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Coordenador Pedagógico da SPREAD apresenta trabalho sobre o Direito Fundamental à Educação

O técnico Wellinson Vaz com os integrantes da banca avaliadora durante a defesa do TCC. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD

O técnico em Assuntos Educacionais e coordenador pedagógico da SPREAD, Wellinson Vaz, apresentou na tarde desta quarta-feira (26), o trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Direito, com a temática "Direito Fundamental à Educação: Educação a Distância - Possibilidades e desafios", no auditório da Biblioteca Central da UFPE, onde recebeu a nota máxima.

Para a banca avaliadora, foram convidados a professora de Direito Constitucional da UFPE e também orientadora do TCC, Maria Lúcia Barbosa, a designer instrucional com experiência consolidada na área de educação a distância, Gabriela Carvalho, e o professor associado da UFPE, José Alberto Poza.

O trabalho do servidor Wellinson Vaz apresenta uma pesquisa aprofundada nos textos constitucionais, desde a primeira Constituição da época do Império até a Constituição de 1988, buscando discutir o conceito de educação e como o direito à educação é apresentado nesses diferentes textos constitucionais, além de focar na discussão de como o texto de 1988 construiu um sistema constitucional do ponto de vista da educação. 

O técnico Wellinson Vaz juntamente com o professor Alberto Poza, a professora Maria Lúcia, e a designer instrucional Gabriela Carvalho. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD

Wellinson Vaz que é licenciado em História e pós-graduado em  Gestão Educacional e Educação a distância, trabalha com uma abordagem interdisciplinar do direito à educação, buscando estabelecer diálogos e conexões com autores da área da História, Educação e do Direito. O autor do trabalho ainda apresentou um panorama do histórico da educação a distância no Brasil, discutindo a importância do sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB para a consolidação desta modalidade educacional no país, tendo em vista apresentar como o sistema normativo em torno da temática tem impactado a construção das políticas educacionais para a educação a distância. 

“O trabalho foi uma oportunidade de unir duas áreas de interesse para mim: o Direito Constitucional e a temática da Educação. Os últimos anos da minha atuação profissional foram dedicados a discutir e implementar políticas públicas na área de educação aqui na UFPE. Escrever esse trabalho me permitiu dialogar sobre a educação a distância e apontar suas possibilidades e os seus desafios, as soluções nem sempre são simples e a EAD abre possibilidades. Políticas públicas na área da educação são fundamentais para o fortalecimento do estado democrático”, explicou Wellinson.

    

 

Redação: Danielle Lins - Comunicadora social
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