciências e Matemática.

De acordo com a Coordenação de T.I que conduziu o processo, o projeto de criação e desenvolvimento dos websites se deu a partir da definição da plataforma para construção das páginas on-line: Wordpress; com a seleção e coleta das informações relevantes sobre o curso, após uma curadoria nos websites de outras instituições públicas de ensino; e  posteriormente, a implementação do protótipo com base na interface do curso de Ensino de Ciências e Matemática. Na etapa de design foi realizado um estudo para a proposta de identidade visual com os logotipos e a escolha das cores baseadas na identidade da UFPE, utilizando imagens com licença permissiva e de domínio público além de imagens geradas por inteligência artificial. A produção e revisão de todo o conteúdo se deu com base nos critérios de legibilidade em telas e da linguagem web

No geral, a customização dos websites mobilizou vários setores da SPREAD, como a Coordenação de T.I e o Núcleo de Comunicação, além das Coordenações responsáveis pelos websites dos cursos, e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) com o suporte técnico. Desde o início, a equipe se preocupou em atender os critérios de navegabilidade e usabilidade ao exibir as páginas em plataformas mobile.

Ensino de Ciências e Matemática
A Especialização em Ensino de Ciências e Matemática é uma pós-graduação lato sensu criada em 2021, em parceria com o Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) da CAPES, ofertada inicialmente nos polos de apoio presencial nas cidades de Caruaru, Vitória de Santo Antão, Cedro, Tabira e Águas Belas. Tem como foco principal a formação continuada dos professores da educação básica nas áreas de: Física, Química, Matemática e Ciências, com base em saberes específicos, curriculares e da experiência, visando contribuir para um desenvolvimento qualificado de sua atuação, cooperando para qualidade da Educação Básica do estado de Pernambuco e do país.

Ensino de Língua e Literaturas Hispânicas
A Especialização em Ensino de Língua e Literaturas Hispânicas é uma pós-graduação lato sensu criada em 2022, a partir de uma perspectiva ampliada acerca do caráter formativo das línguas. Seu papel é na construção de cidadãos críticos capazes de erguer seus projetos de vida em um cenário cada vez mais diversificado em termos linguísticos e culturais, e exigindo cada vez mais uma relação de desenvolvimento e autonomia no espaço da aprendizagem.

Inovação e Tendências Educacionais
A Especialização em Inovação e Tendências Educacionais é uma pós-graduação lato sensu criada em 2022, que propõe suprir uma necessidade de atualização e inovação da formação de professores, educadores e profissionais que atuam em diversas áreas educativas, considerando a importância de um novo olhar para os atores do processo educativo e a reinvenção de seus papéis.

UAB na UFPE
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE coordena e acompanha as atividades dos cursos ofertados pela Universidade no âmbito do sistema UAB; elabora as diretrizes internas e assessora os coordenadores de curso na gestão das atividades acadêmicas e administrativas, supervisionando a implantação e desenvolvimento dos cursos a distância nos Polos de apoio presencial. Também, gerencia registros e controles de bolsistas, em conjunto com os coordenadores de curso, além de fazer a prestação de contas dos recursos descentralizados pela UAB/CAPES.

Ensino de Ciências e Matemática: eecm.ead@ufpe.br
Ensino de Língua e Literaturas Hispânicas: esp.hispanicas@ufpe.br